quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Violência em SP constrange tucanos

Por Altamiro Borges

Com o apoio da mídia chapa-branca, o PSDB sempre vendeu a imagem de que São Paulo teria conquistado avanços significativos na área de segurança pública. Nas eleições do ano passado, José Serra exagerou nos auto-elogios ao tucanato, que governa o estado há quase duas décadas. Essa falsa propaganda foi uma das principais marcas da sua derrotada campanha presidencial.


Neste sentido, caiu como bomba o relatório da Secretaria de Segurança Pública divulgado na semana passada. Ele mostra que o número de homicídios cresceu no estado em agosto pelo terceiro mês consecutivo. A alta de 10,48% do número de assassinatos foi puxada pelo crescimento da capital, que teve em agosto 23,81% mais homicídios que o registrado no mesmo mês de 2010.

Estatísticas sob suspeita

Em agosto, foram 369 homicídios no estado, contra 334 no mesmo mês de 2010. Na capital, foram 104 crimes contra 84. A taxa de homicídios nos oitos primeiros meses do governo de Geraldo Alckmin foi de 9,86 por grupo de 100 mil habitantes. Também houve alta dos crimes de furto (4,67%), roubo (9,23%) e roubo de veículos (20,79%), na comparação com agosto de 2010.

Qual seria a razão deste aumento abrupto da violência em São Paulo? Nenhum fenômeno social novo ocorreu no período recente que justificasse o estranho crescimento. Isto aumenta a desconfiança de que as estatísticas sobre melhoras na segurança pública, em especial na gestão do tucano José Serra, foram manipuladas para servir ao seu projeto eleitoral.

Mudanças na área da segurança

A Secretaria de Segurança Pública justifica a alta com a mudança nas estatísticas criminais. A partir de abril último, elas passaram a mapear cada distrito. Em entrevista ao Jornal da Tarde, o coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), garante que a instalação de centrais de flagrantes também explica o aumento dos casos de roubo.

“Com essa reestruturação da Polícia Civil, outras delegacias passaram a prestar atendimento mais rápido. Outro fator importante é que a Polícia Militar passou a fazer boletins de ocorrências de alguns casos... Ao perceber que há mais agilidade no atendimento, o cidadão passa a procurar a polícia para registrar mais casos”, afirmou o coronel.

6 comentários:

Anônimo disse...

basta olhar a política social dos tucanos alckmin e yeda.Todo mundo sabe, basta olha

Rita disse...

http://albunscompletos.net.tf/

Luis R disse...

A polícia do psdb estea matando menos "bandidos" ou vai ter que começar a matar mais?

Sérgio Vianna disse...

HOMICÍDIOS NO BRASIL

Os sítios brasileiros de internet publicaram notícia sobre as taxas de homicídios no Brasil.

São números divulgados de um estudo da ONU, que contabiliza mais de 43 mil mortes por ano no país.

Quem tiver o trabalho de fazer uma pesquisa nessas fontes verificará uma enxurrada de números (absolutos e percentuais), alguns contraditórios.

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) informa ainda que foram cometidos 468 mil homicídios no mundo em 2010.

Pouco menos de 10% dos assassinatos no mundo se realizam no Brasil, cuja população representa menos do que 3,2% dos 6 bilhões de terráqueos.

"País Rico é País Sem Pobreza", é o slogan encontrado na logomarca do Governo Federal.

Mata-se no Brasil todos os anos muito mais pessoas do que se verifica em alguns nações sob guerra.

Intelectuais apontam para as distâncias sociais as causas de números tão elevados.

O pai (um agricultor analfabeto, de 62 anos e natural de Pombal PB, há uma década em Formosa GO) da jovem moça assassinada pelo professor em Brasília sentenciou:

"As leis neste Brasil precisam mudar e ser mais severas. Nossas mulheres não podem continuar à mercê da violência".

O amigo Gilmar Carneiro escreveu há alguns meses sobre as várias misérias que devemos combater para construir um país rico e sem misérias.

Eu prefiro a declaração do pai da jovem assassinada, com toda a emoção que carrega, frente à explicação acadêmica, fria e sem perspectiva.

Nossas mulheres, homens, jovens, crianças e velhos não podem ser abatidos tão covardemente por assassinos cruéis que se fazem pela impunidade e morosidade judicial.

Pais e mães que conhecem a luta de uma vida inteira para criar os filhos sabem que a vida vale muito esforço, e não pode ser banalizada como assistimos entristecidos.

dbacellar disse...

Entendi. Segundo o coronel Marcos, a população não vinha registrando os casos de homicídio, por isto as estatísticas aumentaram quando a PM passou a registrar ocorrências.

Agora faz sentido: as pessoas preferiam guardar os cadáveres no armário, ao invés de chamar o Serviço Funerário. Ou então, enterravam sem fazer Atestado de Óbito nem contar para ninguém.

Alexandre Lebrão disse...

Olha o que diz a imprensa vendida.
http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/reducao-do-indice-de-homicidios-em-sp-surpreende-onu