terça-feira, 4 de outubro de 2011

Merval e seu ódio transtornante

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

Hoje, sou brindado com os ataques do senhor Merval Pereira em sua coluna. Natural, ele se incomoda demais com os políticos que não lhe são sabujos, em busca da “honra” de ser citado pelo lorde, onipresente nas telas, páginas e sons do império Globo.


Ele tem o direito de citar quem quiser. O Globo é o seu castelo e nele o nosso sublorde pode receber quem quiser.

Não pode, porém, mentir e agir movido exclusivamente por seus ódios.

Porque Merval, que não me ouviu para escrever, diz que sou exceção na bancada do Estado do Rio por “pensando estar ajudando a presidente Dilma, defende publicamente que o Estado do Rio, que ele deveria representar e defender, abra mão de recursos que são seus para conseguir um acordo com os demais estados”.

Naturalmente tirou isso de um dos muitos desvãos sombrios de sua mente.

Merval, o “herói do Rio de Janeiro”, que nunca abriu a boca que o bigode lhe oculta para enfrentar os que discriminaram e perseguiram o Rio de Janeiro quando Brizola governou este estado – era mais fácil e agradável discriminar e perseguir o próprio Brizola – sabe que se não houver acordo, como não houve quando se aprovou a emenda Ibsen, o Rio corre o risco de perder até mesmo o que já recebe. É obvio que, e certamente com o meu voto pela manutenção do veto de Lula, 46 deputados federais e três senadores não podem fazer maioria no Congresso. Mas isso não lhe importa, porque ele e o império a que serve jamais se importaram com o Rio de Janeiro.

De onde este senhor tirou a ideia de que defendo que o Rio “abra mão de recursos que são seus”? Desde o início tenho afirmado que não é correto que se retirem os recursos que já pertencem ao Rio, e qualquer leitor deste blog sabe disso. Outra coisa, e bem diferente, é aceitar novas regras de divisão para o petróleo novo que virá do pré-sal, ainda não licitado e sobre o qual o nosso direito será o que a lei prever. E foi isso que provocou a reação da esmagadora maioria do Congresso e levou à aprovação da emenda Ibsen, por 369 a 72. Repetir a intransigência só levará à mesma reação e a um resultado semelhante.

Mas Merval não liga, acha até bom para insuflar o Rio contra Dilma.

O argumento de “abrir mão de recursos que são seus”, é curioso, no raciocínio – se é que se pode chamá-lo assim – de Merval, só serve para nós. A União, é claro, deve abrir mão de recursos que são seus. E, quem sabe, os defensores da emenda Ibsen possam usar o mesmo argumento, pois com a queda do veto de Lula, os recursos também serão seus.

Aliás, Merval já escreveu, há um ano, sobre a “traição” de Lula a Cabral. E Lula não traiu coisa alguma, assumiu o ônus de vetar a emenda.

Quanto a me chamar de deputado sem voto, espero ter conseguido mais alguns com os ataques de Merval, para somar aos 55 mil que tive. Se assumi, como primeiro suplente, o mandato, foi por confiança da presidenta Dilma e do Governador Sérgio Cabral na lisura de minhas posições e na honradez de meus atos. Aliás, estive ontem com o governador e não lhe ouvi qualquer queixa sobre minha posição. E o deputado Zveiter, devidamente informado do que penso, disse diante de todos que não tinha razão para deixar a secretaria do Trabalho.

Portanto, Merval dá um tiro n´água. A vontade de vingar-se do nome Brizola o leva a este transtorno. E a um comportamento rastaquera.

Merval pode chamar-me de deputado sem voto, embora eu os tenha tido em maior quantidade do que diversos deputados. Não brigo com os fatos, e sou um suplente em exercício. Se não tem como me atacar moralmente, senão falseando minhas posições, partir para este tipo de argumento é desqualificar-se.

Eu não parto para o mesmo tipo de agressão, chamando-o de “acadêmico sem livro”, porque, afinal, ele já publicou uma compilação de seus artigos em O Globo, que certamente está entre as mais importantes obras da literatura brasileira, ao ponto de levá-lo à Casa de Machado de Assis. Portanto, como se vê, é detentor de um talento literário que se ombreia ao seu inspirador, Roberto Marinho.

1 comentários:

Alício disse...

Seu merval o senhor levou essa de graça.Já que não sabe escrever pelo menos cale a boca. Falar é fácil difícil é fazer. Como dizia chico anísio,quando lúcido:CALADA!