segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Band ataca MST e Tarso Genro

Por Alexandre Haubrich, no blog Jornalismo B:

Na edição de quinta-feira, o Jornal da Band comentou nota do governo do Rio Grande do Sul que contestava reportagem veiculada na quarta, e reiterou sua posição de ataque ao governador Tarso Genro. Esse posicionamento da Band aparecera pela primeira vez na segunda-feira, com uma nota lida pelos apresentadores do jornal, na qual acusavam o governo de descumprir decisão judicial que determinou a reintegração de posse de uma área pública – da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – ocupada pelo MST em Vacaria, no interior do Estado.


Para referendar a posição da emissora, foi enviada a Vacaria a repórter Luci Jorge, que construiu uma matéria nos mesmos termos que a editorializada nota da Band se expressara. Em dois minutos de reportagem, são ditas cinco vezes, sempre pela repórter, expressões como “invasores”, “invadiu” ou similares.

O foco é, do início ao fim, o que a Band chama de “descumprimento da decisão judicial” pelo governo gaúcho. Fala-se apenas de passagem que, na verdade, o mandado de reintegração de posse expedido não tem data para ser cumprido, o que confronta diretamente a tese do “descumprimento”. Como um mandado sem data para cumprimento pode ser descumprido? Só no cursinho Band de Justiça, no qual se aprende que é a mídia quem julga, de acordo com seus próprios interesses imediatos.

Também é rápida a referência ao fato de que a permanência do grupo no local, por mais 90 dias, está condicionada pelo governo à não-interferência nos trabalhos da Fundação. Sobre as reivindicações das famílias, a situação de concentração de terras no Brasil, a reforma agrária e a diferença do tratamento que Tarso dá aos movimentos sociais em relação à sua sucessora, nenhuma palavra.

2 comentários:

FredSkinner disse...

A Band é a emissora ruralista mais ferrenha, basta ver os canais por assinatura aonde eles faturam com leilões de todo tipo de animal. Nunca vi a BAND defender agriculktura familiar, reforma agrária ou entidades de luta no campo. Ela é parcial, facciosa e mentirosa. Tem que existir leis para regular essas feras.

Blog Rogerio Schneider disse...

A Band das causas perdidas:
.
Atacaram o governo federal na questão da Reserva Raposa Terra do Sol, por que se posicionaram em prol da meia-dúzia de arrozeiros, em detrimento dos povos indígenas.
.
Abraçam o desenvolvimento das hidroelétricas em detrimento do valor intrínseco do meio-ambiente. (Por sinal, neste exato momento há um sabiá gorgeando bem próximo de minha janela).
.
Satanizam MST e os movimentos sociais.
.
Burro é que vota em partidos cujo controle está na elite reacionária paulista.