quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um banqueiro vai mandar na Veja

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a Abril anunciou o seu novo presidente executivo – que tomará posse em 26 de setembro. Fábio Barbosa, que presidia o conselho do Banco Santander, terá enorme poder. Além de comandar a “reestruturação financeira” da empresa – que registrou em 2010 uma receita líquida de R$ 3,028 bilhões –, ele cuidará dos negócios da famiglia Civita nos setores de mídia, gráfica e distribuição. Também integrará o conselho editorial das publicações do Grupo Abril, entre elas, da criminosa revista Veja.



Fábio Barbosa gosta de trabalhos “pesados”. Em 2007, ele comandou a fusão do Real com o Santander, assumindo a presidência do banco espanhol no Brasil. Neste processo traumático, milhares de bancários foram demitidos. Como lembra Paulo Salvador, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Rede Brasil Atual, o novo executivo do Grupo Abril é bom de conversa:

“Sorriso de banqueiro”

“Muito além do sorriso de banqueiro feliz com a vida, Fábio Barbosa esforçava-se para pregar ética no meio dos banqueiros... [Na sua gestão no Santander] os espanhóis se aproveitaram da liquidez na economia brasileira para remeter alguns bilhões de euros para a matriz”. As credenciais de executivo “hábil e eficiente” foram citadas por Roberto Civita como motivos para a sua contratação.

Na verdade, ambos já se conheciam há muito tempo. Barbosa integrou o conselho de administração do Grupo Abril entre março de 2004 e fevereiro de 2007. Como ex-agente do sistema financeiro, ele é um especialista em mercado de ações e a famiglia Civita tem um projeto antigo de ofertar ações. Em 2006, ela entrou com pedido de abertura de capital, mas o processo foi interrompido com a venda de 30% das ações para a Nasper, grupo de mídia da África do Sul conhecido por seu histórico racista.

O espectro da “profissionalização”

Ainda não dá para saber quais serão os principais impactos da contratação do banqueiro para o comando do Grupo Abril. O dono da empresa, Roberto Civita, afirma que o objetivo é puramente gerencial. “A sua vinda fortalecerá a Abril em todos os sentidos, marca um passo importante na profissionalização do grupo e assegura a manutenção dos nossos valores”. No mesmo rumo, o jornal Valor, após citar várias alterações gerenciais na empresa, garante que “a mudança visa a profissionalização”.

Com base na experiência de Fábio Barbosa na direção do Santander, é bom os trabalhadores do Grupo Abril ficarem espertos. Já no que se refere à linha editorial das publicações da famiglia Civita, só a vida vai provar se o tal discurso “ético” do ex-banqueiro servirá para alguma coisa. Afinal, a revista Veja abandonou totalmente esse objetivo e está mais suja do que pau de galinheiro.

“Por que não nos indignamos?”

No seu último artigo como colunista da Folha, Barbosa deixou implícito que é adepto da partidarização da mídia. Após criticar a corrupção no Brasil, ele repetiu o recente bordão de setores da direita: “Por que não nos indignamos?”. Para o novo integrante do covil do conselho editorial da Veja, “a imprensa e a opinião púbica têm importante papel nessa jornada, mantendo a chama acesa e apontando novos caminhos”. Além dos trabalhadores da empresa, a sociedade também deve ficar esperta!

7 comentários:

CARLO PONTI disse...

Mas que piada Miro! Banqueiro comprometido com moral e ética? Quasqquaquasqhuasqshua!
Provavelmente este tartufo conhece o manual do FMI de 1949, " A Mecãnica Monetária Moderna". Conhece a reserva fracional monetária, o alicerce do roubo capitalista, o livro de 1949 só mostrava como se dava o roubo em palavras rebuscadas.Ele sabe de 71, papel pintado de verde? Perguntou Degaulle, quando os USA deram o calote e acabaram com o lastro do dolar em ouro. Ademais ele também conhece Bertold: O que é um assaltao a um banco, diante da fundação de um?

Ruy Barbosa Maciel- Governador valadares mG

Marcelo Idiarte disse...

Mais do mesmo. Um banqueiro já manda na Veja: Daniel Dantas.

henrique de oliveira disse...

Lixo para lixeiro.

Anônimo disse...

Todos os podres do banco que este senhor presidiu, estão no site da ONG Instituto Basileiro Contra Fraudes, cujo link é
www.lesadosporseguradoras.com.br

Vale a pena ver o festival de horrores e a verdade que a Veja e o PIG sempre omitiram...

Celso disse...

Pela interpretação da grande imprensa, vão dar pérolas aos porcos. Os adjetivos na imprensa que acompanham novo presidente é uma clara demonstração de que a Abril já tinha passado dos limites. Fora a brincadeira inicial, o Santander faz parte da esquadra espanhola que aqui chegou para saquear. E o tal Barbosa estava capitaneando o banco. É mais do mesmo como disse o comentarista acima.

jose nilton disse...

É isso aí, Miro, o grupo Abril está nomeando um novo ¨Capo de Capi

Radiogudi disse...

Mas os banqueiros e empresários não mandam na veja ?