quarta-feira, 7 de setembro de 2011

“Marcha contra corrupção”. Quem agita?

Foto: Marcello Casal Jr-ABr
Por Altamiro Borges

Estão previstas para este 7 de setembro, Dia da Independência, “marchas contra a corrupção” em capitais e importantes cidades do país. O objetivo até parece nobre, mas seus organizadores são mais sujos do que pau de galinheiro. Visam utilizar a bandeira da ética para esconder sua frustração com a derrota nas eleições presidenciais de 2010. O intento é desgastar o governo Dilma.


Entre os promotores do “protesto espontâneo” estão os velhacos tucanos. “No 7 de setembro, a Juventude do PSDB-SP realizará atos contra a corrupção. Aproveitando as comemorações da data, a JPSDB-SP reunirá os jovens do Estado de São Paulo para se manifestar contra as sucessivas denúncias de corrupção que atingem membros do governo federal”, revela o sítio dos tucaninhos.

O cinismo dos tucaninhos

O cinismo dos organizadores é escancarado. Para enganar os ingênuos, eles generalizam as críticas à corrupção, citando inclusive a deputada federal Jaqueline Roriz, que acaba de escapar de um processo de punição na Câmara Federal. Só deixaram de avisar os incautos que a parlamentar foi eleita pela primeira vez pelo PSDB e que ela foi flagrada com dinheiro no bolso no famoso “escândalo do mensalão do DEM”, liderado pelo ex-governador José Roberto Arruda, o “vice-careca” do tucano José Serra.

“Em um dia histórico para o nosso país, as juventudes municipais do PSDB de todo o Estado estarão reunidas por um único motivo: pedir um basta à corrupção”, agita Paulo Mathias, presidente da Juventude do PSDB de São Paulo. Ele poderia aproveitar para pedir a apuração das denúncias de desvio do dinheiro público na prefeitura de Pindamonhangaba, lideradas pelo cunhado do governador Geraldo Alckmin, ou para exigir que a mídia demotucana dê mais notícias sobre Paulo Preto, o “caixa” de Serra.

O patético blogueiro da Veja

Outro “agitador” das marchas é o blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo. Ele até publicou um roteirinho dos protestos. “Diversos grupos espalhados por todo país preparam pelo menos 38 manifestações contra a corrupção em 35 cidades. Milhares de pessoas já confirmaram presença nos eventos por meio das redes sociais”, comenta, excitado, o patético capacho da famiglia Civita.

Nos últimos dias, ele ficou meio atordoado com as denúncias sobre os crimes da Veja para espionar o ex-ministro Dirceu. Ele até reclamou do restante da mídia demotucana, que preferiu não apoiar as ações mafiosas da sua empregadora. Daí sua agitação em defesa da “marcha contra a corrupção” para desviar a atenção. Se Dilma fosse mais ousada, a famiglia Civita seria processada e o seu blogueiro predileto até poderia perder sua boquinha!

Os aliados perigosos

Por último, entre os apoiadores do “marcha”, vale citar a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Nesta terça-feira, dia 6, ela homenageou com a “medalha do mérito” os senadores que lutam contra a corrupção. A Firjan só não falou nada sobre os empresários que sonegam impostos, que desviam dinheiro para os paraísos fiscais ou que abocanham bilhões de subsídios públicos.

Entre os homenageados, a senadora ruralista Ana Amélia, do PP – que nada falou sobre o trabalho escravo no campo brasileiro – e o senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho. Este aproveitou para elogiar a convocação da “marcha contra a corrupção”. “Esta é a primeira vez em que atos são convocados no país, através das redes sociais e, pelo resultado verificado nos países árabes, estamos esperançosos”.

O senador, que gosta de se apresentar como um ético franciscano, só não explicou porque nunca apoiou os protestos contra as maracutaias descaradas da ex-governadora Yeda Crusius, a quem deu apoio até a última hora. Como se observa, a “marcha contra a corrupção” no 7 de setembro tenta se aproveitar de um mote aparentemente justo, o da ética na política, com interesses mais sujos do que pau de galinheiro.

18 comentários:

Elke di Barros disse...

Isso é porque vc não deve ter visto o Alvaro Dias convocando as pessoas à marcha em seu blog. É de lascar a cara de pau dessa gente. E lá vão os inocentes úteis marchar para servirem de bucha de canhão.

Unknown disse...

Paz e bem!

Miro escrevestes:

"O senador [Pedro Simon], que gosta de se apresentar como um ético franciscano [ . . . ]"

Franciscano ele é, pois é membro da Ordem Franciscana Secular (OFS), uma organização que teria sido criada por Francisco de Assis em 1221 para congregar casados e outros que queriam seguir ao santo de Assis mas não podiam deixar a família etc.

Como o Senador, eu também sou franciscano secular e posso te garantir que não é por estar na OFS que automaticamente me tornei santo.

Eu tenho meus pecados, mas tenho esperança de ser recebido no Reinado de Deus e se isto acontecer tenho absoluta certeza de que antes de mim lá estará muita puta, muito ateu, muito ladrão. Contudo dentre meus pecados, não lembro de ter praticado dupla moral.

antonio barbosa filho disse...

Os tucaninhos devem dedicar boa parte de seus debates ao caso Alstom, empresa que forneceu milhões de euros em propinas à cúpula tucana paulista, por intermédio de Robson Marinho que é (pasmem!) juiz do Tribunal de Contas do Estado!
Sobre o Paulo Preto a discussão vai demorar horas, porque este conseguiu roubar dinheiro roubado: 4 milhões do caixa 2 de Serra. Certamente é um adepto do velho adágio: "ladrão que rouba ladrão...."

TuninhoPT disse...

Não dá para estranhar que os degenerados da Revista Lixo utilizem seus espaços em portais da web e no panfleto lixo impresso, quem quizer que compre ou acesse aos lixos .
O crime maior é os empregados dos Marinhos utilizarem a concessão pública Rádio CBN para insuflarem seus ouvintes a participarem deste movimento .
Por exemplo : Ontem às 5:55, o comunicador Milton Yung (CBN)abriu a programação matutina da emissora
convocando todos os seus ouvintes a participarem deste "Cansei II" .
Aliás, ele fez questão de mencionar que as mulheres de militares das Forças Armadas participarão destes atos .

Anônimo disse...

Lula e cia já decidiram que a mídia é inimiga. O povo não é tão bobo assim como pensam os petistas.
Tudo é bom e correto se o que PT faz é aplaudido.
Seja politicamente correto. Nem petistas, nem tucanos são anjos. Os primeiros se mostram cada dia isso. Os outros, nós já conhecíamos.

Marcelo Delfino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Delfino disse...

Lá na Europa e no mundo árabe, os protestos tem como alvo tiranos, traidores neoliberais como Berlusconi e traidores de esquerda como Zapatero. Não são protestos com viés ideológico de esquerda, como os blogueiros progressistas querem. São protestos plurais da população como um todo. Não se descarte que haja nesses protestos gente de tudo quanto é viés ideológico: direitistas, (neo)liberais, esquerdistas, socialistas, comunistas, reacionários, conservadores, progressistas, nacionalistas, internacionalistas e toda sorte de -istas. Se o regime for democrático MESMO, que ninguém seja impedido de se manifestar nem humilhado moralmente, pois isso não deixa de ser uma repressão e um assédio.

Com raras exceções (como aqueles que escrevem bons blogues colocados na lista do meu), os blogueiros progressistas são do tipo de gente que acha que o povo deve ficar em casa, dócil, grato a Lula e Dilma, sem se manifestar, achando o ápice da dignidade humana ficar na frente da TV de alta definição vendo novela e futebol, ou na frente do computador procurando notícias sobre as celebridades da TV e batendo boca com os falecidos demo-tucanos. Reclamar da TV? Só quando mostrarem matérias tendenciosas sobre a esquerda.

Só que agora desconfio que o blogue do capitão-mor do Barão de Itararé É um desses blogueiros que acham que o povo tem mais é que ser grato a Lula e Dilma e sossegar o traseiro em casa. Não me admira. Esse famigerado Barão de Itararé é tão somente uma versão à esquerda daquele antro de dondocas chamado Instituto Millenium.

Digo e repito: muitas coisas melhoraram no País nos últimos dez anos. APESAR DO GOVERNO, NUNCA POR CAUSA DELE. Mas se algum dia houver uma Primavera antigovernista no Brasil, virão as dondocas com aqueles gritos primatas de "Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! Golpista! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG! PiG!", parecendo torcidas organizadas fanáticas por futebol. Poderão ser quantas pessoas forem. Até dez milhões de pessoas em cada manifestação (se for possível), coisa de fazer as Diretas Já parecerem reunião de condomínio. Mas logo logo dirão que é uma reprise da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, do Cansei, da Marcha para Jesus ou alguma outra manifestação reacionária tipo essas aí. E com certeza o Altamiro fará o mesmo. Basta que não haja nenhum demo, tucano ou pepeessista nas manifestações.

A única crítica que faço a algumas dessas manifestações é o fato de sempre aparecer alguém nelas berrando que a manifestação é apartidária. Pombas. Se a bandalheira contra a qual se protesta é NO GOVERNO (não fora dele), a manifestação deixou de ser apartidária. Provavelmente esses berros são coisa de governista infiltrado na manifestação.

(versão corrigida por erro de digitação na primeira versão)

Anônimo disse...

Miro, no dia primeiro de outubro deste ano, completará 10 anos que o processo do ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati está no Supremo Tribunal Federal à espera de julgamento.

O processo, se é que Gilmar Mendes não o enterrou, por ser compadre de Tasso, foi aberto pelo MPF pela falência do antigo BEC - Banco do Estado do Ceará.

Levaram um bilhão do banco, faliram e o processo, depois que Gilmar Mendes chegou ao tribunal, foi para a galeria dos que correm em segredo de justiça.

Hoje, dia que os tucanos elegeram como o dia de combate à corrupção, deveriam cobrar do Supremo o julgamento desse processo para que seja devolvido ao povo do Ceará esse montante, que faz muita falta ao povo cearense, sobretudo na ainda carente área da saúde.

Anônimo disse...

Amigo, no seu texto só faltou olhar para o umbigo do PT. A quantidade de cagadas, falcatruas, maracutais, empreguismo, corrupção desse partido é infinitas vezes maior e faz o pau de galinheiro do PSDB sumir entre os milhares de paus de galinheiro do PT. Abra o olho ou as pessoas começarão a perguntar qual a sua boquinha no PT. Justiça para todos PT, PSDB, PMDB e todos os P que se desviarem do Servir ao Povo.

Anônimo disse...

Enquanto isso, na misericordiosa IURD:

"Em sua narrativa, afirmou que a igreja, desconfiada de que ele estivesse desviando dinheiro dos dízimos, teria “plantado” diversas notas marcadas durante o culto. No dia seguinte, teria sido convocado para uma reunião com um dos bispos da igreja. Naquela ocasião, na presença da sua esposa, foi acusado pelo bispo de desviar dinheiro das oferendas em seu proveito e de ter adquirido, com a verba desviada, uma fazenda para seu pai.

O bispo então disse que poderia provar o que estava afirmando e determinou que alguns seguranças armados o acompanhassem até Campinas para que fosse feita a contagem nos sacos das oferendas, a fim de verificar o desaparecimento de alguma nota marcada. Após a contagem, porém, os seguranças teriam comunicado ao bispo que não constataram a ausência de nenhuma das notas marcadas.

Diante dessa constatação, ainda de acordo com o relato do pastor na inicial do processo, o bispo teria mandado os seguranças até o imóvel onde o pastor morava, alugado pela igreja, com o propósito de "localizar algum dinheiro escondido”. A revista no apartamento teria ocorrido de “forma violenta, quebrando móveis e jogando todos os pertences do reclamante e de sua família ao chão”. Nada foi encontrado.

Mesmo assim, o bispo teria determinado a expulsão do pastor e de sua família do apartamento. Os seguranças então jogaram todas as suas roupas na calçada em frente ao edifício, fato presenciado, segundo ele, “por vizinhos, pelo porteiro e por diversas outras pessoas que pelo local passavam”, além do seu filho de oito anos. Naquela noite, ele teve de dormir num hotel, mesmo sem ter dinheiro para tal, e, nas noites seguintes, hospedou-se na casa de um fiel que lhe prestou assistência.

A igreja, ainda segundo a inicial, teria divulgado em reunião com os pastores da região, auxiliares de pastores e obreiros da igreja, que ele “havia furtado dinheiro proveniente dos dízimos” e ordenado a todos os pastores que divulgassem aos fiéis tal informação. Narra o pastor que, por conta dessa notícia, “literalmente da noite para o dia, passou a ser odiado pelos fiéis e pelos demais pastores, como se ladrão e aproveitador fosse”, sendo poucos aqueles que se dispuseram a ouvir a sua versão dos fatos." (http://ext02.tst.jus.br/pls/no01/NO_NOTICIASNOVO.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=12807&p_cod_area_noticia=ASCS)

José Antonio Rocha disse...

Será que Pedro Simon vai contar com a presença de Eliseu Padilha, seu colega de partido?

Wladimir Evangelista disse...

Miro

Lá no meu blog, dei a seguinte definição à passeata aqui em Porto Alegre: "300 playboys sustentados por papai e mamãe, entediados com seus iPads 2 e seus notebooks de última geração, largaram seus carros zero na garagem e resolveram sair às ruas para depois terem o que comentar no Facebook, já que em quarta-feira não tem balada".

Ótimo texto o teu. É um exemplo para mim que gosto de escrever. Abraço.

Anônimo disse...

"Se Dilma fosse mais ousada, a famiglia Civita seria processada e o seu blogueiro predileto até poderia perder sua boquinha".
Pois é né Altamiro. O nó górdio parece ser justamente esse. A Dilma ter coragem de peitar o poder máfio midiático, que se comporta como um verdadeiro estado paralelo dentro do Brasil. Não adianta o movimento blogueiro progressista arrancar o couro das costas para denunciar esses quadrilheiros midiáticos, não adianta denunciarmos a farsa que é esse movimento cansei contra a corrupção, não adianta denunciarmos os calhordas do PSOL que fazem couro com esses patifes, se o governo não faz a sua parte nesse enfrentamento.

Eugênio

uLimao disse...

Baseado em que você conclui que há um partido por trás da marcha? Em Brasília não houve nada por debaixo dos panos! Aleatoriamente, conseguimos nos organizar em mais de 40 pessoas apenas para organizar a marcha que, por mais incrível que pareça, não teve uma liderança 'x'de lugar nenhum. Talvez por isso, não faltou "gente fina" pra se aproveitar desta e se promover, mas quem esteve na marcha pode presenciar os tais partidários, com suas "belas bandeiras", seja elas do PSOL ou do PSDB, sendo EXPULSOS da multidão. E aos alienados por este blog, há quem diga que é uma marcha de "playboys filhinhos de papai entediados de seus IPad's"... há quem diga que falta de criatividade não leva ninguém a lugar nenhum, FATO! Reunimos estudantes de escolas públicas, empregadas domésticas (as quais estão cansadas de serem intituladas como "as filhas da família Roriz"), entre outros tipos de pessoas. Mas o importante é que, independente de onde saiu aquela multidão, nos organizamos como o povo lutando pelo povo!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Chega a ser irônico - para não dizer hipócrita - que membros, militantes e simpatizantes do partido no poder critiquem irrestritamente uma manifestação por esta ter sido organizada por e ter caráter de "classe média", quando sua presidente anuncia para quem quiser ouvir - e é aplaudida por estes mesmos militantes, simpatizantes e etc - que seu objetivo é construir um país de... classe média!

Que seu objetivo é trazer todos para a classe média (todos os abaixo, claro, no lucro dos ricos não haverá mudança, só pra cima).

Mais recente fonte de ódio da militância petista/governista é a Marcha Contra a Corrupção que possui reivindicações legítimas, mas que se perde no foco, pregando o "contra tudo e todos", além de ter sido claramente infiltrada por DEM e PSDB.

A Marcha não nasceu, porém, para atacar o governo petista, e sim para atacar um congresso efetivamente viciado, corrupto em sua maioria, que lava as mãos para o roubo de seus pares (vide a absolvição já esperada de Jaqueline Roriz, apenas mais uma ladra a se safar), mas que não é exclusivo deste ou de outro partido, mas generalizado. Mas, mesmo assim, a Marcha pecou pelo excesso de generalização, que demonstra e promove a mais absoluta e completa despolitização.

Marchas devem ter objetivos claros, reivindicações, e estas devem ir além do mero "eu odeio tudo e todos", mas apresentar propostas e saber seus limites.

Se por um lado é verdade que a Marcha foi desvirtuada com a presença de expoentes da corrupção de direita, por outro o evento foi repudiado pelos governistas muito antes, pois não se pode criticar a corrupção do governo, mesmo que eles tenham passado todo o governo FHC denunciando a corrupção do PSDB. Só é "moralismo" para os outros.

http://www.tsavkko.com.br/2011/09/marcha-contra-corrupcao-de-inocentes.html

Baisse disse...

Eu estava lá. Ajudando a organizar.


Leia e informe-se antes de falar o que não sabe

A marcha foi apartidária e, sim, tentaram levantar bandeira do PSDB e INCLUSIVE do PT.. e DERUBAMOS AMBAS! Se os Tucaninhos tivessem ganhado as Eleições, estaríamos lá PROTESTANDO contra AS MESMAS COISAS!

Somos contra Roriz, Contra Collor, Contra Dirceu, Eduardo Azeredo...
Enfim. CONTRA CORRUPTOS, Sejam de Esquerda , centro ou Direita.


Eu reconheço que a marcha estava mal organizada.
Foi a PRIMEIRA marcha que a Anonymous organizou.


As máscaras usadas para fazer o protesto foi a máscara do Guy Fawkes
Do filme V de vingança e foi adotada pelo ideal Anonymous.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anonymous
Não sejam ignorantes, por favor.


Somos uma legião.
Não perdoamos.
Não esquecemos.
Esperem por nós.


http://www.whatis-theplan.org

Vocês nem estavam lá.
Como podem falar de algo que nem conhecem?


Não peguem argumentos para transformar em fatos.

Pegue FATOS e ARGUMENTE SOBRE ELES
Não nos provoquem.

Anônimo disse...

Miro,

Você é um cara inteligente, nao creio que gostaria de ser manipulado, mas está sendo. As pessoas de máscara, e muitas das sem máscara (como eu) são 100% apartidárias e não receberam financiamento qualquer que nao seja o da minha conta bancária que é muito mal alimentada pelo trabalho escravo que sirvo. Talvez tucanos tenham de fato infiltrado e tentado tomar pra si os protestos, mas todas a bandeiras partidárias levantadas foram obrigadas a se retirar. A única bandeira levantada em unanimidade foi a do Brasil. Se alguns eram ao seu ver desprezíveis, isso não quer dizer - e nem te dao o direito de pensar - que todos ali estavam sob uma falsa bandeira. A bandeira era real, e era a de luta contra o bordel que já existe a 500 anos. Creio que alguém do seu porte tenha interesse em se informar melhor.

Anônimo disse...

Desde quando é crime ser sustentado pelo papai e pela mamãe?Vocês nazistas são todos uns vermes manipuladores.Até parece que você nunca foi sustentado.Quem comprava suas fraldas?Era o Adolfo?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não vem com essa.Você é um ricaço querendo posar de pobre.Isso não cola.