terça-feira, 30 de agosto de 2011

UNE convoca “marcha dos estudantes”

Foto: Wilson Dias-ABr
Do sítio Vermelho:

A UNE vai reunir cerca de 20 mil estudantes em Brasília nesta quarta-feira (31), na passeata que ganhou o nome de “Marcha dos Estudantes” e faz parte do “Agosto Verde Amarelo”. A passeata começa com concentração às 9 horas, em frente ao Banco Central, onde está marcado ato de protesto das centrais sindicais contra a medida do Governo Dilma de aumentar o superávit primário. A data coincide com a reunião do Copom que define o reajuste da taxa básica de juros.



A convite da UNE, a líder estudantil Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), vai participar da manifestação. Ela vai falar sobre a situação no Chile e convocar a jornada continental de lutas da juventude latino-americana.

“Falta ousadia para o governo quando a discussão gira em torno dos 10% do PIB para a educação. Existe, claro, uma melhora no setor, mas ainda é tímida. Dessa forma, o Brasil desperdiça uma oportunidade única de investir na juventude e dar um salto significativo na educação”, afirma o presidente da UNE, Daniel Iliescu, convocando para a manifestação.

E acrescenta que “os altos juros também impedem um maior desenvolvimento do país. Por isso, vamos ocupar Brasília neste dia 31 de agosto e pressionar o poder público para que não percamos o bonde da história”.

A passeata sairá da sede do Banco Central e percorrerá toda a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Lá, diretores da UNE pretendem se reunir com lideranças partidárias e entregar à presidente Dilma Rousseff um documento com as reivindicações dos estudantes.

Após a marcha, haverá uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Na pauta dos estudantes está a defesa do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação para remuneração dos professores, mais assistência estudantil, melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino. Os estudantes também reivindicam 50% do fundo social do pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros no Brasil.

Jornada continental

No último dia 25 de agosto, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, esteve no Chile para levar o apoio e solidariedade dos estudantes brasileiros à onda de protestos que jovens e trabalhadores de lá vem provendo em defesa de uma educação pública e de qualidade. A última passeata no país, que teve a presença do brasileiro, reuniu mais de 250 mil pessoas, com milhares de presos e um estudante morto.

Em Brasília, os dois dirigentes estudantis - Daniel Iliescu e Camila Vallejo - vão lançar a jornada continental de lutas da juventude latinoamericana, uma proposta da UNE durante a visita de Daniel ao Chile. Camila falará também sobre os protestos em seu pais.

Com a “Marcha dos Estudantes”, a UNE encerra o “Agosto Verde Amarelo”, uma jornada nacional de lutas que resultou em série de manifestações, ocupações e atos públicos em diversas regiões do país.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim!
Leiam as boçalidades dos Caras-pintadas, já crescidos quando escreveram, na mídia golpista. É de chorar. Tentem ao menos ser melhores que aquela geração, por favor.

hermes cavalheiro disse...

Associaçao dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Guapore no Estado de Rondonia.VEM MUI,RESPEITOSAMENTE,E RESPONSAVELMENTE.EM PRIMEIRO LUGAR.DIZERLHES.PARA OS NOSSOS ESTUDANTES BRASILEIOS,QUE NAO TENHO CURSO SUPERIOR.ISSO DIGO INFELIZMENTE.POIS GOSTARIA MUITO TER UM CURSO SUPERIOR.ENTAO ADEMIRO MUITO QUANDO PRONUNCIAMOS A PALAVRA.REVENDICAR UM DIREITO.PROTESTAR CONTRA ALGUMA COISA QUE DIZ RESPEITO.ENTAO E CLARO QUEREMOS O MELHOR.PARA A NOSSA NAÇAO BRASILEIRA.ENTAO DIRIA.PARA OS NOSSOS QUERIDOS E RESPONSAVEL ESTUDANTES QUE NAO FAÇAM POR ONDE ALGUEM. FAÇAM VOCES.PERDEREM SEUS DIREITOS POR POUCA COISA.POIS LEMBRO ME.QUANDO ERA OS JUROS ABUSIVOS DO GOVERNO, SARNEY DO PMDB.OU DO PSDB DO ENTAO FHC.ENTAO CHEGOU A 100/% AO MES,ENTAO NAO REUNIRAM NINGUEM PARA SER PROTESTADO.ERA UM PANTAMAR OS JUROS DO FMI.ERAM 26 POR/% HOJE E SOMENTE 4/% AO ANO PARA NOS PEQUENOS AGRICULTORES,ENTAO NUNCA EM TODA A TRAGETORIA DE GOVERNO FEDERAL ESTEVE TAO ESTAVEL.ENTAO COM TODO O CARINHO E RESPEITO E ADEMIRAÇAO QUE TENHOR POS OS ESTUDANTES, NOS AVISAMOS. E PEDIMOS PARA TODOS SER PACIFICOS.ASSIM COMO A LEI DIZ.PARA ALGUEM NAO TIRAR OS DIREITOS DOS NOSSOS ESTUDANTES QUE E O RESPEITO,QUE TEMOS QUE TER POR ELES.POIS A FINAL SAO OS NOSSOS FUTUROS DO AMANHA.POIS AGORA O PAIZ PEGOU UM RUMO A VERDADEIRA DEMOCRACIA,COM UMA ORDEM SEM DESORDENS.ENTAO PARABENS A TODAS AS CLASSES ESTUDANTIL.DESEJAMOS UM ABRAÇO A TODOS. E SUCESSO A TODOS DO BEM.SEJAM FELIZES.SAO OS VOTOS DE MAIS,ELEVADA ESTIMAS E CONSIDERAÇAO DA ASSOCIAÇAO PRIVADA.ESTAMOS EM ATIVO,MAIS AINDA NAO ESTAMOS EM EXERCICIO.COMUNIDADE RURAIS X PRODUTORES RURAIS X PEQUARISTAS X ECOLOGISTAS X SERINGUEIROS X MADEIREIROS X EXTRATIVISTAS X E OUTROS EXTRATIVISTAS.ENTAO SOMOS A FAVOR DA DEMOCRACIA,SEM AGRESSIVIDADES,ENTAO SOMOS HOJE A MATRIZ DO NOSSO ESTADO DE RONDONIA.FOI COM MUITA LUTA.ESPULSAO ACUSAÇOES PRISOES,TUDO ISSO POR PARTE DOS ORGANIZADORES DE DESORDENS,POIS NOS NAO ACEITAMOS INVASOES NEM SEQUER DINHEIRO,QUE NOS OFERECERAM PARA TAL COISA FORA DA ORDEM.ENTAO VENCEMOS.ENTAO DESEJAMOS A TODOS VOCES.QUE IRAO FAZER O PROTESTOS SOBRE JUROS MUITO ATENÇAO,PARA NAO SAIREM FORA DA ORDEM E DA LEI.NOSSO MUITO OBRIGADO E UM ABRAÇO!!!!