segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Globo e Ricardo Teixeira: tudo a ver

Por Altamiro Borges

Com o título “Fifa irritou Dilma ao negar credencial para concorrentes da Globo”, o Blog do Perrone postou uma nota reveladora:

*****

Um dos principais motivos de irritação de Dilma Rousseff com o COL (Comitê Organizador Local) e a Fifa foi um pedido negado de credencias para jornalistas que fazem a cobertura diária do Palácio do Planalto. Às vésperas do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014, a equipe da presidente pediu cerca de 80 credenciais. Conseguiu algumas, mas a Fifa não quis dar autorização para Record e SBT acompanharem Dilma no evento.


O COL informou ao estafe presidencial que a federação internacional não poderia ferir o contrato com a TV Globo, que tinha exclusividade na solenidade, organizada pela Geo Eventos, da qual a emissora é uma das sócias.

Dilma se irritou. Ela e seu estafe interpretaram como uma retaliação de Ricardo Teixeira à Record, que tem exibido reportagens com denúncias contra o dirigente. A equipe da presidente alegou que o COL e a Fifa podem escolher os seus parceiros. Mas o Governo Federal tem que garantir os mesmos direitos a todos. E é praxe os jornalistas de Brasília seguirem a comitiva presidencial.

Como resposta, o governo marcou uma entrevista de Pelé, na véspera do sorteio, no Museu de Arte Moderna do Rio, fora da jurisdição da Fifa e do COL. Lá todas as emissoras de TV tinham passe livre...


*****

A notícia só confirma o que muitos já sabem. A TV Globo, que manda e desmanda no futebol brasileiro, mantém uma promíscua relação com o chefão da CBF. Ela omite as várias denúncias de corrupção contra o poderoso cartola; na outra ponta, a emissora tem um tratamento privilegiado na transmissão desta paixão nacional. Parafraseando o seu slogan, Ricardo Teixeira e TV Globo, tudo a ver!

Nos últimos dias, na guerra nada santa pela audiência, a TV Record fez bombásticas denúncias sobre o estranho enriquecimento do cartola. As reportagens de Luiz Carlos Azenha são demolidoras. Na véspera do sorteio das eliminatórias da Copa, alguns blogs também publicaram que a Rede Globo embolsou R$ 30 milhões dos cofres públicos para organizar a festança (leia aqui).

O silêncio do casal global

Willian Bonner e Fátima Bernardes se fingiram de mortos no Jornal Nacional e nem tocaram no assunto. Já os “calunistas” globais, como o bravateiro Arnaldo Jabor, também evitaram abordar a corrupção no futebol. Será que é por que a TV Globo tem a exclusividade na transmissão dos jogos? Será que é por que a poderosa emissora, além da exclusividade, ainda abocanha recursos públicos para suas festinhas?

Ricardo Teixeira, que se acha imune e impune, nunca escondeu suas relações privilegiadas com a TV Globo. Em recente entrevista à revista Piauí, ele inclusive explicitou que “caga um monte” para as denúncias feitas por outros veículos. “Quanto mais tomo pau da Record, fico com mais crédito na TV Globo”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Quem “caga um monte”?

Arrogante, ele disse ainda que só ficará preocupado com as denúncias envolvendo seu nome “quando sair no Jornal Nacional”. E ameaçou os jornalistas e veículos que o denunciam: “Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada”.

A TV Globo também deve “cagar um monte” para o que pensam os brasileiros. Ela só não fala isto porque não é otária, como o chefão da CBF! Explorando uma concessão pública, ela mantém o maior império midiático do país. Pode ressaltar ou omitir o que bem desejar, sempre na defesa dos seus interesses econômicos e políticos. Ela ataca os inimigos e protege os amigos!

Bem que a presidenta Dilma Rousseff poderia ser mais conseqüente nas suas “irritações”. O problema não reside apenas nas credenciais da Copa do Mundo.

4 comentários:

Ana Lee disse...

Caramba, tá complicado viver neste país de tolos! Como este mer.da do Teixeira pode estar ainda no comando da CBF? E nossa presidente tá mais pra submissa que PRESIDENTAAA! Obrigada pela triste informação, Miro!

fábio cardoso disse...

eu só vejo o silêncio e essa espera pelo esporro é chute, com uma chuteira de bico bem fino, no saco de cada brasileiro.

o ricardo teixeira é parente do joão avelange, na paraíba um casal alterna a presidência da federação estadual há + de 30 anos. romário neles. limitação de mandato urgente.

é inegável q a uma parte bastante significativa dos habitantes deste país gosta de futebol, compra os produtos dos anunciantes da globo e, muitas vezes trabalha nos dias q sucedem os jogos da seleção e de times de grandes torcidas e são forçados a assistir aos jogos nuns horariozinhos bem escrotos.

até aí tudo bem, né cumigo mermo. nem gosto de futebol mesmo. mas impor uma vontade privada (e internacional), seja ela ou não originada por uma emissora historicamente manipuladora e tendenciosa, ao modelo de isonomia no fornecimento de informações da e sobre a presidenta é algo muito grave. algo q transcende a imposição dos interesses da globo e do ricardo teixeira sobre o povo brasileiro e chega ao nível de afrontar o estado brasileiro, q ficou inerte diante da negação, motivada exclusivamente por interesses financeiros, de um procedimento bem republicano.
é foda : (

Blogs Reunion disse...

Embora só eu fale sobre isso, só aumentam as suspeitas de que as Organizações Globo administram a CBF. O site oficial da CBF e o episódio Dunga na copa de 2010 só jogam mais lenha nessa fogueira.

É muito estranha a maneira de como a Globo trata o futebol, utilizando como instrumento de manipulação e desprezando quem não curte o mais popular - será? - esporte do Brasil.

Muitas pessoas que não curtem futebol no Brasil são completamente órfãs de mídia e sofrem humilhações por não apreciarem o esporte de Neymar & CIA.

Outra coisa: vivemos na era do futebol-marketing. Gerar lucros é a meta e qualquer coisa é válida para se chegar a esse objetivo, nem seja necessário driblar a ética e manipular jogos.

Marcelo Delfino disse...

Não me comovem nem um pouco essas críticas que progressistas e esquerdistas fazem à Ricardo Teixeira, à CBF e às Organizações Globo (críticas justas, aliás) ao mesmo tempo em que poupam dona Dilma Rousseff. A presidenta não proibiu que a FAB fechasse o Aeroporto Santos-Dumont durante o sorteio das eliminatórias da Copa 2014, ali perto, na Marina da Glória, sob o pretexto de que o tráfego aéreo atrapalharia as transmissões do evento por parte da mídia tupiniquim (Globo à frente) e gringa.