terça-feira, 9 de agosto de 2011

Folha baba ódio contra o MST

Por Altamiro Borges

A mídia burguesa nunca gostou dos movimentos sociais. Ou omite suas lutas ou as criminaliza. Quando eclode uma greve, ela fala em congestionamento do trânsito – jogando a sociedade contra os grevistas. Ocorre um ato ou passeata popular e ela sataniza os manifestantes. O MST, um dos principais movimentos sociais brasileiros, é um dos alvos prediletos desta manipulação midiática.



A torcida histérica

Prova deste ódio de classe foi o editorial da Folha de domingo (7) contra os sem terra. Os adjetivos são raivosos, hidrófobos. Com base em dados sobre a redução do número de acampados, o jornalão da famiglia Frias atira: “Nos termos do vocabulário leninista que alimenta o delírio autoritário de seus líderes, é possível dizer que a ‘vanguarda de luta’ do MST corre risco de fenecer”.

Para o jornal, o MST é “o arauto de uma utopia regressiva, inimigo do agronegócio e da geração de riquezas no campo” e estaria em “declínio político” por se opor ao “progresso” capitalista. Não há uma palavra contra a concentração de terras no país, contra o trabalho escravo ou contra o uso de jagunços pelo latifúndio. A torcida pela extinção do MST é explícita, quase histérica:

Um jornal decadente, decrépito

“Em marcha inexorável, o movimento encolhe. Reverte ao núcleo do que nunca deixou de ser: um grupo de cristãos de esquerda adepto de ações criminosas, como invasão e destruição de propriedades, e hábil na mobilização de excluídos para exercer pressão sobre o Estado e extorquir-lhe os recursos - desapropriações e verbas - que mantêm o movimento artificialmente vivo”.

Depois a Folha ainda afirma que é um jornal “plural e independente”. Porta-voz dos ruralistas e da direita golpista, o jornalão deveria ficar preocupado com o seu “declínio inexorável” – expresso na queda das suas tiragens de quase 1 milhão de exemplares nos anos 1980 para menos de 300 mil nos dias atuais. Ela sim representa a “utopia regressiva” do deus-mercado.

7 comentários:

Ignez disse...

Perfeito o Post, Miro. Concordo em gênero, número e grau com a nálise sobre os atributos do jornaleco da famiglia Fria(s). É a desgraça maior deste país o oligopólio midiático.

Anônimo disse...

Miro, você lutou por democracia nesse país. Correto? Hoje o Brasil é democrático. Aceite a liberdade de expressão de pessoas e instituições jornalísticas, por mais que sejam diferentes da sua. Não faça juízo de valor da Folha, ou senão dará o direito dela também questionar a isonomia do seu blog ou da Carta Capital, etc. A Folha assim como você tem a liberdade de enxergar as situações de acordo com seus pensamentos, por mais absurdos que pareça para você e seus companheiros. O seu problema é que a Folha é um dos principais veículos de informação desse país e o que te incomoda é que ela vende opiniões divergentes da sua, portanto, você tem medo que mais pessoas "não iluminadas" sejam influenciadas por ela. No fundo você não acredita na inteligência da sociedade.

Um abraço.

Tiago Canuto disse...

Pra quem quiser conferir "in loco" o coletivo de asneiras, segue:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0708201102.htm

Jéssica Monteiro disse...

Parabéns pela postagem Miro! Fico entusiasmada com pessoas analisando criticamente a sociedade, o que por vezes se torna difícil com todo o poder ideológico, alienante - que muito contibui a "grande" mídia. Agora necessito discordar com o colega que preferiu nem se identificar acima. Será que o Brasil realmente é democrático? Não penso a democracia meramente como direito (ou aqui no país, obrigração) a voto. Essa é uma visão empobrecida de democracia, esvaziada. Quando diz também "Não faça juízo de valor da Folha, ou senão dará o direito dela também questionar a isonomia do seu blog ou da Carta Capital, etc." Lamento profundamente tal postura... Questões estão abertas para serem colocadas, e devem estar... E isso é fundamental... O debate de visões de mundo é central para atingirmos uma sociedade verdadeiramente emancipada. Não vejo nehum problema da Folha vir questionar o que não concorda nesse e em qualquer blog. Apenas ela e toda mídia semelhante a tal, não tem fundamento teórico sintonizado com a realidade de fato! E por várias e várias vezes criminaliza e obscurece as expressões populares pelos meios midiáticos a serviço dos lucros a qualquer preço, a serviço do capital e NÃO a serviço dos trabalhadores, que de fato produzem toda riqueza social e dela é expropriado. Nesse sentido vejo postagens como essa do Miro que denuncia toda essa peversidade do sistema, de forma muito comprometida com a socialização de informações transparentes!

lilica disse...

A luta pela terra,como direito a todos é valida,mas é sabido que o MST,nosso, é uma farsa.É mais caixa 2,3,4 do governo.Dos milhares de sem terra conta-se nos dedos os verdadeiros trabalhadores.A Folha fala dos valores que ela acredita,e o Blog do Miro no que ele acredita.O Blog do Miro fala da Folha como a Folha fala do MST,impondo suas verdades.

lilica disse...

Me responda como um cara que lutou pela democracia,adimira Cuba.Um pais onde o povo vive em cativeiro.Nem se quer pode sair,como passáros presos.Tem cubanos que se aventuram no mar pra fugir de lá.Meu pai Alziro Correia de Andrade,foi a Cuba passear,e uma conhecida dele pediu para ele levar biscoitos para seus netosem Cuba.Chegando lá era tudo lindo,meu pai pediu a um taxi leva-lo ao endereço,o taxista disse que não tinha permissão,nõ podia.Meu pai insistiu,dai veio os caras do governo,disse que só eles podim levar,meu pai disse:Não eu prometi que eu levaria,então meu pai foi escoltado.Chegando a vila dos moradores se apavorou com a miséri do povo.Chegando lá veio a criançada,ele tinha só um pacote de biscoitos.A outra avó das crianças pegou o pacote e dividiu cada biscoitinho e deu a criançada,pois diz que desceu crianças de outras casas e comim os pedacinhos como se fosse um presente dos deuses,pois comida é escassa.O meu pai me contou quase chorando,e disse e aqui meus netos rasgam sacos de bolachas .

Júnior Araujo disse...

Pontos: Matéria, Cuba, Anonimato.

Matéria
Como sempre ótimas as postagens, o microblog é muito bom, mas o que o deixa incrível é o intercâmbio de ideias amplas e reflexivas que 'se pode' ter através dele. É uma pena que alguns pontos de vista tão contaminados pela influência da midia dominante não consigam considerar todos os lados e, por meio dos acontecimentos históricos, recentes ou distante, possam distinguir o que não passa de posicionamento político contra a população geral.

E mais uma vez parabéns pelo esforço constante de contribuir para a formação ideológica do nosso povo, Miro!!


Cuba
Chegamos até à Cuba? Este Post foi profundo.
Pois bem. Cuba é o único pais sem desnutrição infantil né? Conforme dados da Unesco.

Anonimato
Enfim... Bem, eu não pretendia escrever hoje. Não to muito afim, mas me obrigaram.
Como é que uma pessoa que vem defender a liberdade de expressão, utiliza-se de anônimos para expressar a sua própria? Ou estou enganado ou a Constituição garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato. Enfim, deve ser alguém da folha....
Será que esse cara detém algum patrimônio da folha??
estou me expressando... rsrsr.. e tem meu nome aí... enfim...
Ah sigilo de fonte, será??? Enfim, existe riscos aqui??

Meu Deus... Viva a democracia.