segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comunicação num mundo em ebulição

Por Marina Schneider, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC):

Já estão abertas as inscrições para o 17º Curso Anual de Comunicação do NPC, que neste ano ocorrerá de 16 a 20 de novembro no Clube de Engenharia, centro do Rio de Janeiro. O curso é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro, interessados em pensar a força da mídia e seu papel central na disputa de hegemonia na sociedade.



“Além de promover uma ampla discussão sobre os diversos temas propostos, o objetivo deste curso também é estimular e dar ferramentas para que os comunicadores possam se fortalecer na disputa diária por hegemonia e na luta por um mundo justo e solidário”, explica o coordenador do NPC, Vito Giannotti. Professores, profissionais veteranos e jovens das áreas de cultura e comunicação e militantes ministrarão palestras e oficinas, proporcionando uma rica troca de conhecimento e experiências com os participantes. Clique aqui e confira o folder com a programação completa.

Mesas

A mesa “Século XXI: mídia e ebulição do mundo latino, árabe e europeu” contará com a presença do jornalista e sociólogo espanhol Ignacio Ramonet, ex-editor do Le Monde Diplomatique, do também espanhol Pascual Serrano, jornalista e autor do livro “Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo” e do professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, Dênis de Moraes, autor de “A Batalha da Mídia na América Latina” e de “Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação”.

Os professores Virgínia Fontes, Adelaide Gonçalves e Mauro Iasi falarão dos 140 anos da Comuna de Paris, primeira experiência em que, nas palavras de Karl Marx, “os trabalhadores tomaram o céu de assalto”. Na discussão sobre arte e política na batalha de hegemonia, o cineasta Jefferson D, morador da periferia de São Paulo e diretor do filme “Bróder” dividirá a mesa com Sílvio Tendler e outros artistas. A mesa “Do jornal à internet: hegemonia e luta de classes” contará com a participação do jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, de Beto Almeida, jornalista e Membro da Junta Diretiva da Telesur, Renato Rovai, editor da Revista Fórum e de Silvio Mieli, jornalista e professor da PUC de São Paulo.

Os ataques da direita, através da mídia, ao Plano Nacional de Direitos Humanos serão debatidos pelo ex-secretário Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, pelo dirigente do MST, João Pedro Stedile, pelo cientista político, Venício Lima e pelo jornalista e professor Gilberto Maringoni. Desafios para manter jornais sindicais de qualidade, experiências atuais de comunicação alternativa, arte e política na batalha de hegemonia, uso da internet, do rádio e da televisão, megaeventos e movimentos sociais, relação da mídia com temas tabus como aborto, homofobia, machismo, racismo e favela também serão assuntos tratados neste 17º Curso Anual de Comunicação do NPC.

Oficinas e filme

Além das mesas haverá também seis oficinas. Uma delas será uma conversa sobre Comunicação e Educação com o professor Gaudêncio Frigotto, da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vito Giannotti dará uma oficina sobre diagramação de jornais, revistas e cartilhas. Haverá também oficinas sobre redes sociais na internet, rádio comunitária e linguagem.

Após a exibição do premiado documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, sobre a participação das empresas na implantação da ditadura civil-militar no Brasil, o jornalista de O Globo, Chico Otávio, participará do debate e falará da sua série de reportagens sobre o atentado do Riocentro. O jornalista e escritor Alípio Freire e o professor da Unicamp, Reginaldo Moraes, também participam deste debate.

Inscrições

Para fazer sua inscrição, solicite a ficha pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. Há dois tipos de inscrição: Com estadia (R$ 990,00) e sem estadia (R$ 550,00). A hospedagem é em apartamento duplo no Hotel Itajubá e Hotel OK (ambos na Cinelândia), das 12h do dia 16/11 e às 12h do dia 20/11. Estudantes de comunicação têm 40% de desconto em inscrições sem hospedagem. Todas as inscrições dão direito a almoço e ao material do curso (pasta, apostila e bloco). Nos dias 17, 18 e 19/11 haverá lanche. O jantar não está incluído.

Contato

Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC

Falar com Augusto, Marina, Vito ou Claudia.

Telefones: (21) 2220-5618 e 2220-4895

E-mail: npiratininga@uol.com.br

Site: www.piratininga.org.br

Twitter: @NPC_

Facebook: http://www.facebook.com/nucleopiratininga

0 comentários: