segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pentágono e CIA em íntima colaboração

Por Miguel Urbano Rodrigues, no sítio português O Diário:

O general David Petraeus despediu-se em Kabul das tropas de ocupação dos EUA com um discurso cauteloso. Vai assumir a direcção da CIA.

A cerimónia quase coincidiu com a despedida, nos EUA, do director CIA, Leo Panetta, transferido para secretário da Defesa.



Os media estadounidenses derramaram elogios sobre ambos.

Petraeus é apresentado como um estratego muito dotado, um soldado-intelectual, quase um pensador. Estudou em Princeton, é mestre em Relações Internacionais, leccionou em academias militares e escreveu ensaios e livros de que muitos falam e poucos leram. Em artigos apologéticos chamam-lhe «o pacificador do Iraque», não obstante a resistência à ocupação americana aumentar a cada mês naquele país.

Leo Panetta foi nomeado para dirigir o Pentágono como prémio pelo papel que desempenhou como cérebro e coordenador da operação concebida pela CIA para assassinar Bin Laden numa cidade do Paquistão.

Quando Petraeus assumiu o comando no Afeganistão após o afastamento do general Stanley Mc Chrystal - demitido por criticar Obama - fixou dois objectivos principais: ganhar a guerra e criar um exército afegão capaz de «garantir a segurança» no país. Nem um nem outro foram atingidos.

Transcorridos dois anos, as áreas sob controlo da Resistência aumentaram e os atentados terroristas são mais frequentes.

Respondendo a Petraeus, o seu substituto, general John Allen, pronunciou um discurso que caiu mal em Washington. Aconselhou civis e militares a não alimentarem ilusões. Esclareceu que «o terrorismo no país é uma realidade» e o horizonte se apresenta carregado de ameaças e desafios.

Quanto ao exército afegão, a esperança de Petraeus também não se confirmou. A realidade desmentiu as previsões. Até The New York Times reconhece que os soldados fogem ao combate, as deserções aumentam e a infiltração dos talibãs alastra, atingindo os comandos. O assassínio recente em Kandahar do irmão de Hamid Karzai por um homem da sua confiança comprovou essa evidência.

Nos comentários à ida de Petraeus para a CIA e de Panetta para secretario da Defesa, os media de referência estado-unidenses chamam a atenção para o facto de a decisão do Presidente Obama tornar transparente a intima colaboração hoje existente entre a CIA e o Pentágono.

No Afeganistão e no Paquistão a maioria dos bombardeios são agora realizados pelos drones, os aviões sem piloto. A guerra está a assumir um carácter cada vez mais electrónico. É a CIA a partir dos EUA quem define quase sempre os alvos a atingir. As operações são montadas em computadores, a milhares de quilómetros de distância das aldeias atacadas. O balanço dos «erros» é pesado: centenas de camponeses, mulheres e crianças têm sido abatidos nesses bombardeios criminosos.

Os governos afegãos e paquistanês, reflectindo a pressão popular, sentem a necessidade de denunciar essas chacinas. Porta-vozes do Exercito e da Força Aérea, rotineiramente, lamentam e anunciam a abertura de inquéritos rigorosos. Mas não há notícia de qualquer punição.

O general David Petraeus declarou que pretende aperfeiçoar o sistema. Como? Numa entrevista à Newsweek informou que vai reforçar a contratação de agentes e informadores da CIA em países da Ásia Central.

Entretanto, Obama aproveita todas as oportunidades para afirmar que os EUA vão honrar o compromisso de retirar as suas tropas do Afeganistão até final do próximo ano, transferindo «suas responsabilidades» para as forças armadas daquele país. Não diz, porem, que os soldados norte-americanos estão a ser substituídos em ritmo acelerado por mercenários recrutados entre a escória social estadounidense e latinoamericana.

A nomeação do general Petraeus para director da CIA e a de Leo Panetta para secretário da Defesa confirmam o óbvio.

A estratégia das guerras imperiais dos EUA implica uma colaboração cada vez mais profunda entre a CIA e o Pentágono. Com a total aprovação do Presidente Barack Obama, Premio Nobel da Paz.

0 comentários: