quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lula na UNE: "invocado" com a mídia

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula não poupou críticas à mídia golpista em sua palestra nesta quinta-feira (14) no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorre em Goiânia (GO). Sem papas na língua, ele afirmou diante das câmeras e gravadores: “Eu tô ficando invocado. Faz seis meses que eu saí da Presidência, mas eles [os veículos da velha imprensa] não saem do meu pé”.



Segundo a repórter Cristiane Agostine, do jornal O Globo, "Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso duro contra a imprensa, há pouco, no 52º Congresso da UNE. Para uma platéia lotada de estudantes, Lula atacou os meios de comunicação por criarem divergências entre ele e a presidente Dilma Rousseff". Ele inclusive listou algumas das intrigas rasteiras noticiadas pela imprensa.

Os "babacas" da imprensa

“Primeiro disseram que há diferenças entre mim e Dilma, que somos diferentes. Não precisa ser um especialista para saber que ela é diferente de mim... Falaram que divergimos. Eu já disse que, se houver divergência, é ela quem estará certa. Não há divergências".

"Depois, quando fui a Brasília e tirei uma foto com senadores, disseram que ela era fraca. O babaca que escreveu a matéria nunca deve ter sentado com a Dilma para conversar. Ela pode ter todos os defeitos do mundo, menos ser fraca. Ninguém que passa três anos na cadeia, sendo barbaramente torturada e é eleita presidente pode ser fraca".

Competir e desmascarar a mídia

Após elogiar a sua sucessora, Lula retomou as críticas à mídia. "Inventaram também que ela é diferente nas coisas que faz, que eu falava muito. É que eu competia com o que eles falavam e o povo acreditava em mim”, afirmou, como que dando um conselho à presidenta Dilma para ser mais ousada no enfrentamento.

Para Lula, a mídia torce para que tudo saia errado no atual governo. Ela inclusive criou o fantasma do retorno da inflação. "Chegaram a dizer que eu deixei uma herança maldita. A primeira herança maldita é o pré-sal. Tem o Prouni, o PAC 2. Quem sabe é o Minha Casa, Minha Vida 2? O dado concreto é que eles não perceberam que as coisas mudaram no Brasil".

"Chapa branca"

De forma indireta, o ex-presidente voltou a elogiar a atuação da blogosfera e das redes sociais. Para ele, hoje a população se informar de "múltiplas formas" e não só por "aqueles que achavam que formavam a opinião pública". Lula ainda citou uma reportagem que rotulou o congresso da UNE de "chapa branca", por ter recebido patrocínio de empresas estatais.

“Quando ligamos a televisão, tem propaganda de quem? Da Petrobras, da Caixa Econômica Federal. Elas financiam tudo. Para eles [empresas de comunicação] isso é democrático. Para vocês [UNE], é chapa branca”, ironizou Lula.

2 comentários:

@blogdojosival disse...

É cada vez maior as mentiras e intromissões causadas pela grande mídia golpista em nossa terra tupiniquim, ainda bem que se propaga a passos largos outras formas de acessar noticias e informações fora do eixo da mídia golpista brasileira.

Companheiro Lula! Mesmo eu achando que as vezes você fala de mais, neste ponto, reafirmo e sinto-me contemplado com sua posição em relação as mentiras jogadas ao vento pela grande mídia. "Eles" só fazem inferno! São os pessimistas de plantão.

Forte abraço Altamiro!

Josival Oliveira

Mauro Silva disse...

Caro Miro
Espero que o Executivo finalmente acorde para isso: o grande financiador da mídia golpista e reaça é o próprio governo por ela sordidamente atacado, seja através das propagandas institucionais que paga com dinheiro público e sem licitação, seja pelos contratos publicitários que as Estatais Federais celebram com esses mesmos golpistas com sua, do governo, anuência.