terça-feira, 19 de julho de 2011

Caso Murdoch não daria em nada no Brasil

Por Antônio Mello, em seu blog:

E se o caso do News of the World ocorresse aqui no Brasil, o que aconteceria?

A resposta é: Nada. Desde o fim da Lei da Imprensa, sem que se tenha colocado nada no lugar, os cidadãos estamos absolutamente desprotegidos, ante o poder avassalador das corporações midiáticas.



Graças a figuras como o deputado Miro Teixeira (Miro Teixeira pensa que todo brasileiro é deputado) estamos nas mãos das fichas falsas, dos grampos sem áudio, dos vazamentos seletivos de informação, das mentiras e calúnias deslavadas, sem nada que nos proteja - a não ser o Judiciário moroso, corrupto, remado por advogados acumpliciados com ministros do STF, como denunciou o advogado Piovesan, autor de um pedido de impeachment de Gilmar Bacamarte Mendes (Advogado pede impeachment de Gilmar Mendes por 'relações perigosas' com advogado da Globo, de Dantas...e de Gilmar Mendes).

Por isso, o escândalo dos grampos do mais que centenário tabloide inglês não daria em nada no Brasil.

Como nunca aconteceu nada com os diretores de jornalismo de O Globo, TV Globo, Folha, Estadão etc.

E nada acontecerá enquanto não percebermos que temos que agir, não só nos blogs e redes sociais. Temos que ir às ruas para exigir uma Ley de Medios aqui no Brasil. Já.

Ah, só mais um detalhe. Segundo soube, as corporações midiáticas brasileiras só estão cobrindo o caso do News of the World (e mesmo assim, de leve, com mãos de gato) porque:

Rupert Murdoch deve dar com os costados no Brasil mês que vem. O velho homem de imprensa estaria vindo conversar sobre a criação de um jornal de circulação nacional. Com a maioria acionária de um brasileiro, como exige a legislação, obviamente [nota de junho deste ano].

Espaço para esse jornal há. Murdoch percebeu. Mas o nosso empresariado, nada. O PT, nada. Como já perguntei aqui (O poder relativo da blogosfera versus o poder impositivo da 'grande imprensa'. Que fazer?), por que não é feito?

0 comentários: