quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vargas Llosa rompe com PIG peruano

Por Juliana Sada, no blog Escrevinhador:

A disputa presidencial peruana se acirra e a sociedade está cada vez mais envolvida. Nesta terça-feira, o escritor Mario Vargas Llosa tomou mais uma atitude nesta disputa e anunciou o fim de sua coluna no jornal “El Comercio”, um dos principais do país e apoiador de Keiko Fujimori, a candidata da direita.


Apesar de ser conhecido por suas posições políticas conservadoras, o escritor e prêmio Nobel de literatura já havia declarado apoio ao candidato Ollanta Humala, identificado com a esquerda nacionalista.

De acordo com Llosa, em carta enviada ao diretor do jornal, o veículo se converteu em uma máquina de propaganda de Keiko – que “em seu afã de impedir, por todos os meios, a vitória de Ollanta Humala, viola diariamente as mais elementares noções de objetividade e ética jornalística”. O escritor acusa o jornal de manipular informações e “abrir suas páginas a mentiras e calúnias que possam prejudicar o adversário”.

Em sua carta, Llosa afirma que não pode permitir que sua coluna "'Pedra de Toque' siga aparecendo nesta caricatura do que deve ser um órgão de expressão genuinamente livre, pluralista e democrático”.

O jornal teria se tornado “uma máquina de propaganda de Keiko” quando Martha Miró Quesada e “um punhado de acionistas” tomou controle do grupo midiático. A família Miró Quesada fundou o jornal “El Comercio” em 1839 e até hoje controla o veículo.

O grupo midiático “El Comercio” possui cinco jornais, um canal de televisão a cabo e é acionista majoritário do canal América TV. Vargas Llosa denuncia que em todo o grupo, ocorrem intimidações aos jornalistas independentes.

Disputa Eleitoral

O segundo turno da eleição presidencial ocorre neste domingo e as pesquisas indicam empate técnico entre os dois candidatos. A vitória de Ollanta Humala pode causar uma grande mudança nos rumos do país, que há anos é governado pela direita. Além de impactar no resto da América Latina, como explica nosso colunista Marcelo Salles, em seu artigo de hoje.

2 comentários:

Marco disse...

Miro, desculpe o assunto:

O que está havendo com o blog do Osvaldo Bertolino, "O outro lado da noticia". Andou com problemas de acesso e agora acessamos e não está atualizado, último dia foi 27/05.
Favor verificar, fico no aguardo. Grato.
Marco.

Alexandre Figueiredo disse...

Vargas Llosa escreveu um prefácio para um livro que é uma das "relíquias" do pensamento neoliberal, o "Manual do Idiota Latino-americano", cujo filho Álvaro é um dos autores.

Folheei o livro e vi o quanto ele é do agrado do PiG, dos editores de Veja sobretudo. Até o Fernando Henrique que é criticado é o sociólogo pré-PSDB que escrevia livros para a editora Paz e Terra.