quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palocci caiu! E agora, Dilma?

Por Altamiro Borges

A saída de Antonio Palocci, anunciada numa nota lacônica na tarde de ontem, já era esperada. A sua permanência no mais alto posto do governo, apesar da decisão do procurador-geral que o inocentou, era insustentável. A cada dia no Palácio Planalto, ele ajudava a “sangrar” a gestão de Dilma Rousseff que não completou nem seis meses de mandato.

O ex-ministro deve explicações à sociedade sobre o seu rápido enriquecimento – como “consultor de empresas”, ele elevou o seu patrimônio em 20 vezes em apenas quatro anos. Até agora, não há qualquer prova de atos ilícitos, mas ficou a mácula de uma postura imoral. Nem a presidenta sabia dos seus “negócios”, afirmou Palocci na TV Globo.

O falso moralismo udenista

As denúncias contra o ex-ministro ocuparam as manchetes da imprensa por quase um mês, deixando na defensiva o governo. A mesma mídia, tão seletiva na hora de investigar o enriquecimento de ex-ministros de FHC ou de agiotas financeiros (vide Daniel Dantas), pautou a agenda política, ofuscando e paralisando as ações governamentais.

Da parte dos chefões da oposição demotucana e da sua mídia – mais sujos do que pau de galinheiro –, nunca houve qualquer compromisso com a ética na gestão pública. Ao bombardear o ex-ministro, eles visaram unicamente atingir a presidenta Dilma Rousseff. Sem programa e sem discurso, eles voltaram a apelar para o falso moralismo udenista.

Oposição frita “homem de confiança”

A violenta pressão inviabilizou a permanência de Palocci. Na prática, ele sempre foi vulnerável e a sua escolha como ministro todo-poderoso foi algo temerário. Insistir em mantê-lo só causaria mais prejuízos, paralisando e sangrando o governo. Agora, a oposição demotucana e sua mídia comemoram a sua queda. Mas a vida é cheia de contradições.

Palocci sempre foi o homem de confiança do deus-mercado e dos barões da mídia. Pouco antes das eleições, a revista Veja o elegeu como “fiador” do governo Dilma. Durante cinco meses, estabeleceu-se uma “lua de mel” entre a mídia e a presidenta. Mas o “namorico”, como ironizou Lula, durou pouco. O “fiador” virou a peça de desestabilização do governo. A oposição de direita e midiática preferiu fritar o seu homem de confiança no Palácio do Planalto.

Ironias da história

Numa ironia da história, porém, a crise gerada pelo ex-ministro pode se transformar em novas oportunidades. Sem Palocci, um político pragmático, centralizador e adepto da ortodoxia neoliberal, o governo Dilma pode se soltar mais e ter mais ousadia. O episódio mostrou que não dá para ter ilusões com a direita demotucana e com sua mídia.

10 comentários:

Paulo-Roberto Andel disse...

Perfeito, Miro. Clap, clap! :)

Paulo Gimenes disse...

Olha , Não sei porque a nova minstra é de confiança de um ex que virou consultor e defende ruidosamente a privatização dos aeroiportos que dão lucro. Não mudou a linha.

Paulo Gimenes disse...

Infelizmente acho que não. A matriz dos amigos da nova ministra não recomendam, tem como amigo e tutor político um ex ministro hjk consultor muito empenhado em privatizar os aeroportos que dão lucros.
é dificil.

Cesar Cavalcanti disse...

Em quantas vezes mais os patrimônios dos políticos donos da comunicação no país aumentam a cada ligislatura?

Luis R disse...

Quer dizer que finalmente nêgo descobriu a pólvora? Que a sedução neo liberal é uma tragédia de acento impronunciável.

flavia disse...

sim, estamos bastante acostumados a esse falso moralismo. mas realmente espero que a mudança seja para melhor, como foi no governo lula. abração ao miro e amigos :*

edu marcondes disse...

Achei a linha de raciocinio coadunada com os fatos políticos. As limitações do Palocci, q. voce ressalta, colocavam sua presença no governo com um prazo de validade relativamente curto. Com a pressão da mídia ele azedou mais rápido.

Celia disse...

Agora vamos em frente!

Ananias Andrade disse...

Sabe aquela expressão: "Ou vai, ou racha". Este é o momento. A Dilma não foi eleita para ser adorada. Seu perfil duro e eficiente deve contribuir para as mudanças estruturantes que um partido que se diz de esquerda tem o dever de fazer. Não pode ter medo da briga e do desgaste, o PT até agora só administrou de uma forma esquerdista, uma estrutura direitsta. Está na hora de mudar a estrutura do estado e darmos ao país a lógica humanista que defendemos. Espero que não tenham medo do embate.

Tlaxcala disse...

Artigo traduzido em francês: Brésil : Palocci est tombé ! Et maintenant, Dilma? http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=5052