segunda-feira, 13 de junho de 2011

A carta dos blogueiros da Bahia

Por Eliane Costa, no sítio Vermelho:

Depois de dois dias de intenso debate, blogueiros, tuiteiros, produtores de conteúdo para a rede mundial de computadores e ativistas pela democratização da mídia aprovaram, no início da noite desta sábado (11/6), a criação de uma comissão para encaminhar a fundação de uma Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.



Além de aprovar a Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia, que traz as principais deliberações do Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas, foi decidido apoiar o texto “Plataforma livre para autonomia da blogosfera brasileira”, que será encaminhado ao Encontro Nacional.

No encontro, que também contou com transmissão online em tempo real, foram realizadas 248 inscrições pela internet, além das que ocorreram no local. No dia de abertura, sexta-feira (10/06), 142 pessoas estiveram presentes, e outras 342 acompanharam o evento online. No sábado (11/06), foram registrados 278 participantes online pela manhã e 149 pela tarde.

Confira a Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia na íntegra

“Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas – Carta da Bahia

Políticas Públicas para a Democratização da Mídia

A Bahia foi pioneira ao realizar em 2008 a Conferência Estadual de Comunicação, que apontou a necessidade de políticas públicas voltadas para a democratização da mídia e baseadas na comunicação como um direito humano. Avança com a criação do Conselho Estadual de Comunicação, recentemente aprovado na Assembléia Legislativa, com caráter deliberativo quanto às políticas públicas para o setor. A Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia é outra conquista. Agora se realiza o 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas, reforçando a luta pela democratização da mídia.

Os blogueiros progressistas da Bahia se unem em torno das seguintes bandeiras:

- Novo marco regulatório legal no país que contemple as transformações da comunicação no Brasil e no mundo.

- Regulamentação dos artigos da Constituição Federal que impedem a concentração dos meios de comunicação, estimulam a produção independente e regional, além de fortalecer o sistema público de comunicação.

- Não utilização de recursos públicos para o aprofundamento da concentração midiática no país.

- Defesa da neutralidade na rede e de plataformas livres de produção e distribuição de informação.

- Universalização da Banda Larga como um direito e um bem público. Apoio à “Campanha Banda Larga, um direito seu”. O Plano Nacional de Banda Larga é uma iniciativa positiva do Governo Federal e um instrumento de inclusão digital, mas necessita aprimoramento para explorar toda a potencialidade da rede mundial de computadores.

- Revisão dos critérios de distribuição das verbas publicitárias dos órgãos públicos. Além dos critérios mercadológicos devem ser considerados mecanismos visando fortalecer a diversidade e a pluralidade. A verba publicitária deve ser usada também para estimular a difusão dos veículos alternativos e dos movimentos sociais. Criação de uma linha de publicidade pública para blogs.

- Estímulo à rádiodifusão comunitária e simplificação de sua regularização.

- Implementação de políticas públicas de incentivo à blogosfera e à diversidade informativa no país.

- Indicação de um representante dos blogueiros progressistas para a representação da mídia digital no Conselho de Comunicação.

- Apoio aos fóruns populares e de movimentos sociais, em especial aos unitários, voltados para a defesa da democratização da mídia.

- Criação da Associação Estadual de Blogueiros Progressistas.

- Realização de Encontro Anual de Blogueiros Progressistas, produtores de conteúdo na internet e participantes de redes sociais.

- Criação de uma Central Nacional de Associações de Blogs Progressistas.

Os blogueiros progressistas da Bahia e sua associação utilizam, difundem e defendem o uso de plataformas abertas para o desenvolvimento de suas atividades e comunidades na rede mundial de computadores.

Salvador, 11 de junho de 2011.

0 comentários: