terça-feira, 24 de maio de 2011

RS organiza seu encontro de blogueiros

Por Milton Ribeiro, no sítio Sul21:

Os gaúchos terão pela primeira vez um encontro para compreender e discutir a democratização dos meios digitais e a utilização da internet. Segundo Cristina Rodrigues, do blog Somos Andando e uma das organizadoras do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, ontem à noite já havia 218 inscritos para o evento que ocorrerá de sexta-feira a domingo, dias 27, 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Porto Alegre (mais detalhes abaixo).

Tal número apenas comprova o interesse de blogueiros, leitores de blogs e tuiteiros sobre os meios digitais de comunicação e suas possibilidades. O objetivo do encontro é o de discutir de que forma os agentes da internet podem atuar para pluralizar a voz da sociedade, democratizando a disseminação de informações, temas e visões.

Inicialmente, eram esperados cerca de 200 autores de blogs e ativistas de redes sociais digitais na Câmara Municipal de Porto Alegre, mas a participação deverá ser bem maior do que a prevista. As principais pautas são as políticas públicas para os meios digitais, a internet como instrumento para a democratização da comunicação e a viabilização profissional do trabalho na rede.

Haverá também oficinas de tecnologia, debates de experiências e atividades de rua. Ao final do encontro, será elaborada uma carta dos participantes para apresentar as propostas em cada área e levar a discussão para o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em junho, em Brasília.

O evento — que vem sendo chamado nas redes sociais apenas de #BlogProgRS (o sustenido é o símbolo usado para formar as chamadas tags, ou seja, agrupar conteúdo em torno de um termo) — surgiu como consequência do I Encontro Nacional, em 2010. Mais de 300 blogueiros se reuniram em São Paulo para fortalecer a blogosfera como uma alternativa ao discurso único dos meios de comunicação tradicionais e definiram a realização de vários encontros do mesmo tipo nos estados.

A segunda edição do encontro nacional terá a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no último ano do seu segundo mandato concedeu entrevista coletiva aos principais blogueiros do país.

Encontros regionais vêm acontecendo em diversas regiões do país. O encontro gaúcho deve contar com transmissão ao vivo pela internet, para que possa ser acompanhado em todo o país e no interior do estado. Os organizadores ressaltam, no entanto, que a troca de experiências é mais rica quando presencial e contribui para o fortalecimento da rede virtual de blogs. As inscrições podem ser feitas nesta página do #BlogProgRS e o local e a programação são os seguintes:

Datas: 27, 28 e 29 de maio

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre

Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255; Porto Alegre-RS

27 de maio, sexta-feira

18h30 — Credenciamento e abertura com autoridades e convidados;

19h30 — Mesa de abertura: “As mídias digitais e a democratização da democracia“.

28 de maio, sábado

09h00 — Mesa de debates: “A importância estratégica e a viabilização da comunicação digital”;

11h00 — Debate e perguntas de plenário, respostas e considerações da mesa;

12h00 — Almoço;

14h00 — Mesa de debates: “Políticas públicas para comunicação digital”;

16h00 — Oficinas simultâneas;

17h30 — Relatos e experiências de blogs: Salto Alto FC, Cultura Crossdresser, El blog de Norelys e Teia Livre.

29 de maio, domingo

09h00 — Debate de plenário sobre o II BlogProg Nacional, elaboração da Carta dos Blogueir@s e Tuiteir@s Gaúch@s;

11h15 — Coffee Break;

11h45 — Deslocamento para o Parque da Redenção;

12h15 — PIG PARADE no Parque da Redenção.

*A agenda poderá ser alterada.

Programação:

Mesa de abertura

As mídias digitais e a democratização da democracia

Vera Spolidoro — Secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do Rio Grande do Sul;

Altamiro Borges — Jornalista, blogueiro (Blog do Miro, http://altamiroborges.blogspot.com/), presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé (http://www.baraodeitarare.org.br/), ativista pela democratização da comunicação, organizador do BlogProg nacional, membro do Comitê Central do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e autor do livro “Sindicalismo, resistência e alternativas”.

Marcelo Branco — Profissional de TI, ativista pela liberdade do conhecimento.

Mesas de debates:

A importância estratégica e a viabilização da comunicação digital

Eduardo Guimarães — Blogueiro (Blog da Cidadania, http://www.blogcidadania.com.br/), comerciante, ativista político (presidente do Movimento dos Sem Mídia)

Leandro Fortes — Blogueiro (Brasília, Eu Vi, http://brasiliaeuvi.wordpress.com/). Organizador do BlogProg nacional. Jornalista, repórter da revista Carta Capital. É autor dos livros Jornalismo Investigativo, Cayman: o dossiê do medo, Fragmentos da Grande Guerra e Os segredos das redações. É criador do curso de jornalismo on line do Senac-DF e professor da Escola Livre de Jornalismo.

Gabriela Zago — Jornalista gaúcha e pesquisadora de comunicação e jornalismo nas redes sociais digitais, blogueira (http://www.gabrielazago.com/), doutoranda em comunicação e informação, colaboradora do TwitBrasil e da Wave Magazine.

Luiz Carlos Azenha — Jornalista, blogueiro (Vi o mundo, http://www.viomundo.com.br/), organizador do BlogProg nacional. Foi correspondente internacional da Rede Manchete, do SBT e da Rede Globo. Atualmente, faz reportagens para a Rede Record e é diretor geral do programa Nova África da TV Brasil.

Renato Rovai — Blogueiro (Blog do Rovai, http://www.revistaforum.com.br/blog/). Jornalista, editor da revista Forum.

Políticas públicas para comunicação digital:

Cláudia Cardoso — Diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;

Vinícius Wu — Secretário Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador do Gabinete Digital.

Debatedor: Marco Weissheimer — Jornalista, blogueiro (RS Urgente, http://rsurgente.opsblog.org/), editor da revista eletrônica Carta Maior (http://www.cartamaior.com.br/)

Oficinas simultâneas:

Blogs I: Quero ter um blog, como começar?

Blogs II: Administração e ferramentas para blogs

Tatiane Pires — estudante de ciência da computação na PUC/RS, é programadora e webdesigner, escreve no blog tatianeps.net e colabora no portal Teia Livre (http://www.teialivre.com.br).

Redes Sociais

Mirgon Kayser — Assessor de Organização, Sistemas e Métodos da Fundação Cultural Piratini – TVE/RS e FM Cultura. Blogueiro, autor do Blog do Mirgon (http://blogdomirgon.blogspot.com/).

Relatos e experiências de blogs

Norelys — El blog de Norelys (http://islamiacu.blogspot.com/)

Marco Aurélio — Teia Livre (http://www.teialivre.com.br)

Luísa Stern — Cultura Crossdresser (http://www.culturacd.com/)

Luiza Oliveira Barbosa— Salto Alto Futebol Clube (http://saltoaltofutebolclube.wordpress.com/)

0 comentários: