quinta-feira, 19 de maio de 2011

Blogueiros do ES organizam encontro

Da página dos blogueiros do Espírito Santo:

Gilney Viana, coordenador do Projeto de Direito à Memória e à Verdade, do Gabinete da Presidência da República, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estará presente à abertura do Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo, no dia 3 de junho próximo.


Será lançada a campanha Direito à Memória e à Verdade no Espírito Santo. O Subsecretário de Direitos Humanos do governo do estado, Perly Cipriano e o deputado estadual Genivaldo Lievori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, são outras presenças asseguradas.

Nesse mesmo dia 3 (três), dentro do programa de abertura do encontro, será exibido o filme Utopia e Barbárie do diretor Sílvio Tendler. O próprio Tendler debaterá com os presentes, após a exibição do filme, todos os aspectos do seu documentário, uma notável coletânea que traz a História desde o fim da IIª Grande Guerra Mundial até os dias atuais.

Programação

O Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado nos dias 3, 4 e 5 de junho e debaterá temas como reforma política, integração latino-americana, revoltas árabes, informação como direito fundamental, banda larga comunitária e movimentos sociais.

Dentre os convidados e além dos citados, o secretário geral do PCB – Partido Comunista Brasileiro – Ivan Pinheiro, Milton Temer (jornalista e dirigente nacional do PSOL), o jornalista Mário Augusto Jakobskind (que lançará seu último livro escrito sobre Cuba), Marcelo Saldanha (consultor), Maria Dirlene Trindade, economista e professora da UFMG, José Milbs, jornalista e editor do jornal O REBATE – www.jornalorebate.com.br –, Hilda Setineri (guerrilheira virtual), Laerte Braga, jornalista, Ronan Witte (sociólogo), Carlos Cobacho (advogado), Otniel Barcelos de Aquino (economia solidária, quilombolas, indígenas e reforma agrária), Júnior Fialho (presidente da ASSINPOL – Associação dos Investigadores da Polícia Civil do Espírito Santo), Tadeu Nicoletti (sindicalista), Deivison Souza Cruz (cientista político) e representantes da Universidade Norte Fluminense (Universidade Darcy Ribeiro – Pró-reitoria de Pesquisas e Ensino à Distância), Adriana Tasca, a jornalista Aliana Camargo do HIPERNOTÍCIAS do estado do Mato Grosso, Luís Setineri (Rio Grande do Sul, movimento popular), Fábio Malini, professor adjunto do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (coordena o laboratório de estudos sobre internet e cultura) e representação da Pró reitoria de extensão da Universidade Norte Fluminense.

O encontro está sendo viabilizado com o apoio dos mandatos dos deputados estaduais Genivaldo Liebori (PT), Roberto Carlos Teles Braga (PT), vereador de Vitória Elieser Tavares (PT) e vereador Paulinho Brandão, do município de Viana (PSB) e vereador Gílson Daniel Batista, de Viana (PV).

No sábado e domingo serão realizadas as palestras sobre os temas definidos pela Comissão Organizadora, o trabalho dos grupos em cima desses temas e os eventos paralelos, como exposição de artes, resgate do papel da imprensa alternativa no combate à ditadura militar, apresentação de grupos culturais e outros.

Ao final a plenária do Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo definirá todo o conteúdo dos trabalhos em uma Carta de Princípios a ser levada ao IIº Encontro Nacional de Blogueiros, em Brasília, em junho e a eventos estaduais e regionais, constituindo-se num documento base de orientação da luta considerada fundamental pelos organizadores.

O debate político plural, a presença dos movimentos populares no processo de organização e formação nesse debate dentro e fora da INTERNET, todos objetivos voltados para a construção de uma rede livre, sem qualquer espécie de censura ou donos, levando em conta as características de nosso País, de uma mídia privada a serviço de interesses e grupos de elites econômicas nacionais e do exterior, sem respeito aos direitos básicos e fundamentais do cidadão, dentre eles o da informação.

Nessa medida os temas definidos para as mesas e o filme do cineasta Sílvio Tendler, o lançamento da campanha Direito à Memória e à Verdade cumprem o papel de trazer para o encontro assuntos pertinentes e fundamentais à nossa realidade atual e aos desafios futuros, todos voltados para a "informação, direito básico do cidadão".

O debate sobre a banda larga comunitária é considerado pelos organizadores de suma importância, já que foge dos projetos de entregar a exploração à iniciativa privada (as grandes companhias operadoras do setor de teles), buscando exatamente evitar esse tipo de controle.

O encontro será todo transmitido através de canais adequados na rede mundial de computadores. Toda a infra-estrutura do evento está definida e stands de partidos, movimento popular e grupos artísticos e culturais estarão sendo montados e apresentados durante os três dias do evento. Dentre os stands um da ASCURVE – Associação Capixaba dos Usuários de Rodovias e Vias do Espírito Santo.

0 comentários: