terça-feira, 3 de maio de 2011

"Facebook é máquina de espionagem"

Reproduzo matéria de Rosangela Basso, publicada no blog Maria da Penha Neles:

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, levantou a questão das redes sociais em uma entrevista na Rússia hoje, dizendo que o facebook “é a mais terrível máquina de espionagem já inventada”.



Assange disse acreditar que o Facebook é uma enorme base de dados de nomes e registros de pessoas, voluntariamente mantida por seus usuários, mas desenvolvido pela inteligência dos EUA para uso.

"Todos devem compreender que, quando você adiciona amigos ao Facebook , você está fazendo o trabalho de graça para as agências de inteligência dos Estados Unidos, e criando esse banco de dados para eles ", disse Assange.

Porém, Assange não afirma que o Facebook é realmente executado por agências de inteligência dos EUA. O fato é que o acesso aos seus registros é perigoso. "Agora,o Facebook está a cargo da inteligência dos EUA? Não, não é. É simplesmente que a inteligência dos EUA é capaz de impor a pressão jurídica e política sobre eles", disse ele.

Assange também abordou a questão dos cables secretos do governo dos EUA publicados pelo Wikileaks, argumentando que os que têm importância não foram publicados ainda. "Só publicamos os que foram considerados secretos, classificados como confidencial. Nós não tivemos nenhum cable ultra-secreto. As coisas realmente constrangedoras, o que é realmente grave, não está na nossa 'coleção' para a publicação. Mas estão lá ", disse ele.

No final da entrevista, Assange destruiu a indústria da mídia, dizendo que ela distorce a realidade para o público e que tem feito muito pouco para impedir as guerras e tirar os governos corruptos do poder. "Realmente essa é a minha opinião sobre os meios de comunicação, eles são tão ruins, que devemos nos perguntar se o mundo seria melhor sem eles completamente", disse ele.

3 comentários:

Vitor Pinheiro disse...

Eu entendi até aonde ele quis chegar. Mas acho muito "apocaliptico" a idéia de achar que o facebook é um grande banco de dados do EUA.
O Facebook sua história em si é uma grande coincidencia e sua explosão pelo mundo ainda mais.
Mas que devemos tomar cuidado com as informações divulgado em redes sociais, isso é evidente!

Abraço
Vitor

Soldadonofront disse...

Puxa, depois do Goople ter (vender?) a localização exata dos usuários, ainda o Facebook também não seria confiável?!

Romilda Raeder disse...

Muita ingenuidade daquele que pensar que os EEUU não têm o controle do que rola nas redes sociais... Eu até acho bom: assim eles ficam sabendo o que muita gente pensa deles (não que se importem com isto, não é?): prepotentes, não respeitam nada nem ninguém e têm sempre dois pesos e duas medidas - em suma, são lamentáveis.