terça-feira, 17 de maio de 2011

As piadas de mau gosto de Rafinha Bastos

Nota da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal:

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vem a público manifestar sua indignação pela maneira como o “humorista” Rafinha Bastos, da TV Bandeirantes, faz piadas com os temas estupro, aborto, doenças e deficiência física. Segundo a edição desse mês da Revista Rolling Stone, durante seus shows de stand up, em São Paulo, ele insulta as mulheres ao contar anedotas sobre violência contra as mulheres.


“Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade. Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço”. Isso não é humor, é agressão gratuita, sem graça, dita como piada. É lamentável que uma pessoa – considerada pelo jornal The New York Times como a mais influente do mundo no twitter -, expresse posições tão irresponsáveis e preconceituosas. Estupro é crime hediondo e não requer, em nenhuma hipótese, abordagem jocosa e banalizada.

Vale lembrar que qualquer mulher forçada a atos sexuais, por meio de violência física ou ameaça, tem seus direitos violados. Não há diferenciação entre as vítimas e, tampouco, a gravidade e os danos deste crime diminuem de acordo com quaisquer circunstâncias da agressão.

Assim, a SPM condena a banalização de tais preconceitos e, como organismo que visa, sobretudo, enfrentar a desigualdade para promover a igualdade entre os gêneros, a Secretaria repudia esse tipo de “humor” e qualquer forma de violação dos direitos das mulheres. Humor inteligente e transgressor não se faz com insultos e nem preconceitos. A sociedade não quer voltar à era da intolerância e, sim, dar um passo adiante.

3 comentários:

Rosely Arantes disse...

Pertinente a nota. Salve!

Penso que um cidadão que se intitula "humorista" e usa de falas que reforçam e legitimam um crime dessa envergadura; que recebe o título de "a mais influente pessoa do mundo no twitter" além de mostrar o (baixo) nivel de maturidade política que tem o país, evidencia o quanto nós temos que avançar o debate de gênero, da igualdade, do respeito, do controle social e da democratização da comunicação.

Infelizmente, esse e tantos outros cidadãos ficam impunes, apesar do grande dano feito à sociedade

Alexandre Lebrão disse...

Olha ai mais do mesmo, qualquer ser humano que se classifique como homem racional, sabe diferenciar uma piada de uma apologia. Esse é sim um tema delicado, mas deixemos de "bom mocismo" e esperemos o dia em que ele (Rafinha Bastos) tenha sua intimidade violada e então poderá mudar o teor da sua piada.

KARY disse...

Qual seria a opinião dele "Rafinha" caso tivesse sido vitima de estupro? Ou uma pessoa q ele ama fosse mutilada dessa forma? Karo amigo em minha humilde opinião o humor é feito para se divertir e questionar e não para fazer com que outras se sintam mal e relembrem momentos traumáticos!! Kreio q ele não faria essa piada caso tivesse contato com essa realidade! ele é um humorista muito inteligente, mas perdeu o bom senso e a sabedoria em algum lugar no caminho em busca da fama!!!