domingo, 10 de abril de 2011

Ollanta Humala vence 1° turno no Peru

Reproduzo matéria do jornal argentino Página/12, publicada no sítio Carta Maior:

Segundo as primeiras pesquisas de boca de urna, o candidato da esquerda, Ollanta Humala, obteve mais de 30% dos votos e deverá disputar o segundo turno previsto para 5 de junho. O segundo lugar é disputado por Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, e pelo ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, que, segundo as pesquisas de boca de urna, obtiveram cerca de 20% de votos cada, com uma ligeira vantagem para Keiko.

De acordo com a empresa Ipsos Apoyo, Humala tem 31,6%, contra 21,4% de Fujimori e 19,2 do liberal Pedro Pablo Kuczynski. Outro instituto, CPI, deu 33% para Humala, 22% para Fujimori e 19% para Kuczynski. Outro ainda, Datum, apontou os seguintes números: Humala 33,8%, Fujimori 21,3% e Kuczynski 19,5%.

As pesquisas de boca de urna, segundo advertiram seus próprios realizadores, costumam ter margens de erro de até mais de três por centro, de acordo com os índices históricos. O diretor de Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, explicou que nas pesquisas de boca de urna, quando a vantagem não supera a casa dos três pontos, deve-se considerar como um empate técnico.

Os candidatos presidenciais Ollanta Humala, Keiko Fujimnori e Pedro Pablo Kuczynski foram os três primeiros aspirantes à presidência do país a votar na manhã deste domingo. Enquanto isso, a votação desenrolou-se em ordem em todo o país, sem que fossem registrados incidentes de grande importância, conforme informaram as autoridades eleitorais.

O primeiro dos candidatos a votar foi o nacionalista Ollanta Humala, que o fez na sede da Universidade Ricardo Palma, no distrito de Santiago de Surco, onde chegou acompanhado por sua esposa Nadine Heredia. Humala foi saudado por um grupo de simpatizantes e escutou também algumas hostilidades – ainda que menores – de eleitores dos outros candidatos.

A direitista Keiko Fujimori também votou cedo e entrou na fila como uma eleitora comum na sua seção eleitoral em um colégio localizado também em Santiago de Surco. Já o liberal Kuczynski, conhecido popularmente como PPK, foi o terceiro candidato a votar. Ele compareceu ao Colégio San Augustin no distrito de San Isidro, de onde se retirou sem fazer declarações em meio a declarações de apoio.

O ex-presidente centrista Alejandro Toledo e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, votaram por volta do meio dia. Antes de votar, os candidatos presidenciais mantiveram a tradição de tomar o café da manhã com jornalistas peruanos, oportunidade que aproveitaram que fazer os clássicos a que os eleitores votassem massivamente e em paz.

* Tradução: Marco Aurélio Weissheimer.

2 comentários:

Anônimo disse...

A ESQUERDA BRASILEIRA, DEVE USAR O PLEBISCITO E O REFERENDO POPULAR,CONTRA, A DIREITA LESA PATRIA.DILMA, NAO PRECISA FICAR REFEM DOS PICARETAS EM GERAL.COMO LULA FICOU NO SENADO,ACORDA DILMA,LULA, FALHOU, NESSA QUESTAO.OS PAISES DA AMERICA LATINA,COMO O PERU, NO FUNDO, TEM MEDO, DO BRASIL VIRAR UM COLONIZADOR, DA REGIAO.O BRASIL ,NAO DEVE ESPERAR NADA, DELES.ARGENTINA,PERU E O RESTO,PREFEREM APOIAR OS EUA.INDEPENTE DO GOVERNO SER DE DIREITA OU ESQUERDA.ACORDA BRASIL.

Victor Francisco Cabrera Ludeña disse...

No entiendo como ustedes un país grande se fijen en las elecciones de un país como Peru