segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Globo defende Bolsonaro. Qual o motivo?

Reproduzo artigo de Wevergton Brito Lima, publicado no sítio Vermelho:

Em “O Globo” de hoje (segunda, dia 4 de abril), o colunista Ricardo Noblat parte em defesa do deputado federal Jair Bolsonaro, ameaçado de cassação por suas declarações racistas. Ao melhor estilo do PIG (Partido da Imprensa Golpista), Noblat ergue, em sua coluna, um verdadeiro monumento ao sofisma.

A inadequada piada do ex-presidente Lula que, em 2006, brincando com o então prefeito de Pelotas, disse que aquela cidade é “polo exportador de veados”, tem para Noblat o mesmo significado das declarações homofóbicas e racistas do deputado do PP.

Noblat, despudoradamente, afirma que Bolsonaro está ameaçado de cassação por ser “contra cotas raciais, o projeto de lei da homofobia, a união civil de homossexuais e a adoção de crianças por casais gays”. Em nenhum momento o jornalista da família Marinho cita a declaração racista e, portanto, criminosa, de Bolsonaro à Preta Gil quando, recordemos, declarou que seus filhos (filhos dele, Bolsonaro) jamais namorariam uma negra por terem sido bem educados.

Isso, para Noblat, é certamente insignificante. Grave para ele é Lula ter dito que “louros de olhos azuis” foram responsáveis pela crise econômica mundial.

Os parâmetros de Noblat são mesmo estranhos. Fascista para ele não é o Bolsonaro, mas os que propõem sua cassação por racismo, já estigmatizados desde o título da coluna: “fascismo do bem”.

O grande problema, no entanto, não é a manjada manipulação de um jornal conhecido por sua arte em mentir e deturpar. A questão é outra.

Da mesma forma que só crianças e ingênuos acreditam que o deputado federal Jair Bolsonaro “não entendeu a pergunta” de Preta Gil, só um completo alienado não sabe o que significa ser articulista da página 2 de “O Globo”. Quem mandou o recado não foi o Noblat, foi o próprio jornal, pois Noblat não passa disso, de um garoto de recados.

E qual é o recado que a família Marinho mandou Noblat entregar com essa coluna aparentemente absurda? O recado foi claro: “Extrema-direita, estamos a postos, contem conosco, podemos estreitar nossa aliança contra os inimigos em comum”.

Recado semelhante já havia sido enviado durante a campanha eleitoral, quando a mídia hegemônica apoiou de forma discreta o festival de baixarias articulado por ultraconservadores para atingir a candidatura Dilma.

Alguém pode acusar este humilde articulista de estar sofrendo de delírio persecutório. Mas se existe uma coisa que a história do Brasil, inclusive a história recente, nos ensina, é que os setores mais reacionários da burguesia, mesmo aqueles que usam uma capa “democrática”, recorrem a qualquer método para barrar o avanço de um projeto que aprofunde a democracia e a justiça social. Se o claro recado que a coluna do Noblat mandou tem algum mérito, é o de nos lembrar mais uma vez desse fato.

10 comentários:

Luiz Correia disse...

Agora consegui entender o por que deste "colonista" ter publicado hoje no seu blog um texto da Veja que diz que no Brasil não existe Direita.

TudoVê disse...

Não é correto partir da idéia que Bolsonaro foi racista, ele disse que entendeu a pergunta de maneira errada, pelo menos dê a ele o benefício da dúvida.

Penso que o Noblat tenha acreditado nas desculpas do Bolsonaro.

Anônimo disse...

Eu não conheço esse Noblat, nunca vi e nunca tinha ouvido falar dele até então. Talvez ele esteja apenas querendo pegar uma carona na fama momentânea do Deputado Jair Bolsonaro. O que não faltam são oportunistas nesse país.

soniadivina disse...

palpite :BOLSONARO 2014...Assim a Globo o entroniza em Brasilia ... ao inves de um caçador de marajas um defensor "da familia brsileira"...usaram o serra como escada e o boco caiu na trama direitista como um pato...o objetivo é um cara da DIREITA MESMO,de berço ou melhor de quartel"

Anônimo disse...

O Magnoli disse a mesma coisa no Jornal da Cultura, logo no dia seguinte da declaração de Bolsonaro, ele chegou a indignar a Cristina Poli e o Bucci que o acompanham nos comentários. Ele disse que era a Preta Gil que estava sendo a polícia política e que o Bolsonaro poderia dizer o que quizesse e que a Preta, na verdade, era uma tirana, e que se realmente ela tivesse poder iria mandar cortar a cabeça de Bolsonaro. O caso desse Magnoli é frenológico, ele fica possesso quando falam em racismo, já que para ele isso é mítica, ele fica psicótico...
Ismar Curi

Jader disse...

Na boa, o missivista realmente está sofrendo de "delírio persecutório".
Já pra aula de interpretação de texto, já!

Anônimo disse...

boçalnaro, ali kamel, noblat, magnoli todos racistas da pior espécie. Desprezíveis

Anônimo disse...

Bolsonaro é racista sim!
Ele não entendeu errado a pergunta. O problema é que para o seu (dele) filho só poderia estar com uma mulher negra se fosse uma prostituta ou uma mulher para pegar na rua e largar lá, porque branco, na cabeça dele, não namora e não casa com uma mulher negra. É a bem conhecida mentalidade dos senhores de escravos. Para ele, a senzala é aqui!

Mariella Tasca disse...

Onde esta o direito do cidadão de poder expressar o que sente e a sua opinião? não concordo em nada com esse Bolsonaro, até porque acho desprezível o racismo, ms ele achar que uma determinada educação não foi a certa isso é uma opinião dele, afinal de contas os que mais falam o que pensam são os artistas nas Tvs... a única coisa que me incomoda é saber que o racismo ainda exista, saber que pessoas são colocadas como menos capazes por uma diferença de cor, mas o que ele acha sobre qual foi a melhor educação, isso ele tem todos o direito de expressar o que acha!! vamos entender melhor as coisas...

Anônimo disse...

Ha uma grande diferença entre o senhor LULA dizer que Pelotas é a cidade de veado e esse dignissimo senhor errado atacar os gay.
Primeiro o senhor LULA da Silva em todos os seus mandatos foi sempre a favor da comunidades gays e a favor de fazer leis que os protejas deste tipos de ditador.
segundo esse senhor é declaradamente homofobico, racista, preconceituoso, ditadirial...O nosso pais não tem mais lugar para este tipo de politico.