terça-feira, 5 de abril de 2011

"Maria Frô" e a blogosfera potiguar

Reproduzo matéria de Conceição Oliveira, publicada no blog Maria Frô:

Quando fui convidada para a mesa de abertura do encontro regional do blogprogRN, que ocorreu entre os dias 01 a 03/04/2011, fiquei bem contente: lembrei-me imediatamente de quanto eles são solidários.

Quando a minha câmera quebrou, no auge das enchentes de São Paulo e fiquei impedida de cobrir os desmandos demotucanos por aqui, veio de Mossoró uma parte do dinheiro para comprar uma nova câmera. Foi o Allan Patrick, blogueiro de "O Caderno do Allan" um dos primeiros a contribuir. Uma pena que não pude dar um abraço nesse blogueiro sensível, politizado, de ótimo texto que é o Allan, ele estava no hospital cuidando de uma gripe que quase virou pneumonia.

Grande responsabilidade a minha: representar a comissão organizadora do blogprog nacional, falar com meninos e meninas sabidos, grandes conhecedores da política local, regional e nacional. Espero não ter desapontado o público dos blogueiros do Rio Grande do Norte.

Sem patrocínios, com pouquíssimos recursos e no meio de uma disputa estudantil entre a UJS e a juventude petista que refletiu no encontro, com algumas dissenções na comissão organizadora estadual, mesmo assim Jean, Daniel Dantas, Alisson Almeida, Kenia (@Kenoca) e outros tocaram o encontro e conseguiram realizá-lo a contento.

O debate de abertura foi muito rico, os cerca de 30 participantes me ‘metralharam’ de questões bastante pertinentes. Depois aconteceu uma dinâmica entre os blogueiros locais e mais duas mesas à tarde: a primeira – um debate riquíssimo sobre políticas públicas na área da cultura, educação, segurança pública e saúde e as redes sociais, onde aprendi muito sobre a realidade local.

Todos foram unânimes em perceber que as redes sociais são apenas meio de comunicação dos movimentos sociais e de redes sociais concretas. Francisco Júnior, membro do Conselho Nacional de Saúde fez uma exposição brilhante com críticas muitíssimo pertinentes, críticas da esquerda para a esquerda.

À noite uma mesa sobre governança e redes sociais que gerou um debate muito produtivo também e, finalmente, na manhã de domingo, ocorreu a plenária que pôs em discussão a Carta dos Blogueiros Progressistas do RN.

Aprendi muito com esses meninos: Daniel Dantas, Jean, Alisson, Emanuell, Tiago. Garotos politizados, militantes de esquerda, apaixonados por sua cidade e seu estado e cheios de energias para lutar pelo fim das oligarquias que dominam a política potiguar há séculos.

Tive o prazer de conhecer pessoalmente Fátima Bezerra (@Fatima_Bezerra) uma liderança incontestável no estado, comprometida com a educação do país, sua irmã, Tetê Bezerra, o deputado Fernando Mineiro (@mineiropt), a professora Graça Pinto (@midiatico), especialista em mídia e educação na UFRN, o vereador George com seu projeto interessantíssimo de Parlamento metropolitano, o professor Ruy Rocha (@ruycomunica), apresentador do Programa Xeque-Mate da TV Universitária, programa do qual participei na sexta-feira, um dia antes do início do encontro.

Me apaixonei por Natal, suas praias e sua gente, aprendi sobre a música potiguar, experimentei os sabores da terra. Entendi todo o encantamento do professor Miguel Nicolelis pela cidade e por iniciar nela seu projeto de neurociência. Aliás, a comissão do BlogprogRN antes do encontro estadual já havia organizado outros eventos importantes como a palestra sobre redes sociais dadas pelo neurocientista no final de janeiro deste ano.

Tenho certeza que os natalenses são muito maiores que Micarla, a prefeita com maior índice de rejeição do país, batendo os estratosféricos 84,5% de desaprovação. Natal é maior que os Maia, os Alves e outras famílias oligárquicas e se depender de Tiago, Emanuel, Jean, Daniel, Alisson e outros blogueiros e ativistas que estiveram no blogprogRN não faltarão lideranças renovadas, ética e sensibilidade para construir a capital e o estado que os potiguares merecem.

Fiz um montão de fotos bacanas desta terra tão linda e cheia de histórias que é Natal. Depois subo alguns álbuns.

Para encerrar queria fazer um apelo aos sindicatos e mandatos populares do Rio Grande do Norte: contribuam para fortalecer a blogosfera de esquerda potiguar: podem começar, ajudando-os a conseguir recursos para as passagens até Brasília para participarem do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas que ocorrerá em meados de junho deste ano. O jornalismo cidadão em Natal e no Rio Grande do Norte só tem a ganhar incentivando esses garotos a se expressarem livremente.

0 comentários: