quinta-feira, 28 de abril de 2011

Globo completa 46 anos com o pior Ibope

Reproduzo matéria publicada no portal R7:

Nesta terça-feira (26), quando completou 46 anos de existência, a Globo recebeu de presente uma notícia nada agradável. Dados apontaram que a emissora teve somente 16,2 pontos de média de audiência do início do ano até agora, entre 7h e 0h na Grande São Paulo. Esse resultado está 0,3 ponto abaixo da média registrada ao longo de todo o ano de 2010 e é o mais baixo registrado pela emissora do Jardim Botânico, desde sua fundação.



As quedas de audiência da Globo vêm se acentuando desde 2006. Naquele ano, a emissora registrava média de 21,4 pontos, ou seja, 5,2 pontos a mais do que tem apresentando atualmente. Esse número representa também o terceiro recuo consecutivo em três anos e indica uma queda de cerca de 26% em relação ao maior ibope obtido pela Globo nos últimos dez anos: 21,7 pontos em 2004.

Como não houve uma mudança grande no número de televisores ligados nesse mesmo período, esses dados mostram que a Globo perdeu telespectador, seja para outras emissoras abertas, canais fechados ou DVDs.

As manhãs globais, por exemplo, vêm apresentando sérios problemas. Na última quarta-feira (20), o programa Fala Brasil (Record) ampliou ainda mais a vantagem em relação ao Mais Você (Globo). Naquela data, os dados mostravam que a atração da Record atingiu 7,2 pontos de audiência e share (participação de televisores ligados) de 27,4%. Já o Mais Você não passou de 6,4 pontos no Ibope, com share de 24,3%.

O programa ancorado por Ana Maria Braga vem perdendo audiência sucessivamente, o que tem colocado o diretor Boninho em situação ainda mais desconfortável. Ele, que já vinha se enfraquecendo na emissora carioca, perdeu espaço e prestígio neste ano com a estreia do Bem Estar, em fevereiro. O programa de qualidade de vida tirou 40 minutos da TV Globinho e não é subordinado ao diretor, que comandava toda a manhã da Globo.

Boninho também teve dificuldades com o BBB, programa que, quando lançado, foi responsável pela mudança de seu status. A edição deste ano teve o desempenho mais fraco desde a estreia do reality show, em 2002.



6 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Puxa vida, que gráfico mais distorcido. Não tenho dúvidas que foi a Record quem fez. Colocaram os 16,2 bem pequeno para aumentar a ilusão que a discrepância é maior. Tudo bem que a Globo está perdendo Ibope, mas nesse gráfico só dá pra confiar nos números e não olhar para as barras.

dedo na ferida disse...

É mais que óbvio que o brasileiro está migrando de forma descomunal, da tv para a Internet, tenho a minha casa como exemplo, a Tv raramente é ligada, já o notebook.......é o dia todo.

Guilherme Nogueira de Souza disse...

Caro Altamiro,


O gráfico desta matéria é uma clara tentativa de manipulação visual dos dados. Quem atentar apenas para o gráfico, seu jogo de cores e etc julgará que a Globo está se desfazendo e falirá ainda este ano!
Estão certos os estatísticos e demógrafos quando afirmam que a expressão visual dos dados é uma arte em si. Este gráfico está parecendo feito pelos funcionários da Veja. Lastimável! Especialmente vindo de um jornalista sério - e nada inocente - como você.

Sem mais,

Guilherme.

Ruy de Lima e Silva disse...

Faço sinceros votos que esta josta despenque cada vez mais, pela criminosa manipulação de seu sub-jornalismo, pela mediocridade alienante e despolitizante de sua chamada "teledramaturgia", para entorpecer as mentes do populacho (ou "patuléia", como quer o Elio Gaspari)e pelos inúmeros desserviços que vem prestando ao país desde que foi fabricada nos laboratórios espúrios da Ditadura, a quatro mãos com o grupo Time-Life.Enough is enough,para que a Fátima e o Bonner entendam (ah, e os camelos também)

Fernanda disse...

Não é novidade afinal o que a globo tem para oferecer,novelas?! reportagem maldosa e sem fundamento?!
assuntos vazios isso sim,as pessoas estão deixando de serem bobas!

Sergei Korolev disse...

vai com o diabo, praga asquerosa