sábado, 2 de abril de 2011

Futebol: a última trincheira da Globo?

Reproduzo artigo de Brizola Neto, publicado no blog Tijolaço:

Desmoralizada politicamente, a Rede Globo não tem mais condições – apesar do altíssimo nível de muitos dos seus profissionais – de sustentar seu monopólio de fato sobre a TV aberta. Sem julgamento de mérito – ou da falta dele – sobre suas programações, as outras emissoras deixaram de ser “traço” em audiência e a própria emissora já reviu para baixo, ontem, suas metas de audiência, baixando-as para 18/19%.

Além das concorrentes diretas, a TV a Cabo e a internet estão erodindo o monopólio da ex-Vênus Platinada.

O futebol, do qual ela tem exclusividade, passou a ser a trincheira de vida ou morte para ela.

Hoje, a Record tomou a ofensiva. E colocou a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, numa situação delicada.

A emissora tornou público que está oferecendo R$ 100 milhões pela transmissão de 16 dos 40 jogos do Flamengo no campeonato brasileiro.

A Globo diz que paga R$ 44 milhões pelas 40 partidas.

Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Vitória, Goiás, Coritiba, Vasco, Sport, Santos, Bahia e Corinthians assinaram com a Globo. A Rede TV, que venceu a concorrencia do Clube dos 13, diz que tem 15 clubes acertados, mas parte deles roeu a corda do acordo anterior e mesmo tendo dado procuração ao Clube dos 13, assinaram com a Globo,

A esta altura, só Deus sabe o que está se passando dos obscuros subterrêneos do futebol, mas ninguém duvida que estejam se passando as maiores barbaridades.

Tudo indica que a transmissão do Brasileirão vai terminar no “tapetão”.

4 comentários:

eraldo disse...

As relações de poder estabelecidas são tão efêmeras e superficiais, que se amanhã a Rede Record monopolizar a audiência como a Globo fez em décadas (algo que dificilmente acontecerá de novo) ela passará a ser a Globo de antes tão rapidamente que à Globo só restarão as análises.

Observo tudo o que tá rolando com o futebol com bastante curiosidade e apreensão. Duvido muito que essa história vai acabar bem. E penso que se a coisa piorar, ano que vem o estado intervenha.

Abraços!

Goliardos disse...

Uma das coisas que eu queria ver antes de morrer é a quebra desse monopólio da Rede Globo no Futebol. Ninguém merece assistir toda semana: Flamengo x Bangú, Flamengo X Macaé, Flamengo x qualquer merda.

E quanto aos jogos, são muito tarde por causa da novela. Isso precisa acabar. Esse Racha do clube dos 13 parece que algo vai mudar. Pelo menos no primeiro momento.

abraços

Filipe disse...

O campeonato Brasileiro tem só 38 rodadas e não 40!

Jessica Medeiros disse...

Orçamento exagerado quando o assunto é uma partida de futebol.