terça-feira, 19 de abril de 2011

Censura à novela do SBT é rejeitada

Reproduzo matéria publicada no sítio Vermelho:

O Ministério Público Federal arquivou o pedido de abertura de inquérito, de saudosos da ditadura, contra a exibição da novela Amor e Revolução, transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Para os procuradores, não foram apresentados elementos mínimos para justificar a investigação, pedida por suposto descumprimento da Lei da Anistia.
Um portal militar resolveu fazer um abaixo-assinado contra a novela de Tiago Santiago, que aborda o período do regime militar no Brasil (1964-1985).



No abaixo-assinado, os signatários mentem ao dizer que “é óbvio que o governo federal, através da Comissão da Verdade, recém-criada, está participando do acordo em exibir a novela Amor e Revolução no SBT. Parece-nos que se trata de um acordo firmado com o empresário Silvio Santos, visando o saneamento do Banco Panamericano do próprio empresário”.

Em tom autoritário, os militares completam: “Sendo assim, o efetivo da Forças Armadas, tanto da ativa como inativos e pensionistas, vêm respeitosamente através desse abaixo-assinado, como um instrumento democrático, solicitar do digno Ministério Público Federal, representado acima, providências em defesa da normalidade constitucional, vista o cumprimento da lei de anistia existente, conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal. Nestes termos pede deferimento em caráter urgentíssimo".

Para Tiago Santiago, o texto é “despropositado” do começo ao fim. “A novela é respeitosa com as Forças Armadas, mostrando herói militar e oficiais democratas, a favor da legalidade. Em diversos trechos da novela, há menções favoráveis a militares, evidenciando que nem todos participaram do golpe e da violenta repressão à oposição”.

2 comentários:

antonio barbosa filho disse...

O que os signatários do abaixo-assinado estão fazendo é apologia ao crime, por se solidarizarem com torturadores, estupradores e assassinos. o fato de que os criminosos dizem agirem "em defesa da Pátria" é apenas uma forma covarde de gugirem a suas responsabilidades.
Caxias nunca permitiu tortura de presos. Quem discorda, que saia das Forças Armadas e assuma suas taras criminosas. E as penas.

Anônimo disse...

Só era o que faltava!! Alem de bandidos continuam sendo cruéis. Merecem um pijama de listas horizontais para o resto de suas vidas.
Lucio Dias.