terça-feira, 26 de abril de 2011

Bahia reforça campanha da banda larga

Reproduzo artigo de Eliane Costa, publicado no sítio Vermelho:

Garantir o acesso de todos os brasileiros e brasileiras à internet banda larga com qualidade e baixo custo. Este é o objetivo principal da campanha “Banda larga é um direito seu!”, lançada nesta segunda-feira (25/4) simultaneamente em Salvador e outras três capitais brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na capital baiana, um ato público na Faculdade de Educação da Ufba reuniu diversas entidades do movimento social, professores e ativistas pela democratização da midia.

Para o professor Nelson Pretto, um dos coordenadores do movimento na Bahia, ao lado da professora Bonilia da Faculdade de Educação, o lançamento é um primeiro passo para pressionar tanto o Executivo, quanto o Legislativo, a dotar o país de uma política pública que permita o acesso a banda larga, um patrimônio do país e não um serviço a ser prestado apenas por operadoras privadas.

“O envolvimento da Faculdade é porque nós da Faculdade de Educação, particularmente, achamos que o país deve ser dotado de uma infra-estrutura de banda larga adequada para de fato inserir as escolas na cibercultura”, enfatizou.

“Eu imagino que a partir daqui, vá se construir um grupo de pressão muito forte a ministérios, a parlamentares, no sentido de acompanhar mais atentamente o desdobramento do Plano Nacional de Banda Larga, que foi ao longo do tempo sofrendo uma série de modificações. E com o tipo de pressão que as operadoras de banda larga e a grande mídia exercem sobre o governo e os parlamentares isso pode vir a piorar”, argumenta Pretto.

A importância da mobilização da sociedade civil para garantir a banda larga como um serviço público e eficiente também foi ressaltado pela secretária de Comunicação do PCdoB na Bahia, Julieta Palmeira, também integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM):

“Fazemos parte de um grupo de pessoas que defende a comunicacão como um direito humano e a questão do acesso a banda larga não é uma questão menor. É preciso garantir a banda larga como um serviço público de qualidade e universalizado, como um dever do estado. É preciso avançar mais a política definida no Plano Nacional de Banda Larga, nesse sentido."

A campanha já conta com mais uma adesão importante, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), que se colocou à disposição do movimento para debater o tema na Assembleia Legislativa da Bahia. “É importante a participação da Assembleia neste processo. Já existem vários projetos sobre o tema em discussão na Casa, mas sempre poderemos estudar formas de garantir o acesso de todos à internet de qualidade, já que este há muito tempo passou a ser um serviço essencial para a população”, destacou o parlamentar.

O tema também será pauta de uma audiência pública ainda sem data definida na Câmara de Vereadores de Salvador, de acordo com a vereadora da capital Marta Rodrigues (PT), presente ao evento.

0 comentários: