segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval: Os blocos da política atual…

Reproduzo artigo de Paulo Daniel, publicado no sítio da revista CartaCapital:

No carnaval, os blocos em algumas vezes representam uma determinada realidade social, por exemplo, o Bloco Bacalhau do Batata, teve origem ainda em 1962 em Olinda (PE), quando o garçom Isaías Pereira da Silva (falecido em 1993), e apelidado como Batata, organizou na quarta-feira de cinzas, um bloco carnavalesco destinado àqueles que, por trabalharem durante o período de festas momescas, deixavam de brincar o Carnaval.

Neste sentido, imaginei alguns blocos na política brasileira:

- Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo, montaria o bloco do “Sou e não sou”, ora é situação, ora é oposição com José Serra (PSDB); uma figura ilustre desse bloco seria Aécio Neves (PSDB) Senador da República por Minas Gerais.

- A Família Roriz, do Distrito Federal, pai, mãe e filha, chefiariam o bloco “me dá um dinheiro aí”, para participar desse bloco, é necessário pagar uma mensalidade, que geralmente é alta, por isso, é apelidada de mensalão.

- Lula (PT), ex-Presidente da República, comandaria o bloco “O cara”, fez história ao assumir a Presidência da República e em seu último ano de governo bateu, positivamente, todos os recordes econômicos e sociais. O cara mais popular do país.

- José Serra (PSDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) montariam o bloco “Assim não dá…” Um bloco seleto, que para desfilar é necessário black tie, mas atualmente está em forte disputa pela mudança de nome do bloco, podendo se tornar “A urubuzada”, pois detesta compartilhar alegria e felicidade com o restante do povo.

- Dilma Rousseff (PT) estrearia no bloco “Nós podemos” com sua eleição à Presidência da República, as mulheres podem iniciar um novo protagonismo na história brasileira.

Os blocos aqui “criados” caso tenham qualquer semelhança com a realidade social e política brasileira são mera coincidência, por isso, antes de sair pensem e exerçam seus direitos e a democracia sem moderação…

2 comentários:

maria regina disse...

Será que poderíamos incluir o bloco dos "Sujos" Progressistas? Nem preciso dizer sobre quem seriam seus participantes.

Maria Regina

Anônimo disse...

Bloco: 'na próxima apareço" para aqueles canditados que visitam o interior e distribuem abraços a todos, isso quando proximo as eleiçoes em especial às vagas para o poder Legislativo.
Bloco "Faço tudo" discurso hipocrita de canditados . Que Responderia com o bloco:"Promessas e nada mais"