quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Liberdade na internet compensa mau uso

Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no Blog da Cidadania:

Os recentes acontecimentos no Egito fizeram este autocrítico blogueiro repensar opiniões que acalentava sobre Barack Obama, tema sobre o qual já escreveu, e sobre o anonimato na internet, assunto ao qual prometera retornar e agora efetivamente retorna.

Obama, desde o golpe em Honduras já fazia por merecer o abandono da confiança que lhe fora dedicada. A recente constatação de sua hipocrisia ao tratar os ditadores (?) do Irã como satãs e os do Egito (!) como meninos levados terminou de matá-lo politicamente.

O que vale abordar agora, portanto, é o fato de que os benefícios da liberdade na internet podem compensar largamente os malefícios, pois o anonimato na rede é o que está permitindo que as pessoas tenham coragem de registrar por escrito a luta contra a ditadura egípcia.

Mais do que a motivação popular, vale destacar o poder que a internet está assumindo conforme a inclusão digital vai se ampliando. Seja para desmontar as mentiras da imprensa golpista e hegemônica no Brasil ou para ferrar com o ditador Mubarak no Egito.

Não deixa de ser preocupante que tarados e golpistas usem a rede para praticar seus crimes, mas, de fato, será melhor montar meios de investigar e punir crimes cibernéticos, mesmo que ainda não se saiba como fazê-lo completamente, do que dar meios às ditaduras, assumidas ou enrustidas, de intimidarem ou retaliarem quem os desafie pela internet.

Ou seja, a liberdade na internet compensa seu eventual mau uso, pois a primeira envolve a maioria esmagadora dos internautas e o segundo, uma ínfima minoria que usa o meio digital para delinqüir.

Bingo!

Quero, pois, manifestar-me claramente contra qualquer tipo de fichamento de internautas, pois a internet está se convertendo no último bastião das sociedades contra qualquer tipo de censura da comunicação, recurso primeiro das ditaduras.

2 comentários:

Paulo Marcel disse...

Temos que ter cuidado para não perdemos esta liberdade. Pois acabamos de ver como foi fácil, no Egito, o governo minar a net.
Como podemos nos garantir que isto não vai ocorrer aqui?
http://todeolhomalandragem.blogspot.com

IBEBrasil disse...

2 coisas : Miro é fato que as entidades da sociedade civil organizada precisam se organizar mais em torno deste assunto específico. Vamos ver se na reunião de segunda no Rio e a outra dia 10 em Sampa, a gente consegue fazer isso.
A segunda coisa é : Paulo... oque poderá garantir esta liberdade é o compartilhamento de poder com o povo, seguindo a premissa do Art.1º,§ único da CFB, ou seja, a internet pública do Brasil tem que ter gestão participativa e não somente em conselhos, mas gestão de provedores comunitários com regras específicas... A internet é convergência de mídia e se isso cair nas mãos de empresas privadas e governos daí sim nos seremos meros usuários de uma política publica que poderia ser a plataforma da democracia plena. Entenda a Web 2.0 e veja que será lá que faremos a transformação da consciência política, social, educacional dos indivíduos. Descredibilizar a internet como uma ferramenta neste contexto é simplesmente jogar no lixo a oportunidade de democratizar todos os meios de comunicação de uma vez só. Abs. a vamos juntos, porque juntos meu nobre.. somos FORTES