quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A premiação do MST e as vaias da Folha

Reproduzo matéria publicada no Blog da Reforma Agrária:

“João Stédile, fundador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), recebe homenagem na Câmara dos Deputados; ao ser anunciado, ouviu vaias”, afirma nota na Folha de S. Paulo.

Não poderia ser diferente.

No Brasil, existe um número grande de parlamentares que são donos de grandes propriedades que não cumprem a sua função social.

Ou seja, proprietários de áreas que são improdutivas, desmatam o meio ambiente ou desrespeitam a legislação trabalhista.

E lá na Câmara dos Deputados está parada desde 2004 a PEC do Trabalho Escravo, que obriga a expropriação de terras de quem explora trabalho escravo.

Essa máfia de deputados ruralistas tem nome e sobrenome: bancada ruralista.

De acordo com o Instituto de Estudos Socioeconômicos ( Inesc), há 117 deputados na atual legislatura.

Esses parlamentares vaiaram João Pedro Stedile, assim como vaiaram aquele que indicou o militante do MST, Brizola Neto, assim como vão vaiar qualquer lutador do povo que questione as bases da desigualdade social do Brasil.

Ou seja, a nota da Folha poderia constatar também a existência da gravidade.

Essa foi a conclusão, mais do que óbvia, que chegou o jornal Estado de Minas, em nota da coluna de Baptista Chagas de Almeida: “Líder e fundador do Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MST), João Pedro Stedile foi homenageado na Câmara dos Deputados. Ficou entre vaias e aplausos. Nenhuma surpresa numa casa que tem a bancada ruralista”.

A Folha esqueceu de registrar que as vaias dos parlamentares latifundiários foram sufocadas pelos aplausos à premiação do coordenador do MST.

A Folha conhece menos o Brasil que o Estado de Minas, e só ouviu vaias ao João Pedro Stedile.

Isso não é novidade também.

Já conhecida como “Falha de S. Paulo”, está caminhando para se tornar um “Diário Veja”, na mesma linha de um panfleto semanal vendido no nosso país.

* No mesmo mundo em que vive a Folha, vivem pessoas valorosas como o escritor Eduardo Galeano, que mandou a seguinte mensagem ao MST e ao João Pedro Stedile: “que boa notícia, essa. medalha! boa e rara. nao é frequente encontrar evidencias de que a justiça existe. te abraça, teu irmao”.

.

2 comentários:

Valeriobrl disse...

... ainda tem muita coisa a melhorar no Brasil. Fico feliz para o MST espero que este premio acelera uma discussão seria por uma verdadeira reforma agrária. Assim como espero nunca mais ler noticias trágica de morte de militantes do MST, Elton Brum da Silva no pode ser esquecido.

Unknown disse...

...temos de continuar caprichando para conseguirmos com a DILMA, as vitórias que conseguimos no Governo LULA...

Lula Matou a fomr de 500 anos, pagou a dívida, criou empregos, conseguiu o respeito do Mundo, distribuiu renda e honrou Zumbi, Tiradentes, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Luiza Mahim, Os Baláios, os Cabanos, Os Praieiros, João Cândiso, a Turma de Siqueira campos e todos que lutaram por Justiça, Direito e Amor.
O Brasil agora é outro, é o Brasil de LULA e DILMA e vamos em frente infinitamente.
Abração Amigo para todos.