quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Serra plantou ódio; país colhe preconceito

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

O vídeo que reproduzo abaixo é de revirar o estômago. Mas faz um bem danado: lança luz sobre um Brasil que muitas vezes não gostamos de ver. O Brasil do ódio.

http://www.youtube.com/watch?v=tCORsD-hx0w

A campanha conservadora movida pelos tucanos, a misturar religião e política, trouxe à tona o lodo que estava guardado no fundo da represa. A lama surgiu na forma de ódio e preconceito. Muita gente gosta de afirmar: no Brasil não há ódio entre irmãos, há tolerância religiosa. Serra jogou isso fora. A turma que o apoiava infestou a internet com calúnias. E, agora, passada a eleição, o twitter e outras redes sociais são tomadas por manifestações odiosas.

Como se vê no vídeo acima, não foi só a tal Mayara (estudante de Direito!!!) que declarou ódio aos nordestinos. Há muitos outros. Com nome, assinatura. É fácil identificar um por um. E processar a todos! O Ministério Público deveria agir. A Polícia Federal deveria agir.

E nós devemos estar preparados, porque Serra fez dessas feras da direita a nova militância tucana. Jogou no lixo a história de Montoro e Covas. Serra cavou a trincheira na direita. E o Brasil agora colhe o resultado da campanha odiosa feita por Serra.

Desde domingo, muita gente já fez as contas e mostrou: Dilma ganharia de Serra com ou sem os votos do Nordeste. Não dei destaque a isso porque acho que é – de certa forma – uma rendição ao pensamento conservador. Em vez de dizer que Dilma ganhou “mesmo sem o Nordeste”, deveríamos dizer: ganhou – também – por causa dos nordestinos. E qual o problema?

E deveríamos lembrar: Dilma ganhou também com o voto de quase 60% dos mineiros e dos moradores do Estado do Rio. E ganhou com quase metade dos votos de paulistas e gaúchos.

Parte da imprensa – que, como Serra, não aceita a derrota e tenta desqualificar a vitoriosa - insiste no mapinha ”Estados vermelhos no Norte/Nordeste x Estados azuis no Sul/Sudeste”. O interessante é ver a votação por municípios, e não por Estados: há imensas manchas vermelhas nesse Sul/Sudeste que alguns gostariam de ver todo azulzinho.

No Sul e no Sudeste há muita gente que diz: “não ao ódio”. Se essa turma de mauricinhos idiotas quiser brincar de separatismo, vai ter que enfrentar não apenas o bravo povo nordestino. Vai ter que enfrentar gente do Sul e Sudeste que não aceita dividir o Brasil.

Serra do bem tentou lançar o Brasil no abismo. Não conseguiu. Mas deu combustível para esses idiotas. Caberá a nós enfrentá-los. Com a lei e a força dos argumentos.

.

9 comentários:

Planeta Laranja disse...

Até gostaria de ver o Nordeste separado do país para esfregar na cara das elites do sul e do sudeste como o nordestino é povo forte e que sua região, cheia de recursos (infelizmente sugados pelo sul/sudeste) iria se desenvolver com rapidez assustadora.

É esse medo do desenvolvimento nordestino, que na minha opinião é um povo de enorme potencial (infelizmente bloqueado pela má qualidade da educação local - culpa da elite), que faz com que o sul/sudeste impeça o seu desenvolvimento.

Separado, o Nordeste ganharia força, independência e impulso para crescer rapidamente. Os próprios sudestinos e sulistas são contra a separação justamente por saber que a mesma iria fortalecer o nordeste e enfraquecer as exploradoras regiões sul/sudeste.

Vivi 18 anos em Salvador. Tenho a absoluta certeza de que aquela história de que baiano é preguiçoso é um mito bem fictício. Uma lenda superada. Baiano é trabalhador e digo mais: quando trabalha, faz bem feito, com dedicação e criatividade.

O Brasil deveria valorizar todas as regiões igualmente. Se isso não acontece, é melhor separar, já que a unidade de nosso país não passa de uma ficção. Quem perde sempre é a elite gananciosa e racista.

cesar giometti disse...

Dilma venceu, porque teve mais votos em todo o Brasil. Esse pessoal inconformado, que sempre diz que Miami ou a Europa são melhores, têm ´ótima opção para turismo ou uma estadia prolongada, longe desse país tão "atrasado", como sem frisam. se se orgulham tanto de ascendências européias, nem têm porque se preocuparem com a Dilma, uma vez que adoram viver lá fora...

Claudinete Sergipe disse...

Nós queremos paz e amor. O Nordeste é mais uma importante parte deste nosso amado Brasil. Somos todos os filhos da mesma "Pátria Mãe Gentil". E só seremos grandes o bastante perante as outras nações se tivermos todas as regiões brasileiras unidas, comungando do mesmo sonho: um Brasil forte, justo com os menos favorecidos. Portanto, não vejo (no mundo, imagine no Brasil) ninguém melhor ou pior que qualquer nordestino. Não vamos alimentar esse tipo de questão sórdida de xenofobia por entender que o Brasil é único em sua diversidade de culturas, ritmos e sotaques, que existem pessoas preconceituosas em todas as regiões brasileiras, até mesmo no Nordeste, e é essa parte que deveremos excluir, até que respeite todos os brasileiros, pois nós somos um só povo, uma só língua e um sentimento de brasilidade aflorando em cada canto deste País. Viva o Brasil!

Paulo Morani disse...

DILMA pode começar a quebrar essa espinha dorsal nazifascista. Basta ir a São Paulo conversar com Goldman e Alckimin (que por sinal não gosta de serra). Vai lá e discute o fim do PCC. Quebra a barreira e põe serra no chinelo!

Luciana Cavalcanti disse...

Miro, parabéns pelo texto! Muito bom.
Há muito preconceito desde sempre nas análises eleitorais. É preconceituoso também o argumento de que o Nordeste votou devido a uma suposta grande dependência do Bolsa Família... O nordeste votou em oito anos de crescimento após décadas de estagnação - com Sudene e tudo!
Em Pernambuco, este, sim, um estado homogeneamente VERMELHãO (com muito orgulho!), tivemos a Hemobrás, Suape, a refinaria, o estaleiro e, pela 1ª vez, uma grande expansão da universidade pública: com a UniVaSF, e vários novos campi da UFPE e UFRPE.
Bolsa Família?!?
Podemos dizer aos separatistas, xenófobos, neonazistas e afins do "Sul-Azul" que ignorantes são eles... ao dizerem tais bobagens. O nordeste não votou na dependência econômica, votou no seu desenvolvimento.


Um grande abraço!
E que vitória maravilhosa, hein?!?

Luciana Cavalcanti

Pensante Andarilho disse...

Argumentação não tem efeito com pessoas desse tipo. Ainda mais que, muitas vezes, essas pessoas estão impregnadas com pensamentos integralistas (o fascismo no Brasil). Qualquer argumentação tem a resposta vazia e fácil de ser "comunista" ou "errada porque você é idiota". Movimentos de ódio dessa maneira devem ser enfrentados com choques de realidade e trabalho para remover cada vez mais a influência fascista na nossa cultura. Isso se consegue com reestruturação das escolas e de muitas outras estruturas/experiências sociais. Na minha opinião, claro.

Erigutemberg Meneses disse...

Intolerância racial, preconceito, racismo é crime. Sendo assim, nada mais oportuno do que a manifestação do Ministerio Público e da Polícia Federal. Caso eles não o façam, o povo nordestino, de todos os estados da região e mesmo aqueles que estão espalhados pelo país inteiro, deveriam deixar de adquirir produtos made in São Paulo.

Anônimo disse...

Mas agora eles devem estar se borrando de medo:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/oab-de-pernambuco-entra-com-representacao-criminal-contra-mayara-petruso/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=579041005dd85f18916ba73c74f2dd31

Que legal!

Luis Felipe Freire disse...

Fiquei absolutamente impressionado com tudo isto, sou paulistano e acho que nunca tive tanta vergonha de morar aqui. O final da eleição revelou a verdadeira face do eleitor que durante toda esta campanha também fez jogo político. Anunciado o resultado se instaurou um clima de jogo de futebol, os derrotados lançaram xingamentos bizarros, os vencedores se tornaram revanchistas. O mito do voto para o bem comum caiu, e vimos a verdade, o importante não é dialogar, é estar certo.