quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tucanos perseguem e censuram no Paraná

Reproduzo artigo enviado pelo blogueiro Esmael Morais:

O que vou contar nas próximas linhas pode deixar-lhe arrepiado de indignação, mas é fato, está ocorrendo no Paraná e ameaça atingir todo o país como se fosse um rastilho. A experiência vivida pelo estado sulista no último mês e meio é um alerta do perigo que corre a democracia brasileira.

Pela décima vez, desde o final de agosto deste ano, o meu blog (www.esmaelmorais.com.br) está censurado pela Justiça a pedido do governador eleito Beto Richa (PSDB) sob a alegação de que a minha opinião, os meus posts, as minhas críticas políticas, o deixam “emocionalmente abalado”.

O tucano pede na 17ª Vara Civil de Curitiba indenização para ele, o filho Marcello e a esposa Fernanda pelos mesmos supostos abalos psiquiátricos. Os três são personalidades públicas, portanto, sujeitos a críticas diferenciadas das dos cidadãos comuns.

Os meus advogados, Manoel Valdemar Barbosa Filho e Carlos Raimundo Azevedo Ferreira, solicitaram via judicial que o governador eleito passe por uma junta psiquiátrica para provar que realmente ficou “emocionalmente abalado” pelo blog. Terá que indicar o nome do remédio que toma para aplacar o dano, o nome do médico que o acompanha, etc.

Em outra frente, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante as eleições, Beto Richa abriu uma verdadeira guerra jurídica contra os institutos de pesquisas (censurou dez), blogs, revistas, jornais, sites e jornalistas como estratégia para vencer a disputa do último domingo (3).

O objetivo tucano, sempre com a complacência de setores da Justiça, foi (e ainda é) calar vozes destoantes, perseguir oponentes, constranger economicamente quem ousa opinar diferente por meio de pesadas multas, enfim, atacar a liberdade de expressão e os direitos constitucionais. (Este blogueiro que tecla estas mal traçadas linhas, por exemplo, segundo informações, já deve cerca de R$ 800 mil em multas porque não compartilha das mesmas opiniões do PSDB).

O diabo é que Beto Richa venceu as eleições, mas não desceu do palanque. Cerca de 48 horas após aclamado nas urnas, o tucano abriu uma impiedosa perseguição ao meu blog. Conseguiu uma liminar que obrigou o provedor de hospedagem da minha página a desativar o domínio “esmaelmorais.com.br”. Continuo censurado, agora pela décima vez.

Muitos atribuem à censura a vitória do tucano paranaense. Sem ela – e se as pesquisas tivessem mostrado a queda do candidato do PSDB – muito provavelmente o resultado eleitoral no Paraná seria bem outro. A equipe jurídica-censora de Beto Richa se gaba pelo feito na capital paranaense e poderá exportar o modelo para José Serra na campanha de segundo turno.

Na estratégica jurídica-censora tucana, no Paraná, coube o jogo baixo, a safadeza, além do próprio cerceamento da liberdade de expressão. Na véspera das eleições, na sexta e no sábado, o PSDB chegou a pedir minha prisão porque eu continuava a opinar na minha página pessoal. O juiz negou o pedido de enclausuramento, mas retirou-me do ar.

Há ilegalidades nesta censura, pois existia um recurso protocolado pela minha defesa com efeito suspensivo, o que legalmente permitia-me ficar no ar normalmente, mas a corja fascistoide omitiu essa informação para induzir o juiz ao erro. A alegação de desobediência fora uma artimanha tucana para eliminar alguém que pensa diferente.

O método fascista do tucanato paranaense, que pode servir de modelo para o PSDB no país, caso vencem as eleições de 31 de outubro, deixaria envergonhados os agentes do antigo DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna). A turma que atendia à ditadura militar seria considerada trombadinhas, diante da truculência da gangue comandada pelo senhor Carlos Alberto Richa, vulgo Beto Richa.

Faço esta denúncia pública porque a democracia brasileira corre risco com o “modus operandi” dos tucanos. Eu vivi isso. Os institutos de pesquisa Datafolha, Ibope e Vox Populi também. Revistas nacionais como IstoÉ, sites, blogs, jornais e jornalistas igualmente sofrem censuram e não puderam informar ao país o que acontecia no Paraná durante as eleições. Ficamos no escuro por um período, voltamos às trevas e o pior: a perseguição dos fascistas tucanos continua, mesmo depois das eleições.

Será este o modelo de democracia tucana que o país precisa?

.

7 comentários:

Jorge Stolfi disse...

Claro que não há a menor possibilidade de que tenha havido fraude eleitoral pela urna eletrônica. O TSE e o TRE do Paraná garantem que é 100% impossível que a urna tenha sido programada para desviar votos. Se houve discrepância entre o resultado das pesquisas e o das urnas, só pode ser erro das pesquisas. E quem não entender essa verdade óbvia será processado.

Reginaldo disse...

Isso é um absurdo.E o povão não fica sabendo isso porque a mídia comercial blinda estes camaradas.Lei de imprensa tem que sair logo.Sugiro reunir todos os blogueiros e leitores para criar um fundo em dinheiro para proteger quem nao pode calar seria um medida de curto prazo.

Maria Luísa Bormann disse...

É preciso fazer algo mais do que reclamar!

Minha sugestão é que o Esmael compareça à Assembléia Legislativa do Paraná e sente na galeria ao lado da tribuna, com um pano preto amarrado na boca, até seu advogado conseguir uma audiencia com o Juiz do caso.

E que ele faça o mesmo na proxima sessão do orgão especial do Tribunal de Justiça, que também posssui uma área para a assistência do público.

É preciso chamar a atenção da sociedade paranaense para a involução que estamos vivenciando: censura, guerra religiosa, intolerância, uso das igrejas para campanhas contra pessoas e partidos...Parece que voltamos à Idade Média!

Daqui a pouco começarão os pogroms, a perseguição dos comunistas, ciganos, homossexuais, como aconteceu na saudosa para alguns, Alemanha do Fuhrer e na Italia do Duce.

Paraná! Acorda!

zuleica disse...

É verdade, tentei acessar e está proibido! Isso é liberdade de expressão? Minha solidariedade ao blogueiro.

Ignez disse...

Tanto para a súbita onda de violência no Rio,como para a desvalorização das ações da Petronbrás. como para a censura de Blogs no Paraná, tenho a postar um comentário já feito em outros Blogs: Até a guerra em regras e são previstas na Convenção de Genebra. A velha mídia, a "Veja", a Tv Globo, etc. estão na via da contra-ínformação. Quando a mídia se comporta como indústria, e não com serviço; quando assume que a informação não é um bem público, mas um privilégio de "interpretação" dos donos desses meios de comunicação, então o cidadão é desinformado.O futuro, para os reacionários, só pode ser o passado FHC/Serra: o neoliberalismo, com a minimização do Estado, e as mazelas disso decorrentes. Eles pensaram ter decretado o "Fim da História", estribado no "Pensamento Único", ainda que as crises se propaguem por todo o mundo capitalista. (cont.)

Ignez disse...

(cont.) Mas um futuro - impensável, por/para eles - foi construído pelo Presidente Lula. Vibrar com o "levantar as cabeças acima da cintura" (Maria Rita Kehl) dos famélicos brasileiros?! Nem pensar! Descobrir "vestígios" de virtudes no Presidente?! Jamais! Elogiar suas Políticas Sociais?! Como???! O Presidente "decretou o futuro" com o Brasil nascente se construindo, e isso desestabilizou as pretensões titânicas das elites e da mídia nazi-fascista. Por isso: SIM à trajetória nascente! SIM ao futuro que se descortina para os brasileiros, com o Brasil seguindo em frente!

Christian disse...

Acho que seguiram mesmo o modelo Beto Richa: nenhuma pesquisa saiu até agora no Brasil.