quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Serra "ficha suja": 17 processos na Justiça

Reproduzo artigo de Carlos Alberto Saraiva, publicado no Blog de Saraiva:

Se a Justiça no Brasil fosse mais rápida para políticos, José Serra (PSDB) já poderia estar ao lado de Joaquim Roriz e impedido de candidatar-se pela lei da ficha suja.

Serra tem 17 processos declarados à Justiça Eleitoral, de acordo com as certidões que ele mesmo apresentou (a contragosto, por imposição da lei, senão a candidatura fica impugnada).

Entre os processos, pelo menos três são por corrupção (improbidade administrativa).

O maior dos escândalos de corrupção envolvendo José Serra, e que o levou ao banco dos réus, foi sobre o PROER, com rombo nos cofres públicos de R$ 3 bilhões beneficiando o Banco Econômico, e de R$ 1,7 bilhões para o Banco Bamerindus ser comprado pelo HSBC.

O processo 2003.34.00.039140-7 corre na Justiça Federal do DF, e demonstra que José Serra, junto a outros tucanos do governo FHC, descumpriram as leis e as normas do próprio PROER, ao injetar bilhões do dinheiro público que foi para o ralo, em instituições que não poderiam receber socorro, e teriam que ser liquidadas.

Já houve uma decisão da juíza Daniele Maranhão Costa, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, aceitando que houve dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos no caso.

É a ante-sala para José Serra entrar na lista dos fichas sujas, caso se confirme uma condenação por juízes, em colegiado.

O demo-tucano também responde processos por crimes de imprensa, calúnia e injúria.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse numero (17) está subestimado, pois basta acessar o site do TJSP e fazer uma pesquisa pelo nome do nosferatu que aparece uma listagem interminável. Em quase todos ele figura como réu e alguns em que ele é autor, ele está processando jornalistas por supostas "calunias e difamações", incluindo o PHA. Tem alguns processos já julgados e nesses dá para acessar o acórdão na íntegra. Não entendo como esse cara ainda é candidato...Nesse acórdão aí abaixo, ele processou o Ciro Gomes e perdeu (na linguagem popular: levou pau!!):
"PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n° 409.469-4/6-00, da Comarca de' SÃO PAULO, em que é apelante JOSÉ SERRA sendo apelado CIRO FERREIRA'pOMES:

''ACORDAM, em Quinta Câmara dé Direito Privado do
Tribunal de Justiça- do Estado de, São Paulo, proferir a
seguinte decis~ão: "POR MAIORIA DE" VOTOS, NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO, VENCIDO O RELATOR SORTEADO QUE DECLARARÁ VOTO,ACÓRDÃO COM REVISOR.", de conformidade com o voto do Relator,que integra este acórdão. O- julgamento teve a participação dos Desembargadores OSCARLINO MOELLER (Presidente, sem voto), A. C. MATHIAS COLTRO e SILVERIO RIBEIRO,. São Paulo, 04 de fevereiro de 2009. •'
DIMÃS CARNEIRO
Relator Designado

VOTO N° 6725
COMARCA DE SÃO PAULO
APELANTE: JOSÉ SERRA
APELADO: CIRO FERREIRA GOMES

INDENIZAÇÃO - DANOS MORAIS - PRÉ-
CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA
REPÚBLICA - PUBLICAÇÕES EM JORNAL E
INTERNET- DANO NÃO CARACTERIZADO -
CRÍTICAS PÚBLICAS SEM CARGA
OFENSIVA, NO CONTEXTO DO CAMPO
POLÍTICO - INDENIZAÇÃO INDEVIDA -
IMPROCEDÊNCIA MANTIDA - APELO
DESPROVIDO

Anônimo disse...

essa informação tem que ser divulgada!
é por isso que ele nao fala dele, só sabe denegrir os outros...

Anônimo disse...

Mas a Dilma precisa falar isso num debate.... quero ver ele se defender!!!!

Já estou passando aos meus contatos.

Obrigada por divulgar o que tentam esconder.

Lia

mauricio disse...

Dilma está guardando esta carta na manga pro último debate. Dilma não nos decepcionará!! É mulher vencedora! Vai colocar o baixaria em seu lugar definitivamente!!