terça-feira, 19 de outubro de 2010

Manifesto dos jornalistas em apoio a Dilma

Reproduzo a manifesto "em defesa de um modelo democrático para a comunicação no Brasil", que está coletando adesão dos jornalistas:

O Brasil vive um momento de decisão nacional em que os meios de comunicação tradicionais assumem mais uma vez o papel de partido político e se alinham a um candidato, que se declara claramente contra qualquer movimento que proponha a democratização da comunicação no país. Com o objetivo de garantir seu espaço hegemônico num mercado que se abre para novos atores, os empresários da mídia insistem em demonizar aqueles que defendem o avanço democrático nesse campo.

No cenário eleitoral, dois projetos antagonistas estão em disputa. Um deles representaa a política de desregulamentação e a manutenção da concentração e verticalizaçãodos meios de comunicação. O outro acolhe as propostas históricas da sociedade em relação à democratização da comunicação no Brasil com dois grandes marcos já estabelecidos: a criação de uma rede pública de comunicação e a realização da 1º Conferência Nacional de Comunicação – Confecom. Além de iniciar a implantação da rede universal de banda larga no país.

O processo de democratização da comunicação está em curso e não pode ser interrompido por uma minoria que enxerga a mídia apenas como um negócio. A liderança deve permanecer com aqueles que tratam a comunicação como um direito social focado no interesse público.

O governo que surgirá das urnas nesse segundo turno precisa garantir a continuidade desse processo e deve se comprometer com a evolução política institucional do setor. A participação pública nesse campo é essencial e um modelo democrático de comunicação necessário.

Considerando a história política de cada candidato e os recentes debates públicos e manifestações programáticas dos partidos envolvidos na disputa eleitoral, os jornalistas, estudantes de comunicação e demais cidadãos abaixo assinados, preocupados com o tema, proclamam seu apoio à candidata Dilma Rousseff por entender que, em seu governo, será garantido o espaço democrático para o debate sobre a comunicação.

.

6 comentários:

maureliomello disse...

Marco Aurélio Mello, jornalista

mari disse...

e o link pra assinar?

Claudiente Sergipe disse...

Finalmente, os jornalistas que já deveriam ter levantado voz, que foram humilhados pela campanha do Serra quando ele, Gilmar Dantas e os donos do PIG derrubaram o Diploma de Jornalistas para usarem a vontade os seus meios a favor da campanha do tucano sem questionamento por empregado que (como diz Mino) trata patrão de colega. Finalmente a categoria está começando a abrir os olhos. Vamos amigos, lutem. Agora manifestão sem ação não vale de nada.

Anônimo disse...

so para ilustra ,para quem assistiu o JN ontem"Serra bem melhor que Dilma no JN. Mas não é mérito dele não. Perguntinhas que serviram de escada pra fazer campanha. Ao contrário das dela. "ate este jornalistas da Globo parece que são todos vendidos ao sistema..

Guly Marchant disse...

Bom já era hora, havia postando a necessidade da classe manifestar sua posição no dia 18. O principal é, e não poderia deixar de ser, o respeito pela liberdade de informação, informação séria e clara! Mas como disse a camarada aí: manifesto sem ação não vale nada!

google disse...

O título da matéria a meu ver está incorreto,pois generaliza apoio como se fossem todos os jornalistas que apoiassem o PT. O certo seria"Parte dos jornalistas apoiam Dilma"