domingo, 3 de outubro de 2010

A direita dançou no Rio de Janeiro

Por Altamiro Borges

Pesquisa do Ibope divulgada neste sábado (2) mostra que a direita, disfarçada e escancarada, levará uma baita surra no Rio de Janeiro. Para o governo estadual, Sérgio Cabral deve se reeleger com folga já no primeiro turno. Nos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), ele aparece com 68%. O tucano verde - ou verde tucano - Fernando Gabeira aparece com apenas 23% das intenções de voto. De quebra, a direita ainda perde um deputado federal que enganava muita gente inocente.

Já para o Senado, o resultado é surpreendente. César "Vaia", o bravateiro que um dia sonhou em substituir o golpista Carlos Lacerda, despencou nas intenções de voto. O ex-prefeito só terá mesmo o seu "quase blog" para destilar o seu veneno. Na pesquisa Datafolha, ele aparece empatado tecnicamente num distante quarto lugar.

Terceiro colocado durante boa parte da campanha, Lindberg Farias (PT) consolidou a reação iniciada nas últimas semanas e desponta como o líder na disputa - com 27% dos votos válidos. O senador Marcelo Crivella (PRB) surge em segundo, com 24% dos votos. Cesar Maia (DEM) tem 17% e Jorge Picciani (PMDB), 15%. O bravateiro da direita que orquestou uma vaia para o presidente Lula vai levar uma baita vaia para casa.

Por último, na disputa para a Câmara Federal, pesquisas indicam crescimento da bancada progressista e de esquerda no Rio de Janeiro. A comunista Jandira Feghali aparece com a terceira mais votada para deputada. PT, PDT, PSB e PCdoB devem ampliar a sua presença no Congresso Nacional.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

"A partir de segunda-feira estaremos todos juntos no mesmo barco", disse hoje [2/10] Carlos Camacho, presidente do PV-SP, ao candidato José Serra.

Fonte: Folhaonline.

Valmont.

Sergio Telles disse...

E segunda todo mundo do Rio estará reunido na Av.Pres.Vargas, 502, 21° Andar, na reunião do #RioBlogProg.
Texto-convite está em http://rioblogprog.blogspot.com/2010/10/reuniao-rioblogprog-segunda-0410-18h.html contamos com divulgação e, caso possível, com sua presença!