quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Velha mídia quer guerra aberta e total

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Com o candidato da imprensa desnorteado, sem programa e sem rumo, restou a ele e ao aparato midático que o apóia o apelo ao medo.

Arnaldo Jabor agora deu para pregar a guerra. Que é isso, companheiro? Outro dia vi o Jabor no cinema. Deveria ter me dirigido a ele, e dado um cascudo no pescoço dele? O que é isso? A raiva é capaz de coisas incríveis.

“Carta Maior” recolheu alguns exemplos de ódio, a escorrer das páginas de decadentes jornais brasileiros. Confiram:

Dispositivo midiático lança ordem unida

Editorial do Estadão, 21/09: “… sem o menor pudor Lula alimenta no eleitorado de baixa renda e pouca instrução – seu público-alvo prioritário – o sentimento difuso de que quem tem dinheiro e/ou estudo está do “outro lado”, nas hostes inimigas. Mas a verdade é que o paladino dos desvalidos nutre hoje uma genuína ojeriza por uma, e apenas uma, categoria especial de elite: a intelectual, formada por pessoas que perdem tempo com leituras e que por isso se julgam no direito de avaliar criticamente o desempenho dos governantes. Por extensão, uma enorme ojeriza à imprensa….”

Arnaldo Jabor, 21/09: “… Lula não é um político – é um fenômeno religioso. De fé. Como as igrejas que caem, matam os fiéis e os que sobram continuam acreditando. Com um povo de analfabetos manipuláveis, Lula está criando uma igreja para o PT dirigir, emparedando instituições democráticas e poderes moderadores.(…)A única oposição que teremos é o da imprensa livre, que será o inimigo principal dos soviéticos ascendentes. O Brasil está evoluindo em marcha à ré! Só nos resta a praga: malditos sejais, ó mentirosos e embusteiros! Que a peste negra vos cubra de feridas, que vossas línguas mentirosas se transformem em cobras peçonhentas que se enrosquem em vossos pescoços, e vos devorem a alma. Os soviéticos que sobem já avisaram que revistas e jornais são o inimigo deles. Por isso, “si vis pacem, para bellum”, colegas jornalistas. Se quisermos a paz, preparemo-nos para a guerra…”

Caetano Veloso, 20/09: “É como se fosse assim uma população hipnotizada. As pessoas não estão pensando com liberdade e clareza…”

Merval Pereira, Globo, 21/09: ” … popularidade de Lula hoje lhe dá essa sensação de poder absoluto. Daí a desqualificar a grande imprensa e querer influenciar diretamente o eleitorado, sobretudo o das regiões mais pobres do país, através dos programas assistencialistas, e a tentativa de controle da mídia regional através de verbas de publicidade.[...] Para os que não se submetem a essa política, fica cada vez mais evidente que um eventual governo Dilma vai tentar aprovar no Congresso uma legislação especial que permita o controle dos meios de comunicação através dos mais diversos conselhos, o chamado controle social da mídia, a exemplo do que já acontece na Venezuela de Chávez e a Argentina dos Kirchner está tentando. A reação desmesurada da candidata oficial a uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo que mostrou problemas em sua gestão à frente de uma secretaria no governo do Rio Grande do Sul dá bem a medida de sua tolerância à livre circulação de notícias críticas..”

.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ao contrario do que o Jabor pensa, existe uma igreja da Globo, com noticias fabricadas para aqueles leitores de "Veja" e "Estadão" e que já tão condicionados e fervorosos fieis fazem do seu diploma um escudo contra o povão que fala daquilo e experimenta na sua carne e no seu viver diario e não estão sentados no sofá da sala para mais uma dose da droga hipnotica da Globo. Não são os pobres de novela das 08 e nem alunos das escolas da "malhação". São alunos da vida e da batalha diaria e que sabem bem o que querem e não querem mais ser ignorados e nem terem seus direitos de educação e conhecimento vendidos para os empresarios da educação, e não querem ficar presos no circulo criado pelo neoliberalimo de sem dinheiro para estudar sem trabalho bem remunerado sem trabalho bem remunerado sem dinheiro para estudar e morar com dignidade. Isso eles viram o rosto para fingir que não existe. O presdente Lula é muito mais democrata que todos eles, apenas não quer noticias fabricadas e manipuladas para favorecer o candidato escolhido por eles, simples assim.

Anônimo disse...

O Comentario do Arnaldo Jabor parece feito sob encomenta contra eles mesmos, os ditadores da midia. Só ele podem opinar,acusar sem provas, distorcer os fatos e os outros não podem ir contra o que eles dizem.
A GLOBO, A VEJA E O ESTADÃO NÃO SÃO OS DONOS DA LIVRE EXPRESSÃO.

Unknown disse...

até parece que ninguém ouviu o áudio do Serra com a Márcia Peltier... isto sim é liberdade de imprensa.

Anônimo disse...

Caetano Veloso foi apontado por Henfil como DEDO DURO, numa daquelas edições especiais da revista Play Boy Entreveistas.

Ele agora resolveu pedir votos para Marina, não por convicção (ele só tem convicção pelo próprio umbigo), mas para se ajuntar aos sabujos que querem levar Serra para o segundo turno.

ALEX disse...

OPERAÇÃO INCINERAÇÃO

Prezados Blognautas:

não vamos passar estas correntes da direita para frente.
Ao contrário, vamos destruí-las, pois são mentiras.

Mesmo que o envio seja de protesto, para mostrar a um amigo o quanto esta direita é sórdida. O quanto a mídia é partidária. Não faça. Não envie nada. Extirpe!

Vamos incinerar estas mensagens com a tecla DEL
esta é a única forma de estancarmos esta praga virtual.

Somos milhões no contra-ataque

Hoje, pela manhã, deletei 4 mensagens.
Missão cumprida

claudinete disse...

Eles podem fazer o que quiserem; falar o que quiserem, escrever e noticiar o que quiserem, mas eu não abro mão de votar na Dilma para o Brasil continuar avançando, porque sei que toda vez que tem eleições eles usam esse tipo de prática. É Dilma, e no primeiro turno.

Anônimo disse...

VCS TODOS OS BLOGUEIROS ESTÃO INCLUÍDOS NO ROL DOS ANALFABETOS????