sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um ato para a história

Reproduzo artigo de Renato Rovai, publicado em seu blog no sítio da Revista Fórum:

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo viveu um dos seus melhores dias nesta quinta-feira à noite.

Eram 18h15 quando este blogueiro chegou ao local e mais de cinquenta pessoas já se aglomeravam no auditório Wladimir Herzog, que tem capacidade para 100 pessoas sentadas.

O ato começaria às 19h, registre-se.

Entramos numa das salas da diretoria da entidade pra discutir os encaminhamentos do evento e quando saimos, umas 18h45, o auditório já está lotado.

O ato começou às 19h20. Éramos umas 300 pessoas no auditório e uma fila de mais de 100 tentando entrar.

Ao fim, os mais pessimistas falavam em 600 presentes. E os otimistas em mais de 1 mil. Este blogueiro arrisca dizer que de 700 a 800 pessoas estiveram no Sindicato dos Jornalistas nesta quinta à noite.

Havia gente no corredor, no saguão do prédio e na rua. Algo impressionante.

E gente de diversos lugares. Um número considerável de pessoas de outras cidades e até de outros estados.

Além da presença de muitos veículos da mídia independente e livre, o que surpreendeu foi a presença maciça de órgãos da mídia tradicional. Provavelmente esses veículos esperavam que algo fosse dar errado. Ou imaginavam que a gente repetiria o fiasco do ato que ajudaram a promover na tarde de ontem na Faculdade do Largo São Francisco. E que não juntou nem 100 pessoas.

De qualquer forma é importante que se registre aqui que a relação com a imprensa comercial foi absolutamente respeitosa. Nenhum jornalista teve qualquer dificuldade pra realizar o seu trabalho.

Posso assegurar, porque fiz essa mediação, que todos foram tratados de forma democrática e respeitosa.

Havia gente do Globo, do Estadão, da Folha, da Record, da Veja etc.

Da mesa do ato participaram representantes da CUT, CTB, CGTB, Nova Central Sindical, MST, Altercom, Barão de Itararé, Sindicato dos Jornalistas, PDT, PCdoB e PSB.

Pelo PSB falou a deputada federal Luiza Erundina. Ela encerrou o encontro e foi a mais aplaudida da noite.

.

6 comentários:

Antonio Silva - RJ disse...

"E gente de diversos lugares. Um número considerável de pessoas de outras cidades e até de outros estados"

Eu mesmo, saí aqui do RJ pra participar deste fantástico ato .

Parabéns Altamiro ! Parabéns Azenha ! Parabéns Rovai ! Parabéns Edu Guimarães ! Parabéns à todos que participaram deste momento histórico !


Saudações Socialista !

alex disse...

PRECHIJA FALAR?

"Não há dificuldade nenhuma em provar que a história dos militares brasileiros está muito mais comprometida com a democracia do que a história da esquerda brasileira — ou da esquerda de qualquer país do mundo"

(do ReiNaldão - o blogueiro-mor da Veja)

pinçado do http://oleododiabo.blogspot.com/

maria regina disse...

Há a possibilidade de repassar para a imprensa internacional o que vem acontecendo no Brasil em relação à cobertura do governo Lula e as eleições? Sei que há uma pequena repercussão. Penso em uma articulação maior, onde órgão da grande imprensa internacional acompenhe e divulve, sistematicamente, o que vem ocorrenco. Isso é viável? O que seria necessário para que acontecesse e o resultado seria importante a ponto de interferir nesse processo aviltante?

Tavarinho disse...

Parabéns a todos que estiveram no ato, foi empolgante ver o Sindicato dos Jornalistas cheio de companheiros e companheiras mobilizados contra o PIG.

maria regina disse...

Miro
Desculpe ter enviado o comentário anterior sobre a possibilidade de chamamento da imprensa internacional antes de ver o vídeo do Ato contra o golpe midiático.Por outro lado, fico feliz que isso já tenha sido proposto.

lesma lerda disse...

O PIG fez da palavra “jornalista” um palavrão dos mais cabeludos; exatamente como a ditadura fez com “militar” e o “empresário PC Farias” fez com “empresário”... E os advogados fizeram com... "advogado”... Pensando bem essa turma quase sempre está no mesmo ramo de negocio não é?