quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Serra, Lula e o fim do DEM

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador

Lula declarou em Santa Catarina que é preciso “extirpar o DEM” da política nacional. Não gosto dessas metáforas que apontam para a liquidação do adversário. Melhor do que “extirpar” é derrotar. Mas, vá lá, o palanque e a campanha não são o lugar nem a hora da moderação.

Impossível negar o fato de que Lula escolheu o Estado certo para lançar a campanha contra o DEM. Santa Catarina é a terra de Bornhausen – o sujeito que queria “acabar com essa raça” (ele se referia aos petistas). Parece que o PT é que vai acabar com a raça dos demos.

O curioso é que, nesse ponto, Serra e Lula estão irmanados.

Lula quer a derrota acachapante de seus adversários. Tem a oferecer ao eleitor a singela comparação: o que fizeram os demos no poder (nos tempos de FHC) e o que fizeram Lula e o PT. A comparação provoca uma surra eleitoral que beira a covardia.

Serra também ajuda. A campanha errante, sem discurso – que apela ora para a falsidade (tentou pegar carona na popularidade de Lula, fingindo que não era oposição), ora para o golpismo (quando foi aos militares pregar contra Lula e o PT) – é também uma forma de colaborar para a extinção do DEM.

Graças a Serra e Lula – irmanados na campanha – o DEM corre o risco de ver extintas as carreiras de Heráclito Fortes (PI), Marco Maciel (PE), Cesar Maia. Todos eles correm risco de não se eleger. Agripino Maia (RN), que parecia ter uma reeleição tranquila, agora já tem Vilma (do PSB) em seus calcanhares. E Kassab fala em abandonar o partido e ir para o PMDB.

Para completar, Serra brindou os eleitores com a brilhante reflexão sobre o papel dos vices. Quem me envia o texto é o Mirabeau Leal:

“José Serra deve ter perdido hoje até o voto do seu vice. Em palestra na Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, contou ter feito uma emenda para não ter vice, que considera “uma coisa que vem do passado”.

O tucano não devia se preocupar muito com isso pela irrelevância do seu vice, mas com sua “sutileza” e desprezo aos aliados atingiu diretamente seu companheiro de chapa e também ao DEM, responsável pela indicação.

“O vice hoje é para composição política. Muitas vezes soma ao contrário”, afirmou Serra, certamente querendo jogar nas costas do Da Costa a culpa pela seu inexorável despencar.

Coitado do Da Costa, nem bem pôs as asinhas de fora e já foi atingido por flecha amiga. Muy amiga.


.

4 comentários:

Remindo disse...

O índio disse tanta bobagem que esconderam o distinto. Mas deixaram a mulher do Serra tagarelar: continuou o besteirol. Com tanto inimigo na trincheira ele nem precisa do PT.

Rodney Torres disse...

A frase de Lula foi uma resposta dada em tempo certo à Jorge Borhausem(DEM-SC) que em 2005 disse que queria ver "o Brasil livre dessa raça pelos próximos 30 anos", referindo-se ao PT.
Lula em sua grandiosa inteligência, esperou 5 anos para dar o troco ao nazista catarinense.

Bruaca Catarina disse...

É que o vice dele é tão dispensável quanto ele mesmo. Por mim tem que "extirpar" o DEM mesmo, partido de interesses escusos, se fosse sério não teria mudado de nome tantas vezes. (UDN-->ARENA-->PFL-->DEM, é isso?)

Hélio de Barros disse...

Dois anos após a maior crise econômica do planeta, a qual o Presidente Lula diagnosticou como uma “marolinha” e a mídia irresponsável o tratou de maneira jocosa e o destratou chamando-o de irresponsável, vimos que foi mesmo uma “marolinha” ou nem isso.