segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O "humor" tucano do Casseta&Planeta



Reproduzo matéria de Cláudio Gonzalez, publicada no sítio Vermelho:

Mais de 500 comentários de leitores num único post, quase todos criticando o conteúdo da postagem. Não é todo blogueiro que consegue esta façanha. Mas o "humorista" Cláudio Manoel, do programa Casseta e Planeta, da Rede Globo, conseguiu. Após publicar em seu blog uma imagem ofendendo Dilma e o ex-técnico da seleção, Dunga, mais de 500 internautas escreveram ao blog criticando o baixo nível do ataque.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o uso de sátiras e piadas em referência a partidos e candidatos. Mas o próprio STF ponderou que o humor deveria respeitar limites éticos e não descambar para a propaganda política e a degradação. Parece que a turma do Casseta não entendeu esta parte. Mas o humorista, pelo menos, foi coerente ao permitir que os leitores o criticassem no espaço de comentários. Só depois que a coisa começou a ficar muito feia para ele, é que passou a moderar as mensagens e privilegiar os de simpatizantes de Serra que entraram no blog para apoiá-lo. O que talvez explique o fato da maioria dos comentários mais recentes serem a seu favor.

Em nova postagem publicada no dia seguinte sob o título "Aviso de Posicionamento Eleitoral", Cláudio Manoel tenta se defender: "… não tenho candidato! Ainda estou 100% indeciso ! Não sei se no dia 3 de outubro vou à praia ou fico em casa coçando o saco! PS: comentários com palavrões, xingamentos em geral e com ofensas ou referências a pessoas que nada têm a ver com meu blog serão 100% limados!", avisa o humorista.

Dos mais de 500 comentários publicados, selecionamos 20 que mostram o "humor" dos internautas em relação à charge sem graça e ofensiva que Cláudio Manoel publicou.

Marcio H Silva:
5 setembro, 2010 as 2:50 am

Jogamos 19 copas e perdemos 14. Nesta última que a Globo não se deu bem com as exclusivas, estão querendo detonar o cara. Antes da copa ele era o cara, ganhou tudo, mas como não deu mole para a Globo estão querendo prejudicá-lo. Uns caras criativos como os do casseta se vendendo para os PIGs. Parei de ver o programa e agora que não vejo mais.

Adriano:
4 setembro, 2010 as 4:55 pm

Que pena! Achava que seu humor fosse sadio e apartidário, porém vejo que você se alia a um pensamento ultrapassado de poder. Compreendo que a manutenção do seu emprego venha de tomar esta posição, mas a que custo no futuro seu e de seu país?! Perdeu um fã… se é que isso lhe importa…

Aline:
4 setembro, 2010 as 4:03 pm

Sabe, eu era contra a tal censura dos humoristas, mas agora vejo q é um mal necessário. Já não via esse programinha medíocre mesmo, agora é q nunca mais perco meu tempo com isso.

Anastázia:
4 setembro, 2010 as 3:27 pm

Piadinha tãããão sem graça… Mas eu estou achando muito engraçado o desespero dos opositores de Dilma.

Wilson Campos:
3 setembro, 2010 as 5:50 pm

Leitores não será possível fazer charge com Serra e com o Alckmin, pois eles são tão sem graça, tão sem sal…..Dois verdadeiros picolés de Chuchú que não dá gancho nem para uma piada decente.
A não ser que que o Casseta e Planeta caso eles tenham coragem e provem que são imparciais é claro, façam um quadro cômico com o Serra e o Alckmin saindo de casa e pagando pedágio, entrando na padaria e pagando pedágio, indo para o trabalho e pagando pedágio, como todo cidadão do Estado de São Paulo faz.
Mas para fazer isso acredito que “Eles não tem coragem”.

Almerindo:
3 setembro, 2010 as 4:48 pm

É, Cláudio Manoel (ora, pois, pois)…
Perdeste a grande oportunidade de fazer humor, ao invés de terror. Basta ver a profusão de respostas ao seu ridículo post. Não se iluda. As coisas na internet são assim mesmo, principalmente quando querem tentar avacalhar o que demorou tanto para o povo brasileiro conseguir: ser mais feliz e ter uma vida mais digna! Ou você acha que 14 milhões de empregos nestes 8 anos de governo do Presidente Lula (ele prometeu 10 milhões…) não significam nada???

Como diz o provérbio: prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. E durma com um barulho desses…

Felipe:
3 setembro, 2010 as 4:42 pm

Ih, tá fraco esse “humor-ataque”. Deste jeito a Dilma sobe mais ainda. Quer vê-la com 80%, é?

marta mendes santos:
3 setembro, 2010 as 4:30 pm

Eu já não curtia muito vcs…agora é que não quero ver nem pintados… vcs desceram abaixo de zero no meu conceito: passaram de ridículos à insignificantes… Lamentável!

Ismael Sousa:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Comentário besta, desnecessário, e não há graça nenhuma… Prefiro vc no Casseta. Humor sim! Desrespeito não!

Fernanda:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Isso era pra ser piada? Cara, liberdade de imprensa não é sinônimo de “liberdade de ofensa”. Vocês devem respeito, como qualquer cidadão, à pessoa do candidato, pois o simples fato de serem imprensa não o libera para publicar coisas como essas. Vergonhoso, patético, ridículo. Extremamente decepcionante.

elias barreiros:
3 setembro, 2010 as 3:07 pm

É nítido que militantes de ambos os principais concorrentes à presidência têm navegado pela rede para comentar todas notícias pró e contra Dilma e Serra, o que é ótimo para a democracia. Eu não milito por nenhuma candidatura, porém é descarado a campanha pró Serra na grande mídia, e por seus representantes, como o senhor. isso sim é antidemocrático, pois usa a faceta da “neutralidade” para fazer campanha eleitoral, que tenha pelo menos o mérito de assumir um lado da disputa. Medíocre.

Janio Aguiar (Ubajara/CE):
3 setembro, 2010 as 2:56 pm

Cara, esse tipo de ‘piada’ só mostra o desespero e a decadência de vcs! Mesmo Dilma sendo tudo isso que vcs falam, ainda assim vai ganhar de goleada. Presta atenção do tiro no pé que vcs deram: Quem vai ganhar de goleada é isso, e quem vai perder com 20% do votos é o que hein? O Serra tá perdendo até pra umidade do ar. Como vai querer ganhar da Dilma!?

Marcelo Rodrigues:
3 setembro, 2010 as 2:50 pm

Como não consegui rir desta porcaria nem com cosquinhas, vou pagar com um vale-risada, tá bom?

nelson do nascimento filho:
3 setembro, 2010 as 2:22 pm

Cláudio Manoel!!!
Vc fez história ao criar (não sei se foi vc quem criou, mas vc deu vida a ele) o seu Creisson! Não estrague com os pés o seu legado! Faça humor e deixe comentários de política para quem saber fazer! Na boa, rapá! Faça o que vc sabe fazer melhor, faça humor!

Hubert:
3 setembro, 2010 as 2:16 pm

É isso que vcs chamam de liberdade de imprensa? É isso que fazem com a liberdade de imprensa? Eu não acho graça nenhuma, nem se fosse com o Serra! Não espero imparcialidade nem bom senso de funcionários da Globo, mas respeito e responsabilidade seria bom de pessoas que se dizem profissionais de alguma coisa. Sabia que estavam no ramo da palhaçada, mas não desse tipo de palhaçada!

jurandir filho:
3 setembro, 2010 as 7:38 am

Voces, do casseta, acharam engraçado? Eu não achei. Eu faria melhor. Eu poderia mais.

barbara:
3 setembro, 2010 as 4:27 am

Dilma pode levar o país para o buraco? assim como Lula ‘poderia’, em 89, 1994,1998, 2002 e 2006? que lorota mais velha e carcomida. deus do céu, nem a direita rançosa consegue mais achar graça nisto.

Dilma é inexperiente? Não vou discutir a experiência dela, mas a sua, casseta, não tem te servido de nada! E a experiência do PSDB em perder para um governo popular tem servido de alguma coisa? De nada, pois não entende que o país mudou e não vai ganhar as eleições desqualificando o adversário. Por último: é a Dilma que não gosta da mídia ou a mídia que não gosta da Dilma? Um pirulito para quem acertar!

karpov:
3 setembro, 2010 as 3:51 am

Tanta movimentação, tanta mobilização em nome da retomada das piadas com candidatos para vocês publicarem montagens dignas de alunos do ensino fundamental? Francamente seu casseta, volte para o planeta.

Alexandre Henrique:
2 setembro, 2010 as 11:48 pm

Que vergonha hein Casseta? Lamentável a piadinha atendendo aos interesses do patrão. Pensava em anular o meu voto mas o comportamento reacionário da mídia esta fazendo eu mudar de idéia. Apesar dos pesares um grande abraço…

N. faria:
2 setembro, 2010 as 11:47 pm

Não é à toa que o Claudio Manoel recomenda o livro do Demetrio Magnoli, um reaça de primeira linha. Estão em plena sintonia. O Serra acusa os blogs que apoiam a Dilma, de sujos. Será que com acusações grosseiras como essas, ele classificaria esse blog como limpinho?

Em tempo: Para o pessoal do Casseta aprender a fazer humor político com inteligência e sagacidade, sugiro que leiam este texto do blog "Biscoito Fino e as Massas": As aventuras do careca ou fábulo de um país imaginário

.

3 comentários:

Marisps disse...

Grande Miro! Que honra foi conhecê-lo no encontro dos blogueiros. Quanto aos "Cassetas", faz bem uns 7 anos que não perco o meu precioso tempo com eles e com nada da Globo. Como é feliz a minha vida sem Globo! Abraços!

José Renato Moura disse...

Tchê, Altamiro, vou te contar um causo. Na época do "Cansei", eu declarei publicamente (escrevia uma coluna num jornal de Dom Pedrito/RS, e participava de um programa de rádio) que na minha tevê a Hebe não falava mais. Nem ela falava, nem a Ivete Sangalo cantava. Se elas começassem, eu desligava ou trocava no canal. Afinal, a tevê e minha, e só fala nela quem eu quiser. Minha mulher reclamou. Disse que eu devia ter consultado ela antes. Que metade da tevê era dela, que isso era autoritarismo, etc. E muitos leitores ou ouvintes me criticaram pela censura. Azar. Logo depois, por coincidência, mudamos para uma cidade onde "não pega" o SBT. Problema resolvido, graças a Deus!. Agora, vou tomar nova medida drástica: na minha tevê esses Cassetas não falam mais! Se ales abrirem a boca, eu desligo o aparelho. Eles que vão fazer piada sem graça na tevê de outro pateta.

Anônimo disse...

Sabe de uma coisa?Que problema há no cara expor sua opinião?Só porque ele é mais um brasileiro que talvez tenha acreditado na mudança e deu com os burros n´água e se opõe ao PT é escorraçado assim, deixa de ser bom humorista e é bombardeado nesse blog?Essa é uma caracteristica dos petisas fanáticos e inflexíveis que pregam democracia e direitos e caem de pau em quem manifesta opinião contrária a deles.NÃO É PRECISO MALHAR O GOVERNO DO PT POIS A SITUAÇÃO DO PAÍS JÁ FALA POR SI SÓ CARO CLAUDIO!