sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um encontro inédito de blogueiros

Reproduzo entrevista publicada no blog de José Dirceu:

Começa hoje com uma festa o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, organizado por vários blogueiros de renome nacional. A reunião, pioneira e que os promotores esperam preceda a várias outras, programa discutir a rede virtual como uma verdadeira arma de informação contra o monopólio da grande mídia. Para contar a vocês sobre o que será o evento, entrevistamos um de seus coordenadores, Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Miro, como surgiu a ideia de um encontro de blogueiros progressistas?

A ideia é antiga, nasceu quando pensamos a criação do Centro de Estudos Barão de Itararé. A ideia é simples: juntarmos os blogueiros para trocarmos nossas experiências. Foi dada pelo Luis Carlos Azenha (Vi o Mundo) com base na experiência norte-americana que já há alguns anos realiza esses encontros, com 10 mil blogueiros. Lá - e acreditamos, aqui também - esses encontros têm um papel importante na disputa contra a hegemonia da grande mídia.

A ideia foi discutida e em 14 de maio, criamos uma comissão organizadora e passamos então a organizar o encontro, com uma expectativa de reunir 200 pessoas, mas fomos surpreendidos pelo interesse dos blogueiros. Fechamos 380 inscrições. A comissão é composta por mim e por Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Luis Carlos Azenha, Rodrigo Viana, Renato Rovai, Eduardo Guimarães, Conceição Lemes, Conceição Oliveira e Diego Casaes.

Esse 1º Encontro terá representantes de todos os Estados?

Teremos 19 Estados participantes, com a presença de blogueiros de todo o Brasil, como Altino Machado do Acre, o Mello do Rio de Janeiro, o Leandro Fortes de Brasília... Por isso também, o encontro começará com uma festa. Queremos que os blogueiros se conheçam pessoalmente porque muitos só se conhecem virtualmente. Daí essa confraternização marcada para hoje, a partir das 20h, na sede regional do Sindicato dos Bancários (R.Carlos Sampaio, 305). Será o primeiro contato presencial dessa turma e contaremos com o grupo de chorinho do Luis Nassiff.

Quais os principais temas programados para discussão no debate?

Amanhã (21.08), começaremos debatendo o papel da internet e o desafio da blogosfera. Já na parte da tarde, teremos três paineis que funcionarão como se fossem palestras de grande interesse dos blogueiros. O primeiro deles será sobre as amaeaças e os problemas jurídicos na rede. Como devemos nos comportar diante dos processos, quais os direitos e deveres. No segundo painel, discutiremos sistemas de financiamento da blogosfera, como se autosustentar e o que pode ser feito no sentido de fortalecimento dos blogs. Já a terceira mesa será mais prática: vamos pensar juntos como fazer um blog, divulgá-lo através de twitter e outras redes, Web TV, enfim, municiar os blogueiros.

No domingo (22.08) de manhã, teremos as reuniões em grupo para a troca de experiências e propostas apresentadas numa grande plenária na parte da tarde. Esse é o conjunto das atividades propostas. As discussões dos dias 21 e 22 de agosto acontecerão no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (rua Genebra, 25). Nosso objetivo é, no final do evento, apresentar uma proposta.

Quais as bandeiras de luta deste primeiro encontro?

Já publicamos a Carta dos Blogueiros com nossas propostas. Elas caminham na esteira do que foi discutido durante a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, a Confecom, no sentido da democratização da mídia. No geral, o movimento é em defesa do Plano Nacional de Banda Larga para todos, pela democratização da publicidade oficial e pela neutralidade da rede. Também somos contra qualquer tipo de censura à net - como o AI-5 digital do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ou os chamados "pedágios da internet".

Defendemos a regulamentação dos Artigos 220, 221 e 223 da Constitução. Esses artigos não foram regulamentados por omissão do Congresso Nacional. Eles proíbem o monopólio, a propriedade cruzada e garantem a pluralidade da mídia. Nosso objetivo inclusive é apresentar uma proposta, sugerida pelo professor Fábio Konder Comparatto, de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) pela omissão do Congresso Nacional que não regulamentou esses artigos. Há duas propostas também, mais institucionais: estabelecer que este encontro passe a ser anual e que se crie mecanismos de assessoria jurídica para os blogueiros.

Quem não pode se inscrever poderá acompanhar o encontro online?

Sim. O encontro será ao vivo, online. Todos podem acompanhá-lo pela Rede Brasil Atual e também pelo site do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e de vários blogueiros que vão transmitir as discussões online. Aproveito também, para pedir desculpas aqui, porque calculamos errado o número de participantes. Felizmente, fomos surpreendidos e este número foi superior ao que havíamos programado. Então, a todos os que não puderam se inscrever dessa vez, peço desculpas e garanto que na próxima, todos poderão participar.

.

0 comentários: