quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tucanos querem destruir a TV Cultura

Por Altamiro Borges

Atento observador dos bastidores da mídia, o jornalista Daniel Castrou informou hoje (dia 4), no seu blog no Portal R-7, que a TV Cultura pretende demitir 1.400 funcionários e cortar vários dos seus programas. Esta notícia bombástica confirma que o tucanato quer destruir uma das melhores experiências de TV pública do país, reconhecida mundialmente por seus programas educativos e culturais de qualidade. Desta forma, os serviçais de José Serra prestam mais um serviço sujo para as redes privadas de televisão e “pagam” por seu apoio escancarado ao candidato demotucano.

Segundo a denúncia, “com o aval do ex-governador José Serra e do atual governador, Alberto Goldman, João Sayad [que assumiu a presidência da TV Cultura em junho passado] pretende reduzir ao máximo a produção de programas e cortar o número de funcionários em quase 80%, dos atuais 1.800 para 400. Ele pensa até em vender o patrimônio da TV Cultura. Já encomendou aos advogados da emissora um estudo sobre a viabilidade de a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV, se desfazer de seus estúdios e edifícios na Água Branca, em São Paulo”.

Processo mascarado de privatização

A grave denúncia, que não foi desmentida pela direção da emissora, confirma as suspeitas do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A entidade já havia criticado o clima de incerteza e de perseguição que impera na TV Cultura. Na semana passada, ela divulgou nota pública em que denunciava que o governo tucano pretende alterar a função e o papel social da Fundação Padre Anchieta, num processo mascarado de privatização. A “venda” gradual da emissora pública teve início na administração de Geraldo Alckmin e foi aprofundada na gestão de José Serra.

A indicação do economista João Sayad acelerou o processo de mutação da emissora educativa numa emissora com caráter comercial. “No momento em que o Brasil busca construir uma rede pública de comunicação de qualidade, o governo de São Paulo nomeia alguém sem qualquer vínculo com a área, cuja missão parece ser dar nova cara administrativa à Fundação. Há algum tempo, já observamos que a marca de qualidade da programação vem sendo desconstruída, especialmente no jornalismo”, afirma o presidente do sindicato, José Augusto Camargo, o Guto.

Demissões, assédio moral e censura

Guto cita casos recentes para ilustrar essa desconstrução. “O Roda Viva – que era uma referência no debate político em rede nacional – sofreu um grave ataque com a demissão mal explicada do Heródoto Barbeiro. Também não entendemos o afastamento do Gabriel Priolli (ex-diretor de jornalismo da Cultura) e o fato do jornalista Paulo Markun (ex-presidente da Fundação Padre Anchieta) não ter tido apoio do governo para continuar a gestão”, acrescenta. Barbeiro e Priolli foram afastados porque se referiram aos preços abusivos dos pedágios em São Paulo.

A “privatização mascarada” estaria ocorrendo com a transferência da gestão da emissora para as falsas Organizações Sociais (OSs), entidades não governamentais ligadas aos grupos comerciais que recebem do estado para administrar os equipamentos públicos. Além disso, a TV Cultura, a exemplo das emissoras privadas, frauda a legislação trabalhista ao contratar os famosos PJs (pessoas jurídicas), que emitem notas fiscais, não possuem vinculo empregatício e nem direitos. A destruição da TV Cultura apenas confirma os intentos privatistas do demotucano José Serra.

.

6 comentários:

IV AVatar disse...

Se Serra fosse eleito este seria o primeiro ato de impacto dele, para agradar a Globo que, como se sabe, quer o monopólio da fala e do voto a todo custo

Anônimo disse...

Se mexerem na TV Cultura, aí é q não vejo mais tv, mesmo.

Anônimo disse...

Isso é coisa do demônio.... aliados dos tucanos. Nessa hora so Deus pode ajudar....

Unknown disse...

Pá de cal
A inclusão de Augusto Nunes no quadro de entrevistadores fixos do programa Roda Viva é um escândalo internacional. Sob o silêncio medroso da categoria, o governo tucano opera uma destruição sistemática do departamento de jornalismo da TV Cultura. Logo ela será transformada numa espécie de Veja televisiva, reacionária e chapa-branca. Ou será apenas vendida, realizando um antigo sonho de José Serra.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/

Anônimo disse...

Esta noticia mostra a verdadeira concepção de Serra, seu governo e seus seguidores. São privatistas. Em todas as gestões do PSDB houve iniciativas privatistas. Quem não se lembra dos oito anos FHC, que não privatizou mais por que houve mobilização de sindicatos, estudantes, trabalhadores, aposentados, a sociedade. Eles são contra a crítica e a criatividade.

Anônimo disse...

Esse Jose Serra e seus aliados nao valem o prato que comem.eles estao tornando a tv cultura em uma pessima emissora...as redes de tvs educativas trocaram o sinal da tv cultura pelo da tv brasil pois o governo do jose serra mandou cobrar das redes estaduais em torno de 20 mil reais para as emissoras transmitirem a tv cultura.isso tem que acabar!