sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Show abre evento histórico dos blogueiros

Reproduzo matéria de André Cintra, publicada no sítio Vermelho:

Uma roda de chorinho e samba, comandada pelo jornalista Luis Nassif, dará a largada para o maior evento na história da blogosfera brasileira. Às 20 horas desta sexta-feira (20/8), começa em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas – um feito que tem tudo para fazer avançar a luta pela democratização da mídia no país.

Para o sarau de abertura, o grupo de Nassif recebe as cantoras Anaí Rosa e Carmen Queiroz, a pandeirista Roberta Valente e o multi-instrumentista Miltinho Tachinha, entre outros músicos. A apresentação ocorre na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no número 305 da Rua Carlos Sampaio, próximo à Avenida Paulista.

Já o restante da programação, no sábado (21) e domingo (22), está marcado para o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, ao lado da Câmara Municipal, no Centro paulistano. É lá que os 312 participantes inscritos acompanham a mesa de abertura, as oficinas, parte dos grupos de discussão e a plenária final.

A blogosfera hoje

A boa procura pelo encontro surpreendeu membros da Comissão Organizadora, como Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. “Há dois meses, quando o encontro começava a ganhar forma, pensávamos em reunir uns 200 blogueiros. O número de inscritos não só superou nossas expectativas como mostra que o movimento pode crescer muito”, analisa Miro.

Para Paulo Henrique Amorim, blogueiro do Conversa Afiada e também membro da Comissão Organizadora, a blogosfera já mostrou a que veio. “Antigamente, os tucanos de São Paulo davam três telefonemas e controlavam o Brasil. Eles ligavam para o Doutor Roberto (Globo), o Ruy Mesquita (O Estado de S. Paulo) e o Seu Frias (Folha de S.Paulo) e governavam a opinião pública brasileira. O que desmontou essa estratégia concentrada em três telefonemas foi a blogosfera.”

Já Luis Nassif fala em “nova etapa” para definir os desafios atuais dos blogs progressistas. “Nos últimos anos, montamos uma rede de grande impacto para impedir as maluquices da direita e o processo avassalador da mídia. Essa guerra acabou”, afirma o jornalista. “Agora é preciso enfrentar as divergências entre nós mesmos – entre os blogueiros dessa frente. É uma oportunidade para mostrar que a blogosfera comporta essa democracia.”

Representatividade

Mais do que democrático, o encontro também será altamente representativo. É fato que o estado de São Paulo vai responder por pouco mais de 60% dos blogueiros mobilizados – mas haverá representantes de outros 17 estados e do Distrito Federal. Um dos maiores objetivos dos organizadores – atrair estudantes para os debates – também foi bem-sucedido. Pelo menos 90 inscritos são universitários, sobretudo de Comunicação Social.

No encontro, esses jovens blogueiros, tuiteiros ou simples internautas poderão ter contato com as principais referências em blogs progressistas no Brasil. É o caso de Luiz Carlos Azenha (Viomundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Emir Sader (Blog do Emir) e Brizola Neto (Tijolaço) – além dos já citados Altamiro Borges, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif.

A Carta e a Adin

Para fortalecer a luta contra a ditadura dos meios de comunicação, o encontro vai aprovar, na plenária final, a Carta dos Blogueiros Progressistas. O documento – cujo texto-base foi divulgado nesta semana – propõe a união da blogosfera para formular “propostas de políticas públicas” e estabelecer “um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação está passando no Brasil e no mundo”.

Antes, no sábado, os participantes conhecerão o conteúdo de uma audaciosa Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de autoria do jurista Fábio Konder Comparato. Trata-se de uma “Adin por Omissão”, que cobra do Congresso a regulamentação dos artigos sobre Comunicação presentes na Constituição Federal.

Duas entidades da área – a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão) – prometem entrar com essa ação no Supremo Tribunal Federal, com o apoio das seis centrais sindicais do país. O próprio Comparato é quem deve explicar aos blogueiros o sentido e a urgência dessa iniciativa.

Notificação a Serra

Os participantes do encontro também devem protestar contra o candidato tucano à Presidência, José Serra, que, num golpe de baixaria, acusou o governo Lula de financiar “blogs sujos” que “patrulham” jornalistas. Segundo Paulo Henrique Amorim, a calúnia de Serra demonstra como se dá a “criminalização dos blogs” no Brasil.

“O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com muita honra, deveria mudar de nome e se chamar 1º Encontro Nacional de Blogueiros Sujos”, ironiza o titular do Conversa Afiada. Em sua opinião, cabe ao evento máximo da blogosfera brasileira “entrar com uma notificação judicial e um pedido de explicação ao candidato José Serra para saber quem é sujo e quem é limpo”.

Programação do encontro

Dia 20 de agosto, sexta-feira, às 20 horas.
Local: subsede do Sindicato dos Bancários
(Rua Carlos Sampaio, 305, próximo à Avenida Paulista).

Show de confraternização com o grupo musical do blogueiro Luis Nassif.

Dia 21 de agosto, sábado, às 9 horas:
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo
(Rua Genebra, 25, centro, próximo à Câmara Municipal).

Abertura do evento. Objetivos e dinâmica do encontro.

Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.

10 horas:

- Debate: O papel da internet e os desafios da blogosfera.

Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Débora da Silva.

15 horas:

- Painel: Ameaças à internet, neutralidade na rede e questões jurídicas.

Túlio Vianna, Paulo Rená e Marcel Leonardi. Moderador: Diego Casaes.

16 horas

- Painel: Como financiar a blogosfera.

Geórgia Pinheiro e Leandro Guedes. Moderador: Renato Rovai.

17 horas.

- Oficina: Narrativas na internet (blogs, twitter, tvweb, tecnologias de uso da web).

Luiz Carlos Azenha, Conceição Oliveira, Emerson Luis, Guto Carvalho. Moderador Eduardo Guimarães.

Dia 22 de agosto, domingo, às 9h.

Reunião em grupo para troca de experiências e debate sobre desafios da blogosfera,

Grupo 1: Altino Machado e Claudia Cardoso.

Grupo 2: Antonio Mello e Lola Aronovich.

Grupo 3: Lucio Flávio Pinto e Carlos Latuff.

Grupo 4: Leonardo Sakamoto e Daniel Pearl Bezerra.

Grupo 5: Emílio Gusmão e Cloaca News.

Grupo 6: Helio Paz e Rogério Tomaz Jr.

12 horas.

Plenária final: relato dos grupos e aprovação da Carta dos Blogueiros.

Conceição Lemes e Altamiro Borges.

.

2 comentários:

Unknown disse...

Saudações,

Creio que minha dúvida é com a Conceição, mas como se dará a transmissão online do evento?

Unknown disse...

É no mínimo emocionante estar participando dessa nova era da comunicação em nosso país ! Parabéns a todos !!!