terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quando os blogueiros se encontram

Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no blog Cidadania:

Após semanas de reuniões e tratativas, de verdadeiras “vias crucis” atrás de recursos, a Comissão Organizadora do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas finalmente chegou ao formato que considerou ideal para reunir aqueles que, de norte a sul, de leste a oeste deste país encabeçam um movimento jornalístico inovador que vem transformando a comunicação no Brasil.

Alessandra Aldé, professora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e especialista em internet e política, coordenou uma mesa sobre “Usos políticos das tecnologias digitais” durante o 7º Encontro da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política), realizado de 4 a 7 de agosto, em Recife.

A conclusão da pesquisadora foi a de que os blogs políticos, no Brasil, têm duas características principais: são usados mais para gerar repercussão fora da internet do que como um fim noticioso em si.

Apesar de o estudo ter chegado a uma conclusão mais do agrado da imprensa corporativa, de que “tais blogs não se desenvolveram como uma plataforma de comunicação mais democrática”, há que levar em conta que os blogs progressistas rompem com uma hegemonia na comunicação que excluía idéias que não fossem as de meia dúzia de famílias e seus impérios midiáticos.

Ora, o que é mais democrático, meia dúzia de famílias monopolizando o debate político em jornalões ou centenas e centenas de blogueiros, de todas as partes do país, contando uma outra versão da história?

Em seu trabalho sobre blogs políticos, a pesquisadora Aldé relata que fez um mapeamento de estudos sobre o tema e percebeu que a principal característica descrita é o “spinning” – algo como fazer a informação circular.

“Os atores políticos descobriram que o blog pode fazer a informação sair de um círculo restrito para um universo muito maior. Eles publicam nos blogs, mas querem transcender a internet, seja influenciando um político, seja, principalmente, pautando a mídia tradicional“, asseverou a pesquisadora.

O fato mais curioso é que essas pessoas que tanto têm influído na comunicação convencional, chegando a pautar a imprensa e a gerar fatos fora da internet (vide o Movimento dos Sem Mídia, nascido deste blog), fizeram tudo isso independentemente umas das outras, sem combinarem nada e sem nem ao menos se conhecerem.

O Encontro dos Blogueiros Progressistas, portanto, conferirá alguma organização ao caos benigno gerado por eles na comunicação corporativa, hegemônica, excludente, censora e, em boa medida, antidemocrática que reinou sem contestação até alguns anos atrás.

Desta maneira, a partir de sexta-feira estarei no Encontro como qualquer outro blogueiro, buscando aprender com outras experiências e oferecendo as minhas para que outros aprendam com elas.

Procurei dar todas as contribuições que me foram determinadas pelos outros membros da Comissão Organizadora. Fui buscar recursos financeiros para viabilizar trazermos a São Paulo blogueiros de outras cidades e Estados, participei de todas as reuniões para as quais fui convocado e redigi a versão inicial do documento final do evento.

Daqui em diante, torno-me apenas mais um entre tantos outros blogueiros que comparecerão ao Sindicato dos Engenheiros a partir do próximo sábado, pois, nesse evento, todos serão expectadores e protagonistas, simultaneamente.

.

2 comentários:

celsolungaretti disse...

Prezado Altamiro,

por favor, veja o que é possível fazer neste caso. Como estou exausto, vou repetir aqui o texto que acabo de enviar ao contato do Encontro (depois delete, OK?). Um abração!

COMPANHEIROS,

MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (FINANCEIROS, FAMILIARES E DE SAÚDE) IMPEDEM MINHA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO, MAS AGRADECERIA MUITO SE ME CONCEDESSEM UM BREVE ESPAÇO PARA COMUNICAR UMA NOVA SITUAÇÃO QUE TEM TUDO A VER COM OS OBJETIVOS DO EVENTO.

BORIS CASOY ESTÁ ME ACIONANDO NA JUSTIÇA CRIMINAL POR ARTIGO PUBLICADO UNICAMENTE NA INTERNET, NO QUAL AS AFIRMAÇÕES QUE FIZ SE BASEARAM EM DUAS FONTES QUE NÃO AS NEGAM E NUMA MATÉRIA PUBLICADA POR REVISTA DE CIRCULAÇÃO NACIONAL.

HOJE (3ª, 17), NA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO, OFERECI O QUE UM JORNALISTA PODE E DEVE SEMPRE OFERECER: DIREITO DE RESPOSTA.

ELE EXIGE, ENTRETANTO, RETRATAÇÃO -- QUE JAMAIS OBTERÁ.

CREIO SER DESNECESSÁRIO DESTACAR QUÃO NEGATIVA PARA A BLOGOSFERA SERIA UMA CONDENAÇÃO DESSAS, ABRINDO PRECEDENTE PARA ENXURRADAS DE PROCESSOS QUE ESTREITARIAM CONSIDERAVELMENTE A LIBERDADE VIRTUAL.

APOIADO PELO DEPTO. JURÍDICO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, IREI A QUANTAS INSTÂNCIAS FOREM NECESSÁRIAS PARA EVITAR MAIS ESSE RETROCESSO.

QUERO PEDIR AOS COMPANHEIROS, DE VIVA VOZ, QUE ME APOIEM NESSA LUTA.

ATENCIOSAMENTE,

CELSO LUNGARETTI
lungaretti@uol.com.br
(11) 9601-2416

Rodrigo Silva disse...

Ola Miro, tudo bem? Antes de mais nada, parabens pelos textos... como é bom ler noticias e artigos fora do PIG...

Em relacao a lista de sítios amigos, 2 comentarios:

- O link para o Observatorio da Imprensa esta desatualizado. O correto é http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

- O excelente blog Tijolaço, de Brizola Neto, está ausente.
http://www.tijolaco.com/

Recomendo fortemente a adicao, nesta que é talvez a mais completa lista de blogs progressistas que ja encontrei

Abraços!