segunda-feira, 23 de agosto de 2010

300 podem virar mil blogueiros

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

Foi um encontro vitorioso esse ocorrido no fim-de-semana em São Paulo. Reunimos, em dois dias de intensos debates, mais de 300 blogueiros progressistas de todo o país; havia gente de 19 Estados!

Vitorioso, em primeiro lugar, porque aconteceu. Conseguimos dar o primeiro passo. Conseguimos fazer a reunião, na raça. E saiu tudo direito: alimentação, hospedagem, estrutura para os debates. Em apenas 3 meses, botamos o Encontro de pé, contando “apenas” com a boa vontade geral e com o apoio material de 25 quotistas - em sua maioria, sites e sindicatos ou organizações de trabalhadores.

Esse, aliás, é um aspecto simbólico que pode ter passado quase despercebido durante o fim-de-semana: mostramos a força dessa parceria entre movimentos sociais, sindicatos e blogueiros independentes. Como deixou claro a Debora Silva , do “Movimento Mães de Maio”, logo na mesa de abertura no sábado: a internet tem mais força se estabelecer essa parceria com as ruas, com a turma que se organiza em associações e sindicatos. A força da blogosfera progressista é a força dos movimentos sociais. Uma não existe sem os outros. A internet não substitui o combate nas ruas, na realidade concreta.

O Encontro foi também divertido. E isso é ótimo! É preciso haver algum prazer nessas atividades. Aquelas velhas assembléias da esquerda nos anos 70 e 80, em que todo mundo parecia sempre sofrer e arrastar sua cruz para provar uma militância destemida, não cabem mais no século XXI. Militância pode -e deve - ser feita com leveza e (sempre que possível) com bom-humor.

E essa foi uma reunião também emocionante! Muito legal encontrar as pessoas no auditório, ou nos grupos de debate, olhar pro crachá e dizer: “ah, você é o Roberto”; ah, você é a Marlúcia”; ou ”você é o Miguel do Rosário”. São apenas exemplos. São pessoas que eu leio sempre – como blogueiros ou comentaristas nos blogs (no meu e nos outros)- e que eu só conhecia no mundo virtual. Encontrar esse povo todo pessoalmente foi uma experiência riquíssima.

Aliás, esse pra mim foi um dos pontos fortes do Encontro: aproximar os blogueiros de todo país, para fortalecer essa rede virtual e horizontal que já se criou no Brasil.

Um dos momentos mais engraçados foi ver o editor-em-chefe do Cloaca News, todo tímido, recebendo o merecido reconhecimento dos presentes pela combatividade e criatividade. Ele ganhou o troféu Barão de Itararé – como blogueiro de 2010. Só faltou a gente descobrir agora quem é o Stanley Burburinho! Essa tarefa fica pra 2011.

Outro ponto importante foram os debates de política da Comunicação: a defesa firme do Plano Nacional de Banda Larga, a briga pela “neutralidade” da rede (não aceitar que sites grandes tenham condições técnicas de navegação melhores do que os pequenos) e o apoio à ADIN (Ação Direta de Constitucionalidade) que o professor Fabio Komparato vai mover no STF, exigindo a regulamentação dos artigos da Constituição que falam sobre Comunicação.

Tudo isso, e muito mais, está na Carta Final do Encontro – que sofreu várias emendas e deve ter sua redação divulgada nas próximas horas.

Por último, mas isso talvez seja o mais importante, conversou-se muito sobre as questões técnicas: como fazer um blog de qualidade, como usar vídeo, como aproveitar ferramentas como o twitter. Ficou claro que, nas próximas edições do encontro, a gente deve gastar mais tempo com essas questões práticas, e menos com o debate “político”. Não que a Política seja desimportane (e vocês saõ testemunhas de como eu gasto posts e mais posts falando de Política aqui); mas é que o povo está com sede de aprender, de fazer, de criar!

Acertamos, na Assembléia Final de domingo, que nos meses de março e abril de 2011 vamos priorizar os encontros estaduais (com foco nessas oficinas bem práticas, e também no debate sobre a realidade da comunicação em cada região), preparatórios para o Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que deve ocorrer em Maio de 2011.

A idéia é fazer a segunda edição numa cidade mais central do país (Brasília? Salvador? Rio?), pra facilitar o deslocamento da turma que vem do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste.

A Comissão Organizadora do Primeiro Encontro deve se reunir nas próximas semanas, pra fazer uma grande avaliação, e pra implementar algumas das sugestões que surgiram no debate - entre elas a de criar uma grande lista de blogs (que poderia ficar sob administração do Centro Barão de Itararé – será que é viável?).

Sãs muitas idéias, muita coisa pra fazer! Uma delas, que me parece fundamental, é organizar um Encontro de Blogueiros sul-americanos. Surgiu a proposta de realizá-lo em Foz do Iguaçu, ano que vem, para aproveitar a efervescência política em todo o Continente.

Será que temos perna pra tanta coisa? Acho que sim. Em 3 meses, fizemos o primeiro Encontro – com 300 blogueiros. No segundo, com um pouquinho mais de trabalho, podemos chegar fácil a Mil blogueiros.

.

4 comentários:

Pablo Berned disse...

Com certeza somos mil ou mais ainda... Infelizmente nem eu nem meus amigos blogueiros fomos, na maioria por razões econômicas... Mas com certeza acompanhamos a preparação do encontro, e os que não assitiram ao vivo puderam assistir os videos disponibilizados no youtube!

Trezentos estiveram presentes, mas juntos somos, quem sabe, o suficiente para derrotar a máfia da comunicação!

Júnior Miranda disse...

Parabéns a tod@s os blogueir@s e aos organizadores do evento. Espero participar do 2º encontro no próximo ano. Abraços

Rogério Mattos disse...

Altamiro, sou leitor de todos os blogs "progressistas" e fã entusiasta dos mesmos. Gosto quando os jornalistas "das antigas" falam da perda do humor, da sátira, da metáfora nas reportagens. Sérgio Porto e o Barão realmente poderiam, na minha opinião, ser considerados os precursores, os "gênios da raça", quando falamos em jornalismo. O curioso é que à falta das metáforas sucedeu a parcialidade na apuração dos fatos, como se a parte imaginativa, a veia poética, os ressaltasse e não como pensam hoje em dia deturpasse os acontecimentos reais.

Sou estudante de História aqui no Rio de Janeiro, da UERJ. Pensando nisso tudo e lendo os blogs de todos vocês resolvi criar uma reportagem à imagem dos antigos jornalistas. É sobre o candidato a governador aqui no Rio, Gabeira. Vi uma entrevista muito louca (como eu acho que são quase todas as que ele dá - o considero uma figura difícil de ser igualada, talvez só o Clodovil a ele se equipare) de um cinegrafista amador enquanto ele estava hoje na favela de Manguinhos e tive uma idéia algo insólita. O título da reportagem é "Em sua última aparição em favelas, candidato Caveira incorpora Santa Luzia". Essa santa foi a que perdeu os olhos defendendo o cristianismo. Um santo cego, nada melhor para caracterizar o candidato, pensei.

Estou com ela aqui, queria publicá-la mas não sei como. Peço-lhe uma dica, se algum blog pode receber minha notícia (o seu ou de alguém que tenha esse espaço). Caso lhe interesse, mando o texto (está em formato doc, não é vírus - acho até que meu word está salvando em rtf).

Um abraço e saudações pelo excelente trabalho realizado na net.

Rogério Mattos

Rogério Mattos disse...

Altamiro, só não sei se o e-mail aparece para vocês. Como no seu blog tem omderação, aí vai o meu: rogerio_mattos@hotmail.com
PS: a “reportagem” que fiz é baseada na entrevista, tem a fonte, etc – quase como se fosse o trabalho do historiador. E tem, lógico, avaliação política do acontecimento. Não é pura bravata. É teatro (tragicômico) misturado com a realidade. E que realidade!
Outro abraço e desde já obrigado pela paciência em ler minhas mensagens.