terça-feira, 6 de julho de 2010

FAT e seguro-desemprego: Serra mente!

Uma das marcas da campanha presidencial de José Serra deverá ser a da dissimulação – para ser mais direto, da mentira. O candidato não tem como defender abertamente o programa neoliberal de desmonte do estado, da nação e do trabalho. Além de esconder seu programa, Serra está sem discurso. O chavão udenista da “ética” sucumbiu com a prisão do “vice-careca” Arruda no DF e com as denúncias de corrupção contra Yeda Crusius. Neste cenário, só resta mesmo a mentira.

Essa tática já está em pleno uso. No programa de rádio e TV do PSDB, o embusteiro apareceu na maior caradura afirmando ser o criador do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do seguro-desemprego. No sítio oficial da campanha, a mentira está estampada no título: “Emenda de Serra criou o FAT e tirou o seguro-desemprego do papel”. Em seu discurso na convenção do PTB, em 12 de junho, ele voltou a se jactar destes feitos. “Tenho orgulho de ter iniciado esse processo”.

“Expediente para alavancar a candidatura”

Uma mentira repetida várias vezes pode virar “verdade”, já ensinava Goebbels, o marqueteiro de Hitler. Como adverte o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP), em entrevista ao blog Viomundo, “nem o FAT nem o seguro-desemprego são criações do Serra... Ele não pode usar a mentira como expediente para se promover e alavancar sua candidatura, pois ele vai perder mais credibilidade. Ainda mais hoje em dia que, graças à internet, tudo é descoberto rapidamente”.

Uma rápida pesquisa nos anais do Congresso Nacional confirma o embuste do demotucano. O autor do projeto de lei que criou o FAT foi o ex-deputado federal Jorge Uequed (PMDB-RS). O PL de número 991 foi apresentado em 11 de outubro de 1988. Já o projeto de José Serra sobre o tema foi apresentado sete meses depois, em 5 de maio de 1989, e recebeu o número 2250. Na sessão de 13 de dezembro de 1989, ele foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados devido à aprovação do projeto de Jorge Uequed.

Sarney desmente o tucano

Já no que se refere ao seguro-desemprego, José Serra volta a mentir. Na campanha presidencial de 2002, ele já havia difundido esta falsa versão. Na ocasião, numa entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o senador José Sarney desmentiu o candidato de chofre. “Não sei de onde ele tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele era secretário de Econômica e Planejamento do governador Franco Montoro”.

Como apurou o blog Viomundo, Sarney disse a mais pura verdade – e Serra, novamente, mentiu. “O seguro-desemprego foi criado em 1986, quando Sarney ocupava a presidência da República. Fo instituído junto com o Plano Cruzado pelo decreto-lei 2.284, de 10 de março de 1986. Passou a ser concedido aos trabalhadores após a sua regulamentação, que ocorreu 40 dias depois, pelo decreto 92.608, de 30 de abril do mesmo ano”.

.

4 comentários:

josé lopes disse...

Aos trabalhadores.

Aos incautos ou indecisos que ainda pensam em votar no Serra, mesmo depois de todas as nossas informações, que durante o mandato tucano de FHC, do qual José Serra foi parte importante tentou-se negociar uma reforma trabalhista ampla com mudança na Constituição, principalmente do artigo 7, que define os direitos dos trabalhadores. A idéia era deixar explícito no texto constitucional que esses direitos poderiam ser objetos de negociação, ou seja, poderiam ser negociados livremente entre patrões e empregados e que esse "negociado" poderia se sobrepor ao legislado. Sendo assim, aquelas categorias com menor poder de pressão sairiam perdendo ficando sujeitas ao que os empresários quisessem oferecer durante as negociações. Nesse sentido, teríamos várias categorias de milhares de trabalhadores em situações diversas de desigualdade salarial com interferência nas questões de saúde, garantia de emprego e outras conquistas advindas da luta dos trabalhadores no passado. Os trabalhadores acabariam perdendo direitos duramente conquistados como férias de 30 dias, pagamentos de horas extras, adicional noturno, repouso semanal, remunerado, adicional de insalubridade e periculosidade, licença maternidade, paternidade e outros tantos direitos que conquistamos com a Constituição de 88. Conforme trecho do livro “Quem foi quem na Constituinte”, José Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas, contra garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego, contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias, contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo, e se negou a votar em relação ao direito de greve, sobre o abono de férias de 1/3 do salário, contra o aviso prévio proporcional, contra a estabilidade do dirigente sindical, contra os 30 dias de aviso prévio e contra a garantia do salário mínimo real.
Por fim, José Serra significa o avanço sim, mas, daquele governo do passado do desemprego, do atraso e da flexibilização das leis trabalhistas para prejuízo dos trabalhadores. Muito cuidado!

Anônimo disse...

Depois ele fala que a mentirosa é a Dilma, né Zé fujãon, nada como um dia atraz do outro p/ conhecer o verdadeiro mentiroso!

HUDSON disse...

VOCES PETRALHAS NAO CANSA DE INVENTAR MENTIRAS, PARA DEFAMAR A CAMPANHA DO SERRA!! DEIXA O POVO DESCIDIR!! PAREM DE MENTIR!! PRA QUE TANTO DESESPERO?

FAT e seguro-desemprego: Freire desmente centrais com anais da Câmara.

Do site PPS

O presidenciável José Serra foi, sim, o autor dos projetos que criaram o seguro-desemprego e viabilizaram-no financeiramente, com a instituição do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), disse o presidente do PPS, Roberto Freire. Ele se baseou nos anais da Câmara dos Deputados e citou, inclusive, trechos em que o relator da matéria, o então deputado Osmar Leitão, do Rio de Janeiro, para fazer a afirmação. (Confira os projetos e a íntegra do relatório)

Leitão elogia a proposta de Serra, afirmando que ela é “socialmente mais abrangente” do que as similares que tramitavam na Casa, “na medida em que contempla importante grupos de trabalhadores, atendendo desta forma aos princípios de justiça e proteção social, que devem nortear este tipo de programa”.

Anais da Câmara
Segundo os anais da Câmara, o relatório de Leitão, que trata do FAT e do seguro-desemprego, afirma que “o projeto do deputado José Serra (PL 2250, de 1989) tem como objetivo primordial vincular o indivíduo ao mercado formal, com a idéia de garantir o benefício do seguro-desemprego aos trabalhadores com alguma experiência”. Nesse contexto, prossegue Leitão, “o projeto de José Serra é socialmente mais abrangente que o principal, na medida em que contempla importante grupos de trabalhadores, atendendo desta forma aos princípios de justiça e proteção social, que devem nortear este tipo de programa”.

O projeto principal, número 991 de 1988, apenas criava o seguro-desemprego, sem especificar de onde viriam os recursos para que ele se tornasse realidade. Foi o texto de Serra que viabilizou a fonte de financiamento desse instituto, ao criar o FAT, em seu artigo 10. As ideias de Serra foram totalmente aproveitadas no relatório aprovado.

Acusações desonestas
Roberto Freire repudiou as acusações feitas por centrais sindicais, em um manifesto enviado aos veículos de comunicação, contra o presidenciável José Serra (PSDB), afirmando que não são dele nenhuma das duas iniciativas.

http://blogs.abril.com.br/williambaiano/2010/07/fat-seguro-desemprego-freire-desmente-centrais-com-anais-camara.html

Anônimo disse...

Primeiramente, o verbo é difamar, e não defamar. E Descidir não existe! Está vendo o que falta de investimento na educação gera? Mas tudo bem, todos que apoiam o Serra também não gostam disso, mas em sua maioria essas pessoas ainda tem dinheiro para investir em cursos particulares de qualidade, o que não parece ser seu caso né?

Segundo meu caro Hudson é que você deve ter pego estas informações em blogs e orkuts da vida, pois no site da câmara mesmo aponta o que é demonstrado neste artigo:
13/12/1989 PLENÁRIO (PLEN)
PREJUDICADO PELA APROVAÇÃO DO PL. 991/88. DCN1 14 12 89 PAG 15694 COL 01.


Mas para uma pessoa que não conhece o verbo difamar realmente é pedir demais acessar o site da câmara para entender o que realmente ocorreu...
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=201454 (esse é o projeto do Zé Pedágio que não foi aprovado por já existir outro)

Esse é o verdadeiro que foi aprovado e que REALMENTE criou o seguro desemprego:

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=185613

Infelizmente os blogs e redes sociais divulgam muita besteira, por favor pesquise mais antes de escrever tamanha baboseira...