quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sindicalistas criticam cobertura da mídia

Reproduzo artigo de João Peres, publicado na Rede Brasil Atual:

Dirigentes sindicais participantes da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora apontam o monopólio da mídia como arma do pré-candidato José Serra (PSDB), para tentar impedir a vitória da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

João Felício, secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), lamenta que a gestão Lula, com mais de 80% de aprovação popular, seja tão desprezada pela mídia. Ele considera que isso é fruto da concentração da comunicação na mão de poucas famílias (Civita – Abril, Mesquita – Estado, Frias – Folha, Marinho – Organizações Globo), um quadro que precisa ser revertido para dar voz a toda a sociedade.

“Se você analisar bem o papel que a mídia tem cumprido nos últimos anos, é um papel que não contribui para a consolidação da democracia. Temos apenas uma classe que se expressa através dos grandes veículos de comunicação. Nós, que somos a classe trabalhadora, não temos o direito de expressão”, lamenta.

José Lopez Feijóo, vice-presidente da CUT, concorda que discutir a democratização da comunicação é discutir o próprio sistema político do país. Ele defende, além da ampliação do número de veículos, que a sociedade passe a ter direito a voz dentro dos meios. “Estamos assistindo a uma mídia de pensamento único engajada num linguajar e num projeto da elite brasileira onde não há espaço para que as organizações da sociedade civil se expressem. Isso é antidemocrático”, argumenta.

Em conversa recente com a Rede Brasil Atual, o sociólogo Emir Sader ressaltou que os veículos de maior penetração na sociedade estão todos alinhados aos tucanos. “Parecem intermediários viciados no diálogo entre o presidente mais popular que o Brasil já teve e a massa, a cidadania”, pontuou ao falar sobre o fracasso da política de comunicação do atual governo.

.

5 comentários:

patrick disse...

Meu caro Miro, o seu texto toca no que, para mim, é o ponto central em qualquer discussão sobre a condição mínima para a existência de uma democracia - mesmo se tratando de uma democracia mediada,enviezada como a democracia representativa. Os meios de comunicação de massa existentes no Brasil se escondem sobre a falsa capa da imparcialidade, que apenas engana os mais ingênuos ou aqueles que não são dados ao pensamento crítico. São empresas poderosíssimas, sempre prontas a defenderem seus interesses comerciais e políticos. É inadimissível que essas empresas não sejam cobradas, no caso das televisões, por seu posicionamento público ao distorcer fatos e deliberadamente apoiar um determinado candidato sem deixar muito claro porque o fazem. Não seria o caso de se discutir seriamente condições mínimas para a renovação das concessões? Claro que sim, mas o vespeiro é grande demais e apenas uma gigantesca e efetiva mobilização social poderia fazer frente às implicações de tal ato.
Mino, não conhecia o seu blog, achei-o excelente. Colaboro com um blog que também combate o PIG, a mídia gorda e os blogs de esgoto. Chama-se O Anti Pig Endereço: www.oantipig.blogspot.com Faça-nos uma visita, deixe-nos um comentário, nos ajude na divulgação do nosso espaço. Ah! Já tomamos a liberdade de colocar o seu blog como um dos parceiros do Anti Pig. Saudações de luta,companheiro. Patrick

Marcelo Delfino disse...

Noves fora o grupo Record-IURD, do bispo Edir Macedo.

Marina dos Anjos disse...

Concordo plenamente, há muito venho discutindo com pessoas do meu circulo de amizades o quanto a mídia tem sido absolutamente imparcial. Só que pelo jeito estas críticas perderam o efeito. Serra e seu grupo serão vergonhosamente derrotados, com ou sem mídia.
Bye bye Serra, bye bye PIG.

Claudio Kirsten disse...

Miro, bom dia.
Quando do ataque desumano e desproporcional de Israel à Frota da Liberdade, me veio à lembrança o caso do Voo 114, da Libyan Arab Airlines, que foi abatido por Israel, matando 108 pessoas, das 113 que estavam a bordo. Fiquei durante 3 dias procurando, em vão até que encontrei alguns poucos sites que registram o ocorrido. É o típico caso de esquecimento que interessa e, infelizmente, é o que pode acontecer com o presente caso. Publiquei no meu blog e se vc quizer, posso te passar o texto. Vale a pena conferir.
Um abraço.
Claudio Kirsten
http://asfacesdanoticia.blogspot.com/

Luiz do Mosaico disse...

Miro, o fascismo no Brasil, estampado inclusive na mídia, não tem limites.

A recente denúncia contra um padre itabirano, conterrâneo de Drummond, acusado de prática de pedofilia contra uma criança de 11 anos, portadora de distúrbios psíquicos, é mais uma prova disso. O fato é uma criação de grupos políticos locais, reacionários, e quer atingir a igreja católica, que tem lá muitos membros que ostentam uma posição política progressista.

O mesmo grupo tem atacado também violentamente a vida pessoal deste escrivinhador, que é editor do jornal Mosaico e do blogue luizdomosaico. Principalmente depois de entrevista que publicamos com Protógenes Queiroz, onde ele afirma que houve desvio de verba do PAC na cidade. A Operação João-de-barro passeou por lá também.

Todo o achincalhe que já fizeram, e fazem, contra Lula, Dilma e Protógenes, é reproduzido nas cidades brasileiras contra quem luta por um Brasil mais justo e pela democratização da Comunicação. O caso do padre pode ser visto no blogue http://luizdomosaico.blogspot.com

PS. Como conversamos, você será presença obrigatória no evento da Pós-Conferência Nacional de Comunicação em Itabira