terça-feira, 15 de junho de 2010

Amorim lança Barão de Itararé em Minas

Reproduzo artigo de Pedro Leão, publicado no sítio Vermelho:

Contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas. É esse o desafio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé lançado em maio na cidade de São Paulo. A entidade tem como o patrono o sarcástico e pitoresco jornalista Apparicio Torelli um dos precursores da mídia alternativa no Brasil.

Barão de Itararé, como era conhecido, ficou na história pela sua capacidade única de fazer criticas ácidas, irônicas e ao mesmo tempo com forte carga de humor. Além do jornalismo, Apparicio teve uma destacada participação política na cidade do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador pelo Partido Comunista do Brasil com expressiva votação.

Para lançar a entidade em Minas Gerais será realizado o debate “O PIG está a UTI”, com um dos mais influentes jornalistas do Brasil. Paulo Henrique Amorim participa da linha de frente da construção da mídia alternativa. Através de seu blog, Amorim disserta sobre a política brasileira com a capacidade crítica e o espírito bonachão que faz lembrar o falecido Barão.

Criador da alcunha “PIG” (Partido da Imprensa Golpista) o jornalista denuncia diariamente o esforço sistemático da grande mídia para desestabilizar o governo de Lula e reavivar o projeto neoliberal. Para Amorim, o PIG está na UTI. A saúde do Partido Golpista anda abalada pelo sucesso do governo de Lula e pela dificuldade do candidato da coligação PSDB-DEM-PIG em emplacar nas eleições de 2010.

O debate ainda contará com a presença do presidente nacional da entidade, Altamiro Borges, referência da luta pela democratização da mídia. Miro vem a Minas para inaugurar o Centro Barão de Itararé no estado. Para o diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, o lançamento da entidade no estado mais que oportuno é fundamental. “Em Minas vivemos tempos de pouca liberdade e controle político dos meios de comunicação. A criação do Centro de Estudos Barão de Itararé será recebido pelos mineiros como um importante instrumento para construção de alternativas midiáticas”.

.

5 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Não esqueçam de Santa Catarina aqui no Sul do Brasil, gostaria de ver o Barão por aqui tambem.

Anônimo disse...

Importante ler esse texto do Nassif sobrea crise política do PT no Maranhão:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-crise-do-pt-do-maranhao
Creio ser da maior gravidade o que lá ocorre e um desfecho trágico seria por todas as razões lamentável.
Que todas as forças progressistas pressionem à Direção do PT a uma urgentíssima e correta solução para essa crise que foi provocada por inépcia e erro político flagrante.
Maria Lucia

Anônimo disse...

Miro, que tal convidar o Aécinho para participar desse evento, afinal ele é um democrata, é neto do Tancredo.
O que dizem dele não é verdade (pede demissão de jornalistas que o criticam, maldade da oposição).
Fernando

Anônimo disse...

A imprensa alternativa chega com muito atraso, pois vivemos os anos noventa e dois mil sem o contraponto. A grande imprensa fez e desfez ao seu gosto e interesse, tanto que o PSDB/DEM governou por 8 anos e em São Paulo dominou total. Nos anos 60-70, a imprensa alternativa fez a diferença,estava realmente faltando novas falas.É preciso reforçar estas iniciativas e buscar encontrar a grande massa que não tem acesso à internet, que hoje é um grande veiculo de comunicação.Parabéns pela disposição e coragem.
Fátima Carozzi

Anônimo disse...

PARABÉNS MALUCOS PETISTAS MAIS UM BLOG IMUNDO DE ESQUERDA VAI PARA O SACO ADEUS VIOMUNDO KKK