quinta-feira, 20 de maio de 2010

A crítica bem-humorada do Barão de Itararé




Reproduzo artigo de Renata Mielli, publicado no seu blog “Janela sobre a palavra”:

Foi com a casa cheia de gente ávida por refletir sobre os meios de comunicação do Brasil, mas sem perder o bom humor e a leveza, que nasceu na última sexta-feira o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

A atividade contou com a presença dos jornalistas Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Leandro Fortes (Carta Capital) e Maria Inês Nassif (Valor Econômico) e Altamiro Borges (Barão de Itararé) que discutiram a cobertura da sucessão presidencial, debate que faz parte do Seminário Mídia e Eleições, promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé.

A nova entidade se soma a outras organizações que lutam pela democratização das comunicações e vai atuar para pressionar pela implementação das resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, para ajudar a constituir uma militância social pelo direito à comunicação, para atuar junto aos mais variados segmentos no sentido de oferecer formação e desenvolver estudos das múltiplas iniciativas de comunicação alternativa.

O primeiro desafio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, delineado pela reunião de seu Conselho Consultivo, será o de incluir na pauta eleitoral o tema da comunicação, realizando debates com candidatos, apresentando uma plataforma de propostas a serem incluídas nos programas de candidatos ao Parlamento e ao Executivo.

Como disse o Barão de Itararé “Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades”. Então vamos ter que arregaçar as mangas e sair em campo para irradiar essa discussão por todo o país. Para isso, queremos ampliar cada vez mais a rede dos amigos do Barão de Itararé. Em breve, uma página na internet do Centro de Estudos estará no ar www.baraodeitarare.org.br - Fique de olho e fique amigo do Barão.

.

2 comentários:

antonio barbosa filho disse...

Miro e amigos: assisti a todo o debate no You Tube, e lamentei muito não ter estado presente (estou na Europa e só volto em julho ao Brasil). O novo Centro, inspirado pelo Barão de Itararé, será instrumento importante nesta batalha dos brasileiros contra a ditadura do PIG.
Tão logo eu volte, vou inscrever-me como "amigo do Barão", e colaborar como puder. Na próxima semana publico matérias a respeito no semanário Matéria-Prima e no Diário de Taubaté. É pouco, mas outros milhares fazendo o mesmo em suas regiões, a gente chega lá.
Parabéns a todos do Conselho, à platéia e aos aliados.

joboro disse...

Venho aqui para registrar o meu apoio a essa importante manifestação de cidadania.