sexta-feira, 9 de abril de 2010

TV Globo manda no futebol e no Kassab

Como já era esperado, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) vetou ao projeto de lei 564/06, que restringia o horário do término dos jogos de futebol nos estádios da capital paulista até as 23h15. Numa nota lacônica, o demo alegou que “a limitação não parece razoável”. O projeto, de autoria dos vereadores Antonio Goulart (PMDB) e Agnaldo Timóteo (PR), foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo em 10 de março. Mas, novamente, o prefeito cedeu à TV Globo.

Com mais esta decisão antipopular, o demo revela todo o seu servilismo diante da Rede Globo e prejudica os amantes do futebol, impondo horários inviáveis aos paulistanos que gostam de ir aos estádios. Já a poderosa emissora, que se coloca acima dos anseios da sociedade na defesa de seus lucrativos negócios, demonstra todo o seu desrespeito aos torcedores e ao futebol brasileiro – que é encarado como mais uma mercadoria e não como um entretenimento popular.

“Televisão não pode regulamentar a vida”

Durante os intensos e tensos debates na Câmara de Vereadores, a prepotente a TV Globo sequer enviou seus representantes para discutir o tema. Apostou suas fichas no medo dos parlamentares e, como último recurso, no veto do prefeito. Mas, pressionados por vários setores da sociedade, os vereadores surpreenderam a emissora ao aprovar o projeto. Além da crítica dos torcedores, os vereadores sentiram a pressão de outros setores descontentes com o horário de transmissão das partidas. A Rádio Jovem Pan, por exemplo, fez campanha explícita pela aprovação do projeto.

Em editorial veiculado diariamente, ela atacou a TV Globo pela “forma primária e leviana como se pretendeu manipular a opinião pública e a consciência dos nossos vereadores e deputados”. Ainda segundo o editorial, “a grade de uma televisão não pode regulamentar a vida, a ponto de prejudicar a paz, o sono e a segurança dos cidadãos, o descanso de todos, de quem vai ao estádio e de quem assiste TV em casa. Essa não é uma briga do bem contra o mal. É um movimento que coloca o apelo popular, as pessoas pedindo o fim dos jogos às 10 da noite, o bom senso, enfim”.

Rebelião das outras emissoras

A pressão, porém, não foi suficiente. A Rede Globo contou com a fidelidade do prefeito Kassab, que deve favores à emissora por sua projeção política. Na prática, ela continuará mandando no futebol brasileiro, impondo horários absurdos para os jogos. Ela detém o direito de transmissão do campeonato nacional e de vários torneios estaduais, o que já provoca distorções, obrigando os torcedores de determinados estados a assistirem partidas de outras localidades. Este monopólio também prejudica outras emissoras de televisão, que se submetem à grade da TV Globo.

Antonio Carlos Teixeira, em artigo no Observatório da Imprensa, chega a fazer um apelo para que as outras redes de televisão se rebelem. “Essa postura, que revela a crueldade do monopólio da transmissão esportiva, tem passado dos limites. Por isso, a necessidade das demais emissoras se unirem para tentar quebrar o monopólio do TV Globo. O torcedor não tem mais opção aos domingos e às quartas-feiras. Engole-se aquilo que lhe enfia goela abaixo. No seco. Sem choro”.

.

8 comentários:

Andre Lucato disse...

Miro, no editorial de hoje a Jovem Pan fala claramente que os vereadores, que agora apreciarão o veto e, prometem, derrubá-lo-ão, estão sofrendo "extrema pressão" para não derrubarem esse veto.
Se não se ficar atento, esse veto não cai...

Unknown disse...

Rede Globo complica o calendário da Libertadores do São Paulo.

"O grande espetáculo é para a TV e ela quer fazer no domingo, pois já tem esse horário programado."

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/ultimas-noticias/2010/04/08/sao-paulo-perde-batalha-na-fpf-e-decide-vaga-contra-o-santos-no-domingo.jhtm

INFORROCK disse...

Altamiro, pensava que comunista não gostava de futebol, rsrsrsr, brincadeira cara ;)
--------------
Veja só as partes envolvidas:

GILBERTO KASSAB - DEM
ANTONIO GOULART - PMDB
AGNALDO TIMÓTEO - PR
REDE GLOBO - P.Q.P.
MARCO POLO DEL NERO - FPF
RICARDO "MARINHO" TEIXEIRA - CBF
-------------
Façam buscas no Goocle ou na memória, e veram que são todos iguaizinhos, semelhantes no pensar e no agir.

Uma pena!
Pois o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, para quem não sabe, vem sendo ameaçado referentemente à COPA 2014 no Morumbi, porquê?
---------------
1 - QUEREM UM ESTÁDIO NOVO PARA ROUBAREM 1.000.000.000ões
2 - COMO CANDIDATO À VICE DO C13, JUVENAL JUVÊNCIO JUNTO COM O KOFF "AMEAÇAM" REVER COTAS DE TV.
---------------
Não curto muito o PVC, mas segue:
http://www.youtube.com/watch?v=sf38fUsAm50

Abraço comedor de criançinha

Marcelo Delfino disse...

Parabéns, Miro. Estou reproduzindo seu texto, com créditos.

Eu também tenho profundas divergências com a mídia. Não pelos mesmos motivos que o nobre militante do PC do B, mas são divergências profundas, também.

Se o prefeito Kassab quer continuar sendo um DEMo, demo seja.

opedeuta disse...

Sr. Altamiro.
Há alguns anos atrás, esta mesma emissora , promoveu em horário nobre,
uma série de denúncias do Sr Ricardo Teixeira , depois o caso caiu no esquecimento da própria emissora.
Como é prática usual deste complexo mafioso usar de táticas de desmoralizar a pessoa , quando não atendida em algo que tem interesse,pode ter sido este o motivo , daquele finado caso.
Você poderia esclarecer-me em algo do assunto?
Abraços

Planeta Laranja disse...

Se não bastasse a Rede Globo ignorar e desrespeitar quem não curte futebol.

Noite de quarta é um péssimo horário para jogos. É véspera de dia de trabalho. Na minha vizinhança costuma haver muita gritaria em época de jogo. No dia seguinte se acorda bem acabado, por não ter dormido direito por causa da barulheira.

Proponho a mudança dos jogos para as noites de sexta. Pelo menos vai dar para acordar mais tarde no dia seguinte.

Haroldo M. Cunha - São Gonçalo/RJ disse...

Ela, a toda poderosa, alega que falta transporte público no após jogo, tem toda razão. Mas quando o governo, quaisquer um, quer disciplinar os donos dos transportes, ela não noticia que o sr. judiciário dá ganho de causa em todas as áreas, civeis e trabalhistas, para derrotar tais medidas. Os poderosos se entendem!

INFORROCK disse...

Pô cade meu comentário?