quinta-feira, 1 de abril de 2010

O “bota fora” de Serra e da TV Globo







Milhares de servidores públicos tomaram a Avenida Paulista na tarde de ontem (31) para fazer o “bota-fora” do tucano José Serra, que anunciou, numa festança no Palácio dos Bandeirantes, sua saída do governo paulista para se candidatar à presidência da República. Os professores deram mais um show de participação e combatividade. Em greve desde 8 de março, eles reivindicam 30% de reajuste salarial, mas esbarram na truculência do tucano, que se recusa a negociar e aciona a polícia para reprimir os grevistas e infiltrar provocadores nas suas assembléias e passeatas.

O ditador José Serra não foi um único alvo dos protestos. Os manifestantes também criticaram, num gesto democrático e consciente, a cobertura manipulada da mídia “privada”, que sataniza os grevistas, jogando a sociedade contra os professores. A Folha Online até registrou o protesto, mas também de maneira distorcida. “Servidores hostilizam jornalistas em manifestação contra Serra”, foi o título da matéria. “Policiais militares tiveram de intervir e a equipe da TV Globo foi levada para uma base da PM na região”, descreveu a reportagem em tom terrorista.

“Fora Rede Globo, o povo não é bobo”

A não ser que o repórter Márcio Neves também se considere dono da Folha, a tal “hostilização” não foi contra a categoria dos jornalistas, mas sim contra os monopólios midiáticos, que tratam as greves sempre como “baderna”, “distúrbio” e “congestionamento de trânsito”. No caso da TV Globo, a revolta dos grevistas é plenamente compreensível. O Jornal Nacional veiculou matéria, na semana passada, culpando os professores pelo violento conflito nos arredores do Palácio dos Bandeirantes. Ela deu destaque a uma pedra arremessada, mas nada falou sobre a truculência da polícia ou sobre a infiltração do serviço secreto (PM-2) nos protestos dos docentes.

O coro de milhares de manifestantes na passeata da Avenida Paulista – “fora Rede Globo, o povo não é bobo” – relembra a bordão que ficou famoso na campanha das Diretas-Já. Naquela época, a emissora simplesmente se recusou a cobrir os protestos no país em defesa das eleições diretas para presidente. O protesto de São Paulo, que mobilizou 350 mil pessoas, foi exibido como uma homenagem ao aniversário da cidade – numa das cenas mais deprimentes da televisão brasileira. Os docentes em greve demonstram elevada consciência ao condenar as manipulações da mídia.

.

5 comentários:

Unknown disse...

Sem falar na policia infiltrada que ninguém noticiou ou então noticiou como se fosse a coisa mais normal do mundo, o cara estar "de passagem, passeando por uma assembléia".
Eu me pergunto: Quem jogou a pedra?Se tinha um tinha mais...Isso a midia "deixa passar".

Maria Amélia Martins Branco disse...

Antes tarde do que nunca, o povo acordou contra o PIG a Rede Bobo, espero que este mesmo povo derrote o Zé Pedágio Alagão nas urnas.
Dilma, meu voto é teu.

Eduardo Prado disse...

Pois, é, Miro,

eu estava, lá e vi o furgão da rede Glob o ser expulso da Praça da República pelos professores. Cercados por todos os lados, os jornalistas da emissora que estavam no carro devem ter passado por um mal bocado. Pudera, ninguém, nem o mais ingênuo dos profesores presentes confiaria no trabalho que os reporteres da globo estariam dispostos a fazer sobre a Assembléia que teria lugar daqui a poucos minutos.

educador que não se cala disse...

Salve Miro,
Serra tentou calar os professores novamente, Impediu que o caminhão de som da Apeoesp chegasse ao MASP (que saiu à mídia e na justiça pelo impedimento de manifestações no 'seu' vão livre), colocou a polícia impedindo o direito de ir e vir, o direito a expressão e o direito de livre opinião, e mesmo sem carro de som,juntos fizemos mais barulho, uma só voz contra o PSDB e o PIG. Muitas são as tentativas de nos amordaçar, mas a luta continua. PS: Ótima sua exposição na rádio luta de hoje, obrigado pelo apoio.

Marcelino disse...

Olá
Temos que urgentemente fazer campanha para o presidente LULA ser governador de SP, porque como nas ultimas pesquisas mostram não podemos agüentar mais um mandato dos tucanos, e nosso presidente é o único que pode ganhar destes caras, SP merece o melhor, merece um governador que converse com os professores, não que mande a policia bater
De Marcelino Boraschi