sábado, 10 de abril de 2010

A mídia e o prêmio "O Corvo do Ano"

Reproduzo artigo do professor Emir Sader, publicado no sítio Carta Maior:

Carlos Lacerda foi o fundador do PIG. Ex-comunista – como convém a um extremista de direita – publicou um livro denunciando o Partido Comunista. Passou a ser o principal líder golpista, renomado por ser dos que literalmente batia nas portas dos quartéis (chamados de “vivandeiras de quartel”), insuflando o golpe nos seus inflamados golpes e discursos no Congresso.

Pró norteamericano militante, anti-nacionalista, anti-getulista, frontalmente contra o movimento sindical e todos os movimentos populares, adepto militante da SIP (Sociedade Interamericana de Prensa, vetusto lugar de coordenação da imprensa mais reacionária, pró-EUA e golpista do continente, até hoje) – Lacerda tinha todo o perfil do reacionário de carteirinha.

Entre outras sandices antidemocráticas, disse: “Getúlio não dever ser candidato à presidência, se for, deve ser derrotado; se ganhar, não deve tomar posse, se tomar posse, deve ser derrubado por um golpe”. Chamava JK de “ladrão” e outras coisas mais dessa ordem, típicas de uma revista semanal, herdeira atual do Lacerda.

Foi chamado de “corvo”, pelo cheiro de carniça de tudo o que tinha a ver com ele – golpe, ditadura, massacre de mendigos no Rio, imprensa de direita, denuncismo dos “subversivos”. Acreditava que o golpe – que ele tanto pregou – tinha sido feito para tirar seus maiores adversários nas eleições programadas para 1965, JK e Brizola, deixando o campo livre para que fosse eleito ou praticamente nomeado pelos militares.

Enganou-se e terminou a vida penosamente: quando seus ideais se realizavam, com um governo em que seu companheiro de partido, a UDN, Juracy Magalhaes, primeiro ministro de Relações Exteriores da ditadura afirmava “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil” (sic), um governo que escancarou a entrada de capitais externos, prendeu, torturou, fuzilou, desapareceu os que considerava “subversivos”, o corvo não tinha lugar. Morreu sem pena nem glória, como um “corvo”.

Hoje vários jornais e jornalistas se candidatam a ser os corvos dos tempos atuais. Vamos fazer a lista dos candidatos e no fim do ano decidiremos quem merece o prêmio, numa batalha que, desde já, sabemos que será muito dura, tantos e tão medíocres são os candidatos.

Arrisco um primeiro candidato: Otávio Frias Filho, pela “ditabranda”, pelas acusações falsas, pelo silêncio sobre o que não lhe agrada.

Indiquem vocês os outros candidatos, controlemos seus desempenhos – frenéticos em ano de campanha eleitoral – e no fim do ano decidiremos quem merece o prêmio “O corvo do ano” 2010.

.

4 comentários:

Valdirio Guerra disse...

QUEM VOCÊ ESCOLHERIA PARA SER SEU AMIGO PARTICULAR?

a) FHC “(Farol de Alexandria) “O destruidor do Brasil e a favor do trafico da maconha”.
b) JOSÉ PEDÁGIO DO ALAGÃO, “O destruidor do Estado de São Paulo e o maior inimigo dos nordestinos”.
c) JEREISSATI, “O Coronel fracassado e dono de um jatinho que só ele pode ter”.
d) ALCKMIN, (Picolé de chuchu), “O Campeão em licitações fraudulentas”.
e) ARRUDA, “O Chefe do mensalão do DEM e único Governador preso na historia do Brasil”.
F) KATIA ABREU, “Aquela que se candidatar à vice do Serra, ele morre do coração, depois de cortar os pulsos”.
g) SERGIO GUERRA “O Babaca ou Ofélia II, só abre a boca para falar besteira”. Também conhecido por: jagunço da política.
h) ÁLVARO DIAS “O maior criador de factoides do mundo”
i) ARTHUR VIRGÍLIO, “O Fracassado, não consegue ganhar nem como Síndico no seu estado AM”.
j) EDUARDO AZEREDO “O pai e precursor dos mensalões no Brasil e esta sendo indiciado por isso”.
k) GILBERTO TAXAB, “O prefeito Incompetente que esta sendo cassado”.
l) “YEDA CRUSIUS, ‘A do escândalo do Detram RS, com desvio de verbas para construção da casa própria”.
m) CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB), ex-governador da Paraíba que consegui a proeza de SER CASSADO DUAS VEZES no mesmo mandato.
n) DANIEL DANTAS, o banqueiro condenado a dez anos por passar bola, montou uma
complexa operação na Itália para se livrar, aqui no Brasil, dos processos da Kroll. Chefe de um bando internacional de espiões.
o) BETO RICHA (PSDB), é o novo prefeito da capital paranaense, vem a público uma nova versão do esquema. Dessa vez, na reeleição do prefeito.
p) LEONEL PAVAN, Governador de SC, (TUCANO). Sua história está mais para prontuário de polícia do que para biografia. Investigado pela PF foi denunciado pelo Ministério Público e responde a processo por tráfico de influência e advocacia administrativa,
q) QUERCIA de inimigo do Serra a amigo escudeiro - Quem não lembra do caso Banestado?
r) GILMAR MENDES “ O Purgante, solta tudo” Da uma tremenda dor de barriga só no ouvir ele falar.
s) ALBERTO GOLDMAN (PSDB) “corrupção na Idelt, criado por ele para lesar cofre público”.
t) BONNER e seu jornalismo marrom sonham apresentar o JORNAL NACIONAL em inglês, com legendas em português para os nativos.

PERIGO! VOCÊ NÃO QUER ESSA TURMA DE VOLTA, QUER?

u) Ou você prefere escolher melhor as suas amizades?

Essa turma mente, distorce, exploram a dor do povo, forjam dossiês, toda a sorte de canalhices possíveis porque são apenas isso, canalhas.
PSDB (Partido Superado do Brasil)

Anônimo disse...

Essa eleicao vai ser durissima. Por isso estamos em campanha para as pessoas transferirem seus titulos. A abstencao no Brasil é de cerca de 23 milhóes de eleitores.
Uma eleicao disputada pode ser decidida por 0,5 milhao de votos, como foi o caso da disputa entre o Lula e o brizola em 89.
Muitos deixam de votar porque mudaram de cidade e nao transferiram o titulo. Queremos informar que e rapido e facil transferir o titulo. http://lotusegipcio.blogspot.com/2010/04/abstencao-e-os-resultados-das-eleicoes.html

Anônimo disse...

Essa eleicao vai ser durissima. Por isso estamos em campanha para as pessoas transferirem seus titulos. A abstencao no Brasil é de cerca de 23 milhóes de eleitores.
Uma eleicao disputada pode ser decidida por 0,5 milhao de votos, como foi o caso da disputa entre o Lula e o brizola em 89.
Muitos deixam de votar porque mudaram de cidade e nao transferiram o titulo. Queremos informar que e rapido e facil transferir o titulo. http://lotusegipcio.blogspot.com/2010/04/abstencao-e-os-resultados-das-eleicoes.html

Alexandre Figueiredo disse...

Alguns possíveis "corvos":

- André Petry (Veja)
- Eurípedes Alcântara (Veja)
- Gilberto Dimenstein (Folha)
- Carlos Alberto Sardenberg (CBN)
- Mário Kertèsz (Rádio Metrópole - BA)
- Bóris Casoy (Bandeirantes / Band News)
- Arnaldo Jabor (Globo / CBN)
- Miriam Leitão (Globo / CBN)
- José Wille (CBN Curitiba)
- Diogo Mainardi (Veja, possível favorito)
- Alexandre Garcia (Globo)

Também concordo com a inclusão de Otávio Frias Filho na lista.